Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Soja: Não Acredite Em Tudo Que Lê!


@mitch1

Posts Recomendados

Não é aquelas fontes cientificas que vocês leem mas o conteúdo é muito bom!

Não dá para negar que, apesar de não ser indispensável, a soja é uma mão na roda na vida dos veganos e vegetarianos. A cada dia surgem opções de leite de soja, queijo de soja, hambúrguer de soja, chocolates de soja, salsicha de soja e sorvete de soja. Esses são exemplos de substitutos aos produtos contendo derivados de animais. Há uns 10-15 anos não víamos nenhum leite de soja de caixinha nas prateleiras dos supermercados. Se tinha, era muito caro. O mais comum era encontrar o extrato de soja, que por possuir um gosto bem forte, tinha baixa aceitação. Hoje é possível encontrar mais de 10 marcas diferentes de leite de soja nos supermercados e lojas de produtos naturais como Ades, Yoki, Batavo, Cemil, Sollys, Shefa, Olvebra, Purity, Native, Alpro, Jasmyne, Supra Soy, Sococo etc. Isso é um sinal de que a demanda está crescendo. Quando as pessoas compram leite de soja, deixam de comprar leite de vaca.

Ultimamente estou sendo bombardeada com correntes de e-mails, textos em revistas não científicas, sites pessoais e outros meios não confiáveis escritos por pseudo autoridades, que se auto intitulam de cientistas conceituados, demonizando a soja. Já li que o consumo de soja pode causar efeitos anormais em crianças, impotência, aumento de homossexualismo em homens devido aos hormônios femininos presentes nos fitoestrógenos, infertilidade e mais uma série de outras besteiras. A pergunta que fica é: o consumo de soja pode causar problemas ou não passa de mito?

Para responder a essa pergunta, vou fazer uma análise mostrando alguns fatos que contribuíram para o medo que criaram em torno do nome soja e irei me basear em estudos científicos (sou bastante cética e gosto de ter, sempre que possível, comprovação científica).

Os pecuaristas não querem ter prejuízo, isso é inegável. Se antes as pessoas que tomavam leite de vaca agora passaram a tomar leite de soja, obviamente os produtores de leite de vaca lutarão para não perder o osso. E uma das formas que muitos escolheram para tentar frear o consumo de soja foi criar polêmicas (sem respaldo algum na comunidade científica) sobre os malefícios da soja. Alguém tem alguma dúvida de que o lobby do leite de vaca e da carne são fortíssimos? Antes que algum desavisado pense que o lobby da soja seja forte, lembre-se que mais de 80% da soja produzida no Brasil é direcionada à ração animal (Fonte: FAO). Compare o corredor do setor de laticínios de um supermercado e o setor de produtos de soja e verá qual lobby é o mais forte.


Acho que o primeiro "artigo" foi publicado na revista "Nexus Magazine". Para começar, tirei isso do site da revista:

"NEXUS is a bi-monthly alternative news magazine covering health breakthroughs, future science and technology, suppressed news, free energy, religious revisionism, conspiracy, the environment, history and ancient mysteries, the mind, UFOs, paranormal and the unexplained."

UFO? Paranormalidade? O inexplicado? De científico essa revista não tem nada. Só não vê quem não quer. Aliás, até quem não queria ver já viu. Tá muito na cara. Como dar credibilidade a um "artigo" publicado em uma revista que trata de assuntos sobrenaturais?


Esse "artigo" foi traduzido para o português e divulgado pela Sonia Hirsch no site "Corre Cotia". Já alerto para o festival de baboseiras infundadas que tem nesses sites.
Uma análise mais profunda nos remete aos autores do "artigo" publicado na Nexus. As escritoras Mary e Sally se mostram absurdamente parciais e mal informadas, visto que uma é jornalista e a outra é fundadora do “The Weston A. Price Foundationque semeia o anti vegetarianismo e são totalmente a favor do alto consumo de gorduras saturadas animais. O mais engraçado foi que no site um autor (Stephen Byrnes) tal como a Sally, era extremamente radical contra dietas vegetarianas e até escreveu um "artigo" sobre mitos do vegetarianismo. Dizia que era adepto de dietas que incluíam manteiga, ovos, leite, carne etc. Ironicamente ele morreu aos 41 de derrame.

O lema da fundação Weston A. Price é algo como: "Eles são felizes porque comem manteiga, coma mais manteiga, leite de vaca, óleo de fígado e carnes". Os patrocinadores da fundação (na parte de baixo do site) são indústrias agropecuárias, de suplementos de óleo de fígado etc. Precisa de mais? Se você ler algum "artigo" na internet sobre a soja ser um péssimo alimento, vá nas referências e procure por Weston A. Price. Se vê-lo por lá, pode saber que o "artigo" é uma enganação.
Fico profundamente triste de ver as pessoas, aparentemente entendidas no assunto, publicando fontes como Fundação Weston A. Price.

Lamentável que informações baseadas em impressões pessoais, não fundamentadas em evidências reconhecidas, tenham tido a repercussão que tiveram, e deve-se alertar aos profissionais no sentido de que afirmações públicas desprovidas de documentação científica podem constituir falta de ética passível de processos.

