Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Pesar Comida Quente Ou Fria?

Eduardo.K.S

Posts Recomendados

Primeiramente bom dia!

Andei procurando sobre minha duvida no google e aqui no forum, mas nao achei nada especifico...

A minha duvida e a seguinte: Quando vamos pesar a comida, devemos pesa-la quente ou fria?

Porque desta duvida?

- Pois quando vou almocar eu sempre peso todos os componentes que eu como, arroz, frango, legumes etc...

E normalmente meu arroz fica na geladeira em um pote, e eu so coloco a quantidade que vou comer e jogo no microondas.

Eu sempre peso 100gr dele gelado, dai eu coloco no microondas e logo apos que eu tiro eu coloco na balanca denovo pra terminar de pesar o resto e o arroz sempre ta uns 11gr a menos, e o interessante e que se eu deixar ele la parado e esperar esfriar um pouco, o peso vai diminuindo ate 15gr~17gr a menos.

A mesma coisa acontece com o frango, os legumes e etc...

O porque desta preocupacao?

Pois eu tento seguir uma alimentação balanceada e essa diferença tanto no arroz quanto no frango faz diferença nas calorias do final do dia.

Sei que o motivo dessa diferença é agua que evapora do alimento, mas a pergunta é: eu devo adicionar no meu historico o peso da comida gelada ou o peso da comida após aquecela?

Por exemplo o frango que da uma boa diferença(uns 40% de diferença), eu devo adicionar o peso dele cru ou o peso depois de grelhar? E o arroz, gelado ou quente?

Se puderem me ajudar nessa dúvida eu agradeço. ;)

Editado por Eduardo.K.S
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

De acordo com a tabela TACO da Unicamp, o peito de frango tem 31,5 g de proteína a cada 100g.

isso nos sugere que 11g não tenha uma diferença maior do que 3,15g pra mais ou pra menos, visto que o micro-ondas pode evaporar um pouco de ÁGUA (de proteína não)

tem também a influência do tanto de água que vc colocou no frango.. Se vc colocou mta água, ele vai ficar mto pesado, logo, menos gramas de proteínas a cada 100g da peça

O que realmente importa?

Esses erros sempre existiram, e ninguém nunca deixou de ter resultado por 3,15g de proteína a menos ou a mais. Mas, no caso de vc estar 100% complexado, ansioso e desesperado, sugiro que vc aumente um pouco a quantidade d eproteína na sua dieta (tipo 2,2g/kg) e comece a pesar apenas os alimentos quentes (pelo amor de Deus, não fica pesando tudo toda hora não, isso é paranoia)

Abraços e precisando, tamo ai

Link para o comentário

#TsuG

No caso de sujar louça, é só colocar a quantidade que você quiser comer e apertar o botão de tara, ele vai zerar a balança, ai você coloca o outro alimento pra pesar.

Mas ai sempre sobram "residuos" no prato/vasilha que esta sendo usado, que por menor que seja, corresponde a algum grama. Como sempre faço comida para apenas 1, no maximo 2 refeições, não tenho problema em pesar o alimento cru, pois sei que a quantidade que eu pesei e exatamente a que estou ingerindo, visto que eu como ou a porção inteira ou a metade da porção. Então para mim é muito mais fácil e pratico pesar tudo cru mesmo.

O amigo ali disse uma coisa que concordo 100%:

pelo amor de Deus, não fica pesando tudo toda hora não, isso é paranoia

Editado por TsuG
Link para o comentário

alguns alimentos devem obrigatoriamente ser calculados apos cozimento exemplo:

Massas e arroz:

1g massa cru = 1.56g massa cozida

isso depende de como vc cozinha, nunca fica igual

tem uns q gostam secos e outros papas e por ai vai

Link para o comentário

alguns alimentos devem obrigatoriamente ser calculados apos cozimento exemplo:

Massas e arroz:

1g massa cru = 1.56g massa cozida

Mas da na mesma, porem eu acho que esse valor de 1,56 esta errado. 100g de arroz cru viram muito mais que apenas 156g de arroz cozido, mas o valor nutricional permaneceria o mesmo, por exemplo

100g de arroz cru = 80g de carboidrato / 6g de proteina

334g de arroz cozido = 80,16g de carboidrato / 6,68g de proteina.

O valor deu um pouco diferente porque eu não arredondei o valor do arroz cozido, na verdade as 100g virariam algo em torno de 333,9x gramas de arroz cozido segundo a tabela nutricional que eu usei.

O alimento só ganha agua e por isso ganha peso, mas o valor nutricional dele continua o mesmo.

Editado por TsuG
Link para o comentário

Mas da na mesma, porem eu acho que esse valor de 1,56 esta errado. 100g de arroz cru viram muito mais que apenas 156g de arroz cozido, mas o valor nutricional permaneceria o mesmo, por exemplo

100g de arroz cru = 80g de carboidrato / 6g de proteina

334g de arroz cozido = 80,16g de carboidrato / 6,68g de proteina.

O valor deu um pouco diferente porque eu não arredondei o valor do arroz cozido, na verdade as 100g virariam algo em torno de 333,9x gramas de arroz cozido segundo a tabela nutricional que eu usei.

O alimento só ganha agua e por isso ganha peso, mas o valor nutricional dele continua o mesmo.

Já usei o arroz integral Ráris para fazer esse experimento (meu favorito)

Uma xícara cheia de arroz cru deu algo em torno de 170g, o arroz, depois de cozido, deu 515g... Logo, eu estabeleci uma razão.. Quando eu usar o myfitnesspal para preencher meus macros, eu contabilizo o valor cozido dividido por 3 e acho o valor do arroz cru, conforme a embalagem...

Uma vez que 515/170 dá aproximadamente 3gramas

Link para o comentário

eu EU prefiro pesar todos os alimentos crus e basear minha dieta nos valores deles crus.

Não gosto de pesa-los depois que ja estão prontos, ate porque suja muita louça ficar pesando item por item em vasilhas separadas.

Eu tenho pesado meus alimentos já cozidos, assados etc. Coloco o prato na balança e vou pesando, faço o mesmo com a marmita, assim sujo apenas o prato.

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...