Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Casamento Homossexual


Visitante

Posts Recomendados

É o que sempre digo.

Cristianismo não é religião, é estilo de vida.

Até porque, qualquer um que leia os evangelhos e observe os ensinamentos de Jesus, constatará que Ele não deixou dogmas, rituais, sacramentos, preceitos e tradições. Muito pelo contrário, Jesus foi o maior rebelde que existiu, anulou dogmas, contrariou preceitos, rompeu com tradições e descumpriu rituais.

O que Jesus deixou foi apenas e tão somente práticas a serem observadas no dia a dia.

O sermão da montanha, a multiplicação de pães e peixes, a parábola do bom samaritano e todos os demais.

Os ensinamentos de Jesus são 100% práticos.

É como o Olavo fala. Leia a Bíblia fazendo um paralelo daquelas histórias com a sua vida.

Olavo também fala que Jesus não deixou doutrina. O legado de Cristo é sua vida. A mensagem são acontecimentos concretos do próprio Deus vindo ao mundo imanente e participando da história dos homens.

Me expressei mal então! Não falo do fundamentalismo, no que tange as leis do islã! E sim quando ele é usado de forma errônea, para sustentar as atrocidades que grupos terroristas fazem contra gays, cristãos, e mulheres mundo afora!

Em 98, ao fazer um estudo pra um trabalho da escola, li um dado da ONU, que dizia que nem 10% da população do oriente médio por exemplo, tinha acesso as escrituras, ou conhecimento das escrituras islâmicas! Sabe-se que esses líderes de grupos como Boko Haran, defendem uma copia meio que metamórfica e extremamente radical do islã. O problema, é que tais atos, são embasados pelo alcorão por exemplo!

No Alcorão tem trechos lindos, onde Alá diz que salva os "nazarenos" (cristãos) que fizerem o bem. Assim como tem trechos em que Alá pede a cabeça dos heréticos. Se você tem duas concepções diferentes de um mesmo Deus, e no islamismo isso pode, pois o Deus islã faz o que der na telha, diferente do Deus cristão que é condicionado por fazer só o bem. De certa forma, o Deus islâmico tem mais liberdade que o Deus cristão, pois tem o livre-arbítrio de fazer o mal. O Deus judeu do velho testamento também é mais livre.

Eu escrevo todos os "Deus" em maiúscula pois creio que se trata do mesmo Deus abraâmico na perspectiva de diversos homens.

É o que o shuon chamava de "unidade da transcendência das religiões". Você não pode comprar duas religiões pois não são espécies do mesmo gênero, mas pode compará-las em termos transcendente. A metafísica de todas as ortodoxias tradicionais tem um ponto em comum.

Todos os grandes sábios da história da humanidade acreditavam em um só Deus. Até em tempos de paganismo, os gregos e romanos mais sábios eram monoteístas.

Citando Shuon: "O Infinito é o que é; podemos compreendê-lo ou não. A metafísica não pode ser ensinada a todos; mas se pudesse não existiria o ateísmo."

Que Deus existe é um fato bruto dado por qualquer um que tenha um pouco de cultura multidisciplinar e não só punhetagem naturalista cientificista. O problema não é escolher a religião certa, já que a religião só diz o que o homem pensa de Deus. O problema é entender o que Deus pensa do homem. Para tal, só com uma vida espiritual profunda, coisa que poucos tem a capacidade de ter. Principalmente jovens. É muito raro uma vida espiritual saudável na juventude. A juventude é a rebeldia metafísica. Aí aparecem esse bando de ateus geração toddyzinho, para zuar a imagem dos ateus sérios.

Vendo as coisas da forma que eu vejo, quando falam que o Cristianismo absorveu elementos do Egito e a puta que pariu. Eu penso: caralho, como o Cristianismo é foda. Pois de fato há elementos universais que são metafísicos em todas as místicas egípcias, astecas, celtas, maoris, etc. Todo povo conseguiu identificar uma parte da metafísica. Há algo de universal em todos os particulares. Ou seja, há um elo espiritual que liga todos os povos.

