Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Falta de Pesquisa]Focar No Tempo Sob Tensão Ou Na Progressão De Cargas?

Posts Recomendados

Postado

A galera aqui do fórum fala muito de progredir cargas, mas vejo pouco falando de tempo sob tensão na musculatura alvo sendo trabalhada, afinal, qual o mais importante para hipertrofia??

ex: posso fazer agachamento com 100 kilos mas fazendo um pouco mais rápido, e tb posso fazer com 70 fazendo devagar e amplitude total

ex 2: posso fazer terra com 130 kilos sem controlar muito o peso tb e posso fazer com 100 kilos fazendo devagar e bem correto..

o foco principal tem que ser o aumento do peso ou o tempo sob tensão nos exercicios??

Publicidade

Postado

A questão toda é como vai saber que a cada treino sua cadência está aumentando , pois tem que progredir, não acho algo muito prático e mais a excêntrica muito lenta já foi provado e tem várias discussões no fórum contestando.

Tem que saber diferenciar tensão de exaustão .

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Postado

o que acontece comigo é que quanto mais progrido carga mais lento fica o exercício, teste sua rm e vai ver que tu vai fazer uma repetição lenta mesmo não querendo

então do meu ponto de vista cem kg pra vc fazer rápido só pode estar mais leve do que deveria

Postado

A galera aqui do fórum fala muito de progredir cargas, mas vejo pouco falando de tempo sob tensão na musculatura alvo sendo trabalhada, afinal, qual o mais importante para hipertrofia??

ex: posso fazer agachamento com 100 kilos mas fazendo um pouco mais rápido, e tb posso fazer com 70 fazendo devagar e amplitude total

ex 2: posso fazer terra com 130 kilos sem controlar muito o peso tb e posso fazer com 100 kilos fazendo devagar e bem correto..

o foco principal tem que ser o aumento do peso ou o tempo sob tensão nos exercicios??

Ambos, até porque eles são coisas diferentes, progressão deve haver sempre, é o que vai forçar seu corpo a se adaptar e crescer, tempo sob tensão eu curto trabalhar com faixas diferentes (high/ low reps)

Postado (editado)

Irlam, a resposta do manel007 me agrada. Para ser mais objetivo, a resposta é: depende. Ambas tem o seu papel.

Na maneira como eu vejo (pelo que estudo e vejo na prática),o que funciona, prioritariamente, para mim para fins de hipertrofia é volume semanal adequado (nem muito mais, nem muito menos do que a faixa ótima). Qual é a faixa ótima? Eu tive que testar e encontrar.

Essa discussão acontece há tempos aqui no fórum (e em outros locais) e, aparentemente, alguns organismos respondem melhor à progressão de carga e outros, a outras maneiras de progredir tensão (estou falando exclusivamente dos que buscam ganho de massa magra. Quando o objetivo é outro - aumento de PR, resistência, explosão - a resposta seria diferente).

O que empobrece a discussão (e faz com que os usuários mais maduros se afastem) é o extremismo.

Bons treinos

Editado por Arex
Postado (editado)

aproveitarei esse tópico pra expor um pensamento q venho construindo com meus resultados como parâmetro(ou seja EMPIRISMO). E também de acordo com o capítulo de adaptação celular do livro de patologia (base teórica)

A hipertrofia acontece por :

"O estímulo mais comum para a hipertrofia é o aumento da carga de trabalho"

"Hipertrofia é o resultado do aumento de produção das proteínas celulares."

A hipertrofia pode ser induzida por ações conjuntas de sensores mecânicos (que são iniciadas por

