Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Relato - Curso De Ginástica "espartana" Do Igal Flint


Posts Recomendados

Postado

Criei esse tópico porque muita gente tem me mandado mp e email perguntando desse curso desde que mencionei ter feito, então achei melhor dar a geral aqui. aos moderadores, se a área não for a mais adequada, peço o obséquio de mudarem.

Ultimamente, em alguns esparsos blogs e vídeos no Youtube, o pessoal tem encontrado as orientações de Igal Flint, um praticante auto intitulado como especialista em "Ginástica Espartana" e instrutor de um curso especial, resultado de anos de pesquisa e que promete resultados tremendos sem a pessoa entrar na academia.

O Igal Flint se refere muito ao Charles Atlas, criador de um método conhecidíssