Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Porque Batata Doce Cozida Tem Menos Calorias?

Akilles

Posts Recomendados

A resposta parece óbia: porque absorve agua. Só que não, se você cozinhar 500g de batata doce crua e depois de cozidas pesar novamente, vão dar exatamente 500g. Então, se ela mantém o peso, porque é que TODOS os sites de informação nutricional informam que a cozida tem menos calorias?

Crua: http://www.dietaesaude.com.br/dietas/alimentos/1497-batata-doce-crua

Cozida: http://www.dietaesaude.com.br/dietas/alimentos/1861-batata-doce-cozida

Eu sempre pesei a batata doce cozida e seguindo a informação nutricional dela cozida, mas depois de ver essa diferença, eu posso estar comendo o dobro do que eu deveria estar esse tempo todo...

Minha dúvida é: Porque o cozimento faz perder quase metade dos nutrientes? Eles estão supondo que ela vai absorver agua e ficar mais pesada ou o cozimento faz isso mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Eu cozinhei diversas vezes, algumas aumentou quase nada, outras não aumentou... (obs: no microondas ela DIMINUI bastante o peso).. já deixei por pouco tempo e muito tempo no fogo também... mas fica em torno do mesmo peso de antes.. então o ideal seria pesar antes e se basear na informação nutricional dela crua?

Link para o comentário

Quero ver se alguém tem alguma explicação plausível para essa diferença. Quando cozinho a diferença de peso é mínima tbm. Com certeza alguma das informações nutricionais estão erradas, ou até as duas. Vai saber. To acompanhando aki

Link para o comentário

É simples.

Quando você cozinha qualquer alimento que tem carboidrato ele libera amido contido dentro dele, ele realmente tem uma perda de peso pelo amido e um ganho de peso pela absorção de água.

Tanto que você pode ver que a queda de calorias se dá pela queda de carbos na batata doce. A medida que ela é cozida parte do amido é dissolvido na água e não fica contido no alimento, tanto que se você dá uma mordida nela crua você vai sentir aquele gosto de maizena e um líquido esbranquiçado saindo, enquanto nela cozida você não tem essa sensação (Esse líquido branco com gosto de maisena é o amido...)

Link para o comentário

É simples.

Quando você cozinha qualquer alimento que tem carboidrato ele libera amido contido dentro dele, ele realmente tem uma perda de peso pelo amido e um ganho de peso pela absorção de água.

Tanto que você pode ver que a queda de calorias se dá pela queda de carbos na batata doce. A medida que ela é cozida parte do amido é dissolvido na água e não fica contido no alimento, tanto que se você dá uma mordida nela crua você vai sentir aquele gosto de maizena e um líquido esbranquiçado saindo, enquanto nela cozida você não tem essa sensação (Esse líquido branco com gosto de maisena é o amido...)

Realmente, faz todo sentido, pois a variação da umidade é igual a variação dos caboidratos, 10g. Vou ter que beber a água da batata doce. kkkkk

Alguém jã cozinhou ela no vapor? Fica boa? Demora muito?

Acho q se fritar ela na airfryer mantem as características originais.

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...