Quando Constantino unifica o Cristianismo, em 300 d.C., ele traz elementos pagãos sim. A igreja católica tem muito paganismo. O Deus judeu proibi estas absorções. Mas o judaísmo é a menor ortodoxia do mundo. O Deus cristão (novo testamentário) e o Deus islâmico permitem absorções. Tanto que no islamismo você tem o culto de algumas pedras mágicas, que vem de religiões que antecederam Maomé.

Quando você lê um "Astros e Símbolos" e vê que a astrologia medieval não diz que os astros influenciam no mundo, mas que eles eram mapas simbólicos interessantes para entender o movimento da angeologia.

Você tem autores que conseguem meditar profundamente sobre as ligações da angeologia cristã e o movimento dos astros.

Embora a Igreja condenou a astrologia por um monte de doidos que diziam prever o futuro, assim como condenou em dois concílios, com diferenças de 1000 anos, o culto de santos, e os crentes ainda acham que isso é argumento.

Jesus não nasceu dia 25. Mas dia 25 tem algo especial, pois é uma data lendária para muitos povos. Assim você identifica que há um teor de universal no particular, há algo perene, uno e infinito na data. Óbvio que se há algo na data tem influencia de astros no sentido simbólico pelo menos. Quando a Igreja determina que Jesus nasceu dia 25, ela reaproveita um elemento místico da metafísica universal e há uma carga espiritual forte na data.

Editado por FrangoEctomorfo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Aí aparecem esse bando de ateus geração toddyzinho, para zuar a imagem dos ateus sérios.

Tenho um parente que é ateu, ele diz que vive com vergonha alheia por essa "geração ateu toddynho" queimar o filme...

Na verdade, ele tem vergonha de dizer que é ateu, pois as pessoas geralmente tratam como satanista, ou com descaso.

Uma vez, conversando com ele, ele me contou que não queria ser ateu, por que ele vê a religião como algo lindo, que é uma coisa que da força pro ser humano, que alegra.

Perguntei pra ele por que não ia pra igreja então, e ele me disse que não consegue, diz que já tentou e não consegue mais acreditar, que quanto mais pesquisou menos acreditava.

Mas ele ta lá, respeita muito bem os crentes, sempre foi humilde (por que ateu geralmente se acha o fodalhão) e deseja um dia voltar a crer.

Eu penso que deve ser raro esse tipo de ateu "que não consegue acreditar"...

Mas de ateu que vive infernizar (principalmente na internet) ta cheio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu penso que deve ser raro esse tipo de ateu "que não consegue acreditar"...

Mas de ateu que vive infernizar (principalmente na internet) ta cheio.

A maioria dos ateus "não consegue acreditar", ninguém escolhe virar ateu porque acha descolado. Eu sou ateu porque não consigo acreditar de jeito nenhum que ele exista, não adianta me esforçar, eu simplesmente não acredito.

Mas se eu pudesse escolher, continuaria não acreditando porque o ateísmo se tornou parte de quem eu sou.

Mesmo achando que é tudo babozeira, mesmo com o tanto de mortes e intolerância que as religiões já causaram e causam, sinceramente acho que a religião no geral faz muito bem para as pessoas. Muitas pessoas mantém a esperança por acreditarem em Deus, e mesmo quando ninguém está com elas acha força pra continuar na luta. Além disso é muito confortável pensar que a vida é eterna e não que sua vida simplesmente termina com a morte.Quando era mais novo lembro que eu era pilhadasso com a efemeridade da vida, é algo dificil de engolir. Por isso mesmo nunca nem toquei no assunto com meu irmão mais novo, que é católico. Sei que conseguiria "converter" ele, mas prefiro que ele viva uma vida mais confortável pensando que a morte é só uma passagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Descurti só pra curtir de novo - by Iceman! shuahs!

