Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Boa tarde, hoje recebi meus exames e em um deles o resultado estava extremamente elevado. O resultado da creatinoquinase total foi de 7812 U/L sendo que o normal seria entre 38 a 174 U/L. Mostrei o exame para a médica e ela disse que eu tenho que diminuir pela metade os exercicios que eu faço na academia e parar de tomar suplemento ( whey protein). Eu realmente não gostaria de ter que fazer isso. Tem alguma outra coisa que da pra fazer para diminuir isso? Obrigado

Publicidade

Postado (editado)

A elevação do CK no exercício físico
Os níveis séricos de CK num indivíduo normal tem origem, principalmente, do tecido muscular esquelético, sendo constituído na sua grande totalidade pela fração MM (1,2,3).

O exercício físico prolongado eleva os níveis de CK. Essa elevação é variável entre os indivíduos e depende do sexo, da raça e do tipo de treinamento físico. O nível de elevação também depende da duração e da intensidade do exercício, além do condicionamento físico, sendo que a duração da atividade física é um importante fator a ser considerado(4,5,6,7,8).

Quando a intensidade da atividade física está dentro da capacidade metabólica do tecido muscular, existe pequena alteração na permeabilidade da membrana celular. No entanto, quando esta intensidade excede a capacidade metabólica, ocorre alteração significativa na permeabilidade da membrana celular e a enzima CK é liberada do meio intracelular para a circulação com consequente elevação no sangue(4,5,6,7,8).

Diversos fatores são determinantes na elevação do nível da enzima CK durante e após exercício físico. Os maiores níveis de CK pós-exercício são vistos nos exercícios físicos prolongados tais como em maratonistas e em atletas que competem provas de “triathlon”, podendo atingir níveis tão altos quanto 50 vezes os valores referenciais. O treinamento diário pode resultar numa elevação persistente do CK, sendo que elevações mais significativas são observadas em indivíduos que não estão condicionados fisicamente, em relação àqueles que praticam exercícios regularmente. De fato, se atletas e indivíduos sedentários realizam o mesmo exercício físico, os níveis de CK nos atletas é menor do que em indivíduos sedentários(4,6,7).

A liberação do CK e a sua remoção do plasma dependem do nível de treinamento, tipo, intensidade e duração do exercício. Níveis duas vezes acima do nível basal podem ser observados 8 horas após a prática de um exercício vigoroso. Elevação de CK após exercício excêntrico está associada a lesão muscular, com elevação acentuada entre o 2º. e 7º. dia após o exercício. Em geral, elevações maiores são detectadas mais precocemente e por mais tempo. Os valores de CK geralmente iniciam a aumentar em poucas horas após o exercício, atingindo um pico entre 1 a 4 dias e começam a diminuir entre 3 a 8 dias(4,6,7).

A maior parte da CK liberada após exercício físico pertence à fração MM. Entretanto, a CK-MB pode estar elevada após exercício prolongado e extenuante, como na maratona, chegando a 8 a 18% da concentração total, sem nenhuma evidência de isquemia cardíaca. A fonte de CK-MB parece ser as fibras musculares em regeneração, que semelhante aos mioblastos fetais, expressam maior quantidade de CK-MB do que as células musculares maduras(4,6,7).

A causa exata do aumento da CK após o exercício é desconhecida. As hipóteses incluem hipóxia tecidual, depleção de glicogênio muscular, peroxidação lipídica e acúmulo de radicais livres(4).

Níveis de CK e função renal
Exercícios intensos podem induzir lesão grave da musculatura esquelética caracterizando um quadro de rabdomiólise. O dano pode resultar na elevação da CK, desidrogenase láctica (DHL) e da mioglobina. A rabdomiólise severa e grave, pode induzir uma lesão renal, em razão da precipitação da mioglobina a nível de túbulos renais(8). No entanto, alguns estudos não observaram sinais de comprometimento renal em pacientes submetidos a exercícios físicos intensos.

Um estudo do Departamento de Ciência do Exercício da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, demonstrou ausência de comprometimento renal ao medir a atividade da CK total e a concentração de mioglobina em 203 voluntários submetidos a esforços musculares intensos. Observou-se elevação acentuada após quatro dias depois da atividade física em todos os voluntários, sendo que 111 apresentaram atividade da CK total acima de 2.000 U/L e 51 apresentaram valor acima de 10.000 U/L (8).

Rossi et al, relataram um caso de rabdomiólise desencadeada por esforço físico (musculação) intenso, extenuante e prolongado em condições ambientais desfavoráveis, o qual evoluiu com nível elevado de CK, porém não cursou com sinais de insuficiência renal aguda. No momento da internação o nível de CK era de 55.960 U/L (valor de referência 26-190 U/L), atingindo nível de 70.780 U/L no terceiro dia de internação, retornando ao valor basal no 16º dia. O paciente não evoluiu para insuficiência renal aguda e, sequer houve alterações substanciais na creatinina sérica(7).

Artigo completo: http://www.fleury.com.br/medicos/medicina-e-saude/artigos/Pages/como-interpretar-as-elevacoes-de-creatinoquinase-associadas-a-pratica-de-exercicio-fisico.aspx

Editado por vhsarmento
Postado

1,88 de altura

85kg

2h de treino de seg a sexta

tomo whey protein e bcaa

Eu era bem sedentário, ai comecei a fazer academia. Faço a +ou- 3 meses, me sinto otimo. Não sei se essa mudança repentina possa ter afetado em algo. E sim estou com 7812 U/L. Ah e no dia anterior aos exames eu fui na academia, não sei se isso interfere.


Eu não pego mt pesado, fço só o treino dado pelo instrutor. Dessas 2h 1h20min eu treino e 40min de aeróbico. Nunca tive nenhum problema, no começo um pouco de dor muscular, mas agora não sinto dor, não fico cansado o dia td. E é bem isso que está me deixando puto, nunca me senti melhor e to com esse nivel absurdo de creatinoquinase. Eu realmente não gostaria de cortar a suplementação ou diminuir o treino. Não tem algum remedio ou algum alimento, qualquer coisa q faça com q eu diminua o nivel?

Postado

1,88 de altura

85kg

2h de treino de seg a sexta

tomo whey protein e bcaa

Eu era bem sedentário, ai comecei a fazer academia. Faço a +ou- 3 meses, me sinto otimo. Não sei se essa mudança repentina possa ter afetado em algo. E sim estou com 7812 U/L. Ah e no dia anterior aos exames eu fui na academia, não sei se isso interfere.

2 horas de treino? Se for possível poste seu treino, deve estar muito volumoso sem necessidade e isso deve estar contribuindo para esses níveis de CK tão altos. Creio que o pouco tempo de treino também contribuiu para esses níveis. Seria bom dar uma olhada na sua dieta também, ter uma noção da quantidade de macronutrientes e tentar te orientar para que você não tenha prejuízos. Você descansa bem? Dorme quantas horas por dia?

Postado

Durmo muito bem. E me alimento bem também. Tomo muita agua, como frutas, evito doces/massas. A unica coisa q eu como em excesso é carne. O treino eu n vou conseguir te falar direito, basicamente são 3 tipos de treino,8 exercicios em cada 3x15. Tento comer de 3 em 3 horas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...