Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Physical Culture - A Era De Antes Dos Suplementos E Das Drogas

Visitante Víkingr

Posts Recomendados

Não acredito que tenha nada demais quanto a genética, ou taxa hormonal dos homens na era pré esteróides. Por vários motivos:

Se a sociedade atual é obesa e sedentária, a escolha foi nossa. Hoje temos fartura de alimentos, não só os industrializados, mas os naturais e menos processados são muito mais abundantes, baratos e diversificados.

Podemos melhorar nossa saúde e ter boa taxa hormonal, para isso basta comer alimentos naturais.

Temos muito mais noção hoje do que é saudável, e podemos pesquisar de maneira rápida em qualquer lugar, um luxo que os antigos não tinham. A maioria não podia nem escolher o que comer e nem quanto.

Havia mais epidemias, eram mais frequentes e mortais. Até a questão sanitária era grande foco de pestilências devido a redes deficitárias e da falta de atenção devida.

Uma série de produtos químicos eram inseridos aos industrializados contaminando os alimentos, o solo, os rios, o ar, causando incêndios e não havia nem legislação sobre isso. O trabalho nas cidades era mal remunerado sem nenhum direito trabalhista e em condições precárias.

Primeira revolução industrial: 1760 - 1840

Segunda revolução industrial: 1850 - 1945

Ou seja tiveram muito contato com poluentes e metais pesados, antes de se tornar algo remotamente seguro.

A algumas páginas atrás postei isso e vale a pena recordar:

Após a Primeira Guerra Mundial, Inglaterra, lar adotivo de Sandow, descobriu-se que a guerra teria terminado muito mais cedo, se tivessem mais homens em condição de lutar. Estima-se que mais de 1 milhão de homens foram rejeitados devido a simplesmente ser terrivelmente inadequados, e você realmente tinha que ser impróprio para não participar da guerra naquele momento. Estes homens foram rotulados de "The Lost Army of the Rejected". As lições de Cultura Física e sua relevância na sociedade é algo que Sandow tinha sublinhado anos antes, mas não foi tomada a devida importância. Como o primeiro-ministro Lloyd George afirma em um discurso sobre o futuro do Império Britânico, em Manchester:

David_Lloyd_George-115x150.jpg

"Nós temos duras e complicadas estatísticas quanto à saúde das pessoas entre as idades de dezoito e quarenta e dois. Agora que é a idade de fitness, a idade de força. Temos três notas, Al, B2, e C3, e tudo que eu posso dizer é isso, os resultados destes exames são surpreendentes, e eu não me importo de usar a palavra terrível. Eu mal ousaria dizer-lhe os resultados do mesmo. "- David Lloyd George, primeiro-ministro da Inglaterra, 1863 - 1945

The-Lost-Army-377x337.jpg

Tipos físicos do "Exército dos Perdidos e Rejeitados" como mencionado pelo Sr. Lloyd George.

Este era o físico de centenas de milhares de pessoas nas idades entre 18 e 42 anos na Inglaterra, nação mais rica e poderosa do mundo na época. Parece que saíram de um campo de concentração.

Para mim somos é muito acomodados, se trabalhamos muito, se somos sedentários, e se por isso temos níveis hormonais desregulados ainda assim podemos fazer escolhas. Melhorar a qualidade de vida, talvez ganhar menos, cabe a cada um decidir. Mas não podemos reclamar, a vida desses sujeitos era muito mais dura, a maioria não tinha escolha e muitos mesmo assim triunfaram, ao ponto inclusive de ser lembrados até hoje. Não acredito que tinham facilidades, muito pelo contrário tinham muito mais problemas que nós. O caso é que não se vitimizavam, talvez não tivessem tempo para isso poderia ser um fim mais prematuro. Eram fortes mais por persistência, por braveza, que por alguma mágica destreza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 09/03/2016 at 11:33, Norton disse:

Não precisa contar calorias, medir o alimento nem nada disso. Nenhum desses caras fizeram isso, nem ninguém em toda a história humana, problemas com peso e alimentação começaram depois da revolução industrial e o impacto de uma alimentação ruim cheia de carboidratos e calorias vazias. O  controle da gordura corporal era feito pelo feeling, e muitos nem precisavam controlar a quantia dos alimentos a quantidade de aeróbicos que faziam em conjunto com a musculação já dava conta do recado. Sendo que manter bf talvez nem passasse pela cabeça deles, mesmo assim tinham ótimo shape e a maioria nem visava o shape, este era funcional, segundo o esporte do atleta.

Vários naturais que eu sigo que fazem calistenia ou powerlifter n contam calorias, exemplo do monstro littlebeastm que acredito ser um natural realmente.

Link para o comentário

Fala pessoal....

Há tempos leio o fórum (meses eu diria), me inscrevi há bem menos e, menos ainda, sou de falar (primeiro post diga-se....). Resolvi postar porque este tópico me parecer "povoado" por gente séria, e que acima de tudo gosta do que faz... Digamos que compactua com uma filosofia minha: mesmo em meu hobby, tento faze-lo o mais profissional possível....

Pelo menos tentei ler as 101 páginas, vistos que sempre me interessei pela história da humanidade... Penso que é olhando ao passado que podemos verificar aquilo que foi acertado (mantendo-o) e aquilo que era um conceito errado (e assim corrigir para minha vida)... Evidentemente, não vou ficar entrando em miúdes numa série de discussões acaloradas que este tópico perfez em sua evolução.