Sim, mesmo no fundamentalismo cristão! Existia um certo Q de radicalismo! Mas é como se foi dito, o cristianismo tem se tornado uma coisa meio baitola ultimamente! Com isso, vemos cristãos defendendo o casamento homossexual! Quando eu vejo um cristão falando uma porra dessas pra mim, eu que sou agnóstico, digo na hora pra ele jogar a bíblia dele fora! E como sou meio radical, já falo que se vai negociar termos básicos de uma doutrina, doutrina essa que é o berço civilizacional de pelo menos meio lado do mundo, aproveitemos então pra jogar fora as constituições dessa metade do mundo e recomeça do zero!

sobre ateísmo, lembro de minha época, onde eu lia muito a respeito disso e me informava muito sobre um grupo de homens muito inteligentes, que faziam trabalhos sérios para ajudar ateus pelo mundo, pessoas perdidas e deslocadas em suas sociedades, que corria o risco de vida, diferente por exemplo desse bando de viadão do carai que temos por esses lados, que vem berrar aos quatro ventos, que vivemos numa sociedade homofóbica, por termos elegido menos candidatos gays nessa ultima eleição, e de fato, não estão nenhum pouco interessados em defender ou proteger as pessoas do grupo ao qual pertencem! Sobre ateísmo, sempre achei uma grande bobagem ficar gritando aos 4 ventos que não tinha crença nem nada disso! Foi aquele papo que estava falando com vc outro dia! Crer e não crer, são filosoficamente a mesma coisa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A maioria dos ateus "não consegue acreditar", ninguém escolhe virar ateu porque acha descolado. Eu sou ateu porque não consigo acreditar de jeito nenhum que ele exista, não adianta me esforçar, eu simplesmente não acredito.

Mas se eu pudesse escolher, continuaria não acreditando porque o ateísmo se tornou parte de quem eu sou.

Mesmo achando que é tudo babozeira, mesmo com o tanto de mortes e intolerância que as religiões já causaram e causam, sinceramente acho que a religião no geral faz muito bem para as pessoas. Muitas pessoas mantém a esperança por acreditarem em Deus, e mesmo quando ninguém está com elas acha força pra continuar na luta. Além disso é muito confortável pensar que a vida é eterna e não que sua vida simplesmente termina com a morte.Quando era mais novo lembro que eu era pilhadasso com a efemeridade da vida, é algo dificil de engolir. Por isso mesmo nunca nem toquei no assunto com meu irmão mais novo, que é católico. Sei que conseguiria "converter" ele, mas prefiro que ele viva uma vida mais confortável pensando que a morte é só uma passagem.

Me expressei errado...

Quis dizer: "Eu penso que deve ser raro esse tipo de ateu "que quer, mas não consegue acreditar"..."

No mais, te entendo, e eu não trato ateu com nenhuma diferença, tenho amigos que são ateus (inclusive um que se catequizou comigo) e não fico enchendo o saco deles pra voltar a crer.

Assim como é chato da parte de alguns ateus ficarem se achando superiores e jogando na cara de cristãos que todos são burros, é chato ver cristão chamando ateu de satanista e excluindo qualquer tipo de relacionamento com ele, só por ser ateu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fugacidade do tempo é tema de ensaios de pré socráticos, como o ensaio de Sêneca, "Sobre a Brevidade da Vida". O tempo, a morte e como viver melhor foi o tema das primeiras filosofias. Os sábios sempre souberam as artimanhas que o homem usava quando temia sua mortalidade. Um sábio qualquer concluiria fácil que a crença em Deus é só um colateral de um medo psicológico da morte.

Um exemplo: Shakespeare era um grande católico.Shakespeare não tinha medo da morte. Definia ela como "terra onde nenhum viajante jamais retorna". Ou seja: uma surpresa, um enigma, uma incógnita.

O ateu tem medo da morte e não sabe o que é não ter medo da morte. Um exemplo: quando a polícia da ditadura entrava nas universidades, pegar os professores comunistas ateus, eles corriam para o esgoto pois morriam de medo. Diferente do cristão que pouco tá se fodendo.