Eles vão contra o consenso científico de médicos nutrólogos e nutricionistas. Recentemente um estudopublicado por cientistas da Harvard alertou para a limitação do consumo de leite e de produtos lácteos para uma a duas porções por dia, uma vez que o consumo elevado de laticínios está associado com aumento do risco de câncer de próstata e, possivelmente, câncer de ovário. O estudo deixa bem claro que leite não é um alimento saudável e que deveríamos optar por outras fontes de cálcio como tofu e brócolis.


Apesar de todo esse alarde em cima da soja, vou contestar alguns dos mitos que li por aí com alguns fatos:
- "Soja causa infertilidade." Os chineses (um dos maiores consumidores de soja) que o o digam!

- "Causa crescimento das mamas em homens." Não merece uma resposta, mas esse e esse artigo mostraram que as isoflavonas presentes na soja não exercem nenhuma influência na testosterona. No caso em que o sujeito teve ginecomastia (foi publicado na revista Men's Health de forma bastante parcial), esqueceram-se de informar o pequeno detalhe de que ele tomava anabolizante. E o uso frequente de anabolizantes é comprovadamente causador de aumento de mamas em homens.

- "Causa degeneração do cérebro." A amostra foi em UMA área pequena no Havaí com amostras limitadas. Aparentemente houve uma fonte de alumínio no processo de produção. Não há nenhuma evidência científica. Outra vez, os japoneses (grandes consumidores de soja e considerados um povo extremamente inteligente) que o digam.

- "As isoflavonas na soja interrompem o crescimento e adiantam a puberdade". Não há absolutamente nenhuma evidência corroborando isso na literatura médica. E mais uma vez, testes feitos em animais não são conclusivos em humanos, já que organismos diferentes podem reagir de maneira diferente.

- "O ácido fítico presente na soja age como um anti-nutriente." Acho que é um pouco cedo demais para fazer uma afirmação precisa sobre esse assunto. Há 2 estudos científicos que explicam isso melhor:
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/7884537 e nesse:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52731999000100002

"...existem muitas controvérsias em estudos de biodisponibilidade in vivo a respeito da extrapolação de resultados de sistemas experimentais, para seres humanos que se alimentam com dietas complexas. O papel dos fatores antinutricionais tem sido rediscutido, em função de descobertas recentes que evidenciam o potencial de algumas dessas substâncias em exercer funções benéficas ao organismo humano. A habilidade doácido fítico em atuar como anticarcinogênico, antioxidante e prestar contribuição nutricional no tratamento de diabetes, através da ação inibidora de a-amilases, são exemplos da diversidade de atuação dessas substâncias.Os taninos são antioxidantes, inibidores de determinadas enzimas e influenciam negativamente a digestibilidade de proteínas, no entanto, os seus efeitos em seres humanos ainda são desconhecidos."

Na minha opinião, isso não passa de um tanto de gente relacionada com a indústria leiteira preocupada com o osso que vem perdendo pra soja. E nada melhor seria do que causar pânico nas pessoas em cima desse assunto. A melhor estratégia de todas é divulgar que a soja afeta a masculinidade dos homens. Homem morre de medo disso. A maioria dos homens prefere ter um enfarte ou câncer a ter um problema que afete a sua vida sexual. Por isso, atacar dizendo que soja dá câncer não teria tanto efeito assim. Nem todos ligam muito pra isso. Mas na hora que falam que soja deixa o cara gay, com peitinho, impotente, infértil, etc, aí quase TODOS os homens entram em pânico e não querem nem saber se é verdade ou não. Essa acusação é tão grave, tão tenebrosa, que por via das dúvidas, o cara prefere evitar e não correr o risco. E se a escolha for entre animais sofrendo ou ficar com peitinho, os animais que se danem. ESSE É O PONTO! Essa é a estratégia.

Tiro o chapéu para o apelo comercial: foi muito bem bolada! Eles só esquecem de que geralmente são introduzidos nas vacas hormônios (femininos, claro) para que produzam mais leite. Sem falar nos próprios hormônios femininos que as vacas já possuem. A ração das vacas é composta basicamente por soja. Pra onde será que esses fitoestrógenos vão parar? Mas ninguém fala do leite de vaca, só demonizam a soja.

Obs: o "aumento" da homossexualidade aparente é porque as pessoas estão, mesmo que a passos de formiga, aceitando e respeitando mais os homossexuais. Logo, eles tem mais liberdade de assumir publicamente sem medo de sofrer represálias, ser espancados na rua e excluídos da sociedade. Deve ser porque a gente tá no século XXI, né?

Apesar de a soja estar presente na lista dos 8 alimentos que mais causam alergia, apenas cerca de 0,2% da população é alérgica a soja.


Quando se alerta em excesso do consumo de soja, a preocupação NÃO é que comer soja em excesso em si faz mal e sim, que é importante manter uma alimentação balanceada variando a dieta com frutas, verduras, legumes e outras leguminosas além da soja, como ervilha, grão de bico, lentilha, quinoa etc, evitando, é claro, o consumo desproporcional de um grupo de alimento em detrimento da exclusão de outro tão importante quanto.


Apesar de ainda haver poucos estudos sobre os benefícios da soja, cito alguns artigos científicos:

http://belezavegan.blogspot.com.br/2013/09/soja-nao-acredite-em-tudo-que-le.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...