No passado, de fato, notamos certos monstros naturais... Mas muito longe de uma regra, pude constatar nessas quase quatro décadas de vida (é... ainda está longe, mas começo a chegar na fase dinossauro) que a maioria absoluta do passado eram de sujeitos extremamente magros. Quiçá pela dificuldade de comunicação e transporte, sendo que a maioria reunia-se em grandes centros e faziam tudo a pé... Ninguém telefonava para a mesa da sala ao lado, nem mandava whatss... Caminhava até lá e conversava pessoalmente. Até o relacionamento pessoal era melhor.

Vejam, por exemplo, fotos de São Paulo na década de 30. Tenta achar um gordinho. Era raríssimo. Também, mais que evidente, que a alimentação mudou muito, desde os hormônios para engorda animal aos "faceis e acessíveis" produtos industrializados. Mas, de uma forma geral, escolhendo bem e pagando um pouco mais (infelizmente comer bem custa mais caro), creio que hoje temos muito acesso a tudo que é tipo de alimento, algo até impensável há décadas atrás. Então, selecionando bem, dá para nos alimentar muito bem hoje em dia.

Convivi muito com meu avô, que hoje estaria com mais de 100 anos. Eles tinham alguns hábitos excelentes de vida, no entanto outros nem tão louváveis. Vejo pelos meus antigos que alguns tiveram muita longevidade (muito acima dos 90 a 100 anos), mas o que tinha de gente morrendo com menos de 60 também era número elevadíssimo. Acho que nosso erro, as vezes, é generalizar demais e tratar tudo como regra. Peguemos o que era bom para a época (parte da alimentação, vida bem menos sedentária...) e desprezemos alguns hábitos não tão saudáveis (fumo era algo extremamente difundido, por exemplo).

Eu fui praticante do ciclismo por bom tempo. Competi razoavelmente mas nunca fui qualquer espetáculo. Aprendi que o treino por si só não basta, há a necessária correspondência em alimentação e descanso. Mas, para ser um destaque, precisa mesmo é de uma genética favorável. Na época que treinava para o ciclismo, eram média de 4-5 horas por dia em intensidade que hoje nem sonho mais fazer (veja em média, alguns dias com treinos de 3 horas e outros com mais de 7), sendo apenas e no máximo um descanso por semana. Conseguir ganhar massa magra com essa quantidade de aeróbico era simplesmente quase que impossível. Aí você nota a genética da especialidade: o ciclismo divide muito bem os seus praticantes, de acordo com sua genética: os monstros de forte são os sprintistas (em provas planas ou predominantemente assim, não tem pra ninguém); os físicos "médios" que era o meu caso (nem tão forte nem tão magro) normalmente são os passistas, que põe o rítimo na prova; e os "tripa secas", canelinha fina, são os escaladores, não tem montanha que eu não babava que a maioria deles subia conversando....Enfim o que queria exemplificar: todos alí eram muito treinados, mas nunca tinham exatamente o mesmo desempenho, mesmo treinando exatamente igual e juntos. Especificidade genética.

Assim que, na minha visão totalmente leiga, vejo a questão muscular. Por mais que se treine, alimente bem, etc, todos temos as características e limites genéticos. O que concordo com muito do que foi falado neste tópico é de que: a maioria não quer dar o tempo necessário para evoluir. Tem pressa, desespero de tornar-se grande e nenhuma persistência. Nisso  me assusto com o pessoal das antigas do fisiculturismo. Alguns tinham treinos aeróbicos extenuantes e ainda assim conservavam massa magra considerável. Mas, penso que eles foram mais para exceção do que para regra...

Enfim, acho que já falei demais, vou fechar o bico para não cansar os outros... Hoje, depois de esperar meu três filhos terem mais "maturidade", consegui voltar aos treinos. Na bike muito pouco, mas tenho corrido razoavelmente (treinos até 5 -10 km / 3 x semana) e musculação 5 vezes na semana. Sou old scool, claro que não pego leve e ainda prefiro tudo com peso livre, mas não escapamos de algumas máquinas. (poucas - crossover, leg press....). E o legal é que tenho tido uma excelente resposta muscular e aeróbica, acima do que imaginei (consegui correr depois de 9 meses, os 5km em 22:32 - para mim é ótimo). Ainda gosto das minhas flexões e tenho aquela "linda" barra fixa no batente da porta, mas esta conservo até para escutar branca da minha "dona da pensão" (casado há uma década e meia, isso é muito divertido... :) )

+1 acompanhando o tópico que tem, de fato, muito a ser aproveitado. Abraço a todos.

Link para o comentário

Galera criei um tópico sobre Karate Tradicional e tenho constantemente alimentado ele com informações e video. Resolvi criar o tópico, pois como o tema é especifico, creio que só iria poluir aqui, contudo muita coisa lá é interessante para quem é Old School, Physical Culture, e visa força, performance, força de espirito, antes de estética. Creio que muitos de vocês irão gostar. Aliás, acho que todos que seguem o Physical culture a sério mesmo deveria praticar algum tipo de arte marcial ou esporte de luta, inclusive Boxe (pugilismo) é recomendadissimo para quem curte algo bem old, inicio do século 20 pra trás. Misturar os treinos de força, calitenia, com uma luta ou outro esporte como natação, escalar, remo é muito interessante pois remete diretamente à sobrevivência. 

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...