aumento da carga de trabalho), fatores de crescimento (incluindo TGF-β, fator-1 de crescimento semelhante à insulina [iGF-1], fator de crescimento fi broblástico) e agentes vasoativos (tais como agonistas α-adrenérgicos, endotelina-1, e angiotensina II)
"Na verdade, os próprios sensores mecânicos induzem a produção de fatores de crescimento e agonistas"
Baseado nisso vc pode dizer "então o que é aumentar a carga de trabalho?"
Aumentar a carga de trabalho pode ser simplesmente o tempo total de um treino... eu posso carregar um saco de cimento por 30 min, e ir aumentando até carrega-lo por duas horas....
Posso fazer 3 series na rosca direta em 10 minutos, ou posso fazer 6 em 20 minutos....
Agora e o outro peso da moeda?
- Inflamação, produção mais alta de catabólicos (Glucagon, epinefrina, cortisol...) e consequente queda na produção de anabólicos (citados acima ...)
Portanto, eu acho muito mais vantajoso garantir que o aumento da carga de trabalho se dê com elevação de cargas, principalmente nos compostos. Quanto mais intenso e curto for o treino, maior o estímulo pra "cascata anabólica" (GnRH - LH - Testosterona) e menor tempo para a produção dos catabólicos (já citados)
Ao mesmo tempo, o dano celular, que levará consequentemente ao reparo/regeneração e até mesmo aumento do número celular (ou seja aumento do músculo) deve ser eficaz, mas tambem no tamanho certo. É aí que vejo vantagem usar mais repetições com cargas moderadas, dando preferencias a exercícios uni-articulares, onde vc direciona bem a tensão pro musculo alvo...
Agora pq não vejo vantagem em treinar só a 60% da RM ou fazer só calistenicos (pessoal ta me odiando por causa disso)
- Vários artigos mostram que os compostos com altas cargas impulsionam mais a produção de hormonios
- Se o musculo for treinado só em repetições sem aumento considerável da carga, só haverá adaptação celular em alguns pontos: mitocôndrias, membrana, e poouca formação de células novas (hiperplasia)
"HIPERPLASIA
Hiperplasia é um aumento do número de células em um órgão ou tecido, resultando geralmente em aumento da massa de um órgão ou tecido.
A hiperplasia fisiológica pode ser dividida em: (1) hiperplasia hormonal, que aumenta a capacidade funcional de um tecido, quando necessário e (2) hiperplasia compensatória, que aumenta a massa de tecido após lesão ou ressecção parcial."
Ou seja HORMONIOS ANABÓLICOS = hiperplasia. TREINO COM CARGAS ALTAS = HORMONIOS....= HIPERPLASIA.
Lesão PARCIAL do tecido através de repetições com cargas moderadas e bem localizadas = HIPERPLASIA
Hiperplasia é diferente de neoplasia, só p lembrar...
por isso q entendo um hormonizado treinar como "um bodybuilder" afinal ele já tem hormonios, não precisa ficar dando estímulo pro organismo produzir mais e mais...ele só precisa lesar o tecido de forma inteligente.
poR isso eu acho q mesclar os dois é o melhor camiho, tempo sob tensão e progressão, mas cada um com seu exercício....
e por isso eu acho q só fazer calistenia, sem sobrecarga, não irá gerar efeito anabólico expressivo se feito sozinhos....
isso não é uma regra universal pois cada organismo é um... eu mesmo já desisti da rosca direta há tempos... meu bíceps ta crescendo fazendo chin up com cargas..
minha visão...
Editado por rodrigomedicina
Postado (editado)

Eu acredito que os dois sao importantes, cada um em seu momento. Eu penso da seguinte forma:

Suponhemos que voce faça agachamento com 10kg total, amplitude perfeita, bem devagar, voce consegue fazer 8 repetiçoes, com o tempo voce conseguirar fazer mais repetiçoes, quando isso acontecer voce ja esta apto a aumentar a carga, voce aumentou mais 5kg. Nos primeiros treinos com a nova carga voce nao conseguira fazer tao lentamente e com a execuçao tao perfeita, porem, seu corpo tendera a chegar em um equilibrio e "adaptar" a aquela carga e o processo se repetira.

É claro que voce nao aumentara a carga a ponto de ficar igual alguns babacas que vemos nas academias, voce ira aumentar de forma que a execuçao nao fique escrota...

Nao sei se é certo, ngn é dono da verdade, mas eu penso assim e uso essa metodologia.

Abraço.

Editado por MRCFerreira
Postado (editado)

Pelo que entendi do tópico , a dúvida é tempo x progressão , ou seja cadência x progressão , não é uma discussão de repetições , e claro independente do que escolher já se pressupõem amplitude e execução adequada.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatal

Edit. Exemplo: Eu sempre vou preferir fazer 8 rep com 100kg com excêntrica apenas controlada do que 8 rep com 80kg com cadência lenta de excêntrica e concêntrica.

Editado por Crespo1978

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Criar Novo...