Nosso instinto mais forte talvez seja o de sobrevivência. Sendo assim, a ideia mais bonita que qualquer homem pode conceber é a ideia de vida eterna. É uma ideia similar a ideia de beleza absoluta, que seria uma dimensão do infinito, incompreensível no sistema cartesiano, pois é a transcendência de qualquer física. São duas ideias próximas em seus pretextos e naturezas.

Só podemos pensar em vida efêmera se pudermos imaginar o seu oposto, a vida eterna. Se podemos imaginar a vida eterna, o discurso imaginativo diz respeito a algum objeto. Mesmo que o objeto não existe na vida real, se ele existe na imaginação ele existe entre o número de possibilidades de realidades. Portanto, tudo que existe na imaginação tem a potência de existir na realidade. Ainda que o processo criativo de conceber vida eterna seja uma colagem, a realidade também tem suas colagens.

Não sei se minha argumentação ficou clara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o Iceman! Será bem complicado que ateus principalmente, entendam a argumentativa por trás desse texto! Ateus são bem falhos no que tange a filosofia, visto que a maioria dos filósofos ateus são bem sofríveis de ler, embora uma das melhores definições sobre deus que já li, foi de Friedrich Nietzsche!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou ateu,já fui cristão quando criança,mas quando comecei a ler e me informar realmente percebi que não tinha sentido acreditar em deus,em nenhum deles.

E não é pelo fato de eu ser ateu,que eu não vou respeitar quem acredita em alguma divindade,e tbm vou viver a vida de qualquer jeito sem me preocupar com consequências, afinal,as leis existem para isso.

Aqui no trabalho,praticamente todo mundo é cristão/evangélico. Eu não ligo que eles fiquem conversando sobre igrejas,deuses,etc.

Muitas das vezes isso acontece ao meu lado,e eu não fico falando que sou ateu,pelo fato de ainda existir MUITO preconceito quanto a isso,principalmente em um ambiente de trabalho.

Mas não tentem vir me converter,uma coisa é vc acreditar em algum deus,então guarde isso pra vc.

Do mesmo jeito que existem ateus que ficam tentando converter as pessoas,existem várias pessoas de outras religiões que ficam gritando no nosso ouvido,achando que isso vai mudar a minha decisão.

Não existe essa de "eu virei ateu pq eu quero ser rebelde".

Somos iguais,a única diferença é que as pessoas acreditam em apenas 1 deus,eu não acredito em nenhum.

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk

Editado por Faabs
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou ateu,já fui cristão quando criança,mas quando comecei a ler e me informar realmente percebi que não tinha sentido acreditar em deus,em nenhum deles.

E não é pelo fato de eu ser ateu,que eu não vou respeitar quem acredita em alguma divindade,e tbm vou viver a vida de qualquer jeito sem me preocupar com consequências, afinal,as leis existem para isso.

Aqui no trabalho,praticamente todo mundo é cristão/evangélico. Eu não ligo que eles fiquem conversando sobre igrejas,deuses,etc.

Muitas das vezes isso acontece ao meu lado,e eu não fico falando que sou ateu,pelo fato de ainda existir MUITO preconceito quanto a isso,principalmente em um ambiente de trabalho.

Mas não tentem vir me converter,uma coisa é vc acreditar em algum deus,então guarde isso pra vc.

Do mesmo jeito que existem ateus que ficam tentando converter as pessoas,existem várias pessoas de outras religiões que ficam gritando no nosso ouvido,achando que isso vai mudar a minha decisão.

Não existe essa de "eu virei ateu pq eu quero ser rebelde".

Somos iguais,a única diferença é que as pessoas acreditam em apenas 1 deus,eu não acredito em nenhum.

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk

Pode descrever como foi esse teu estudo para chegar a conclusão em ser ateu?

Abraços Faabs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode descrever como foi esse teu estudo para chegar a conclusão em ser ateu?

Abraços Faabs.

Universo,outros deuses com a mesma história do deus cristao,passagens lamentaveis da bíblia,bom senso,etc

Abraço o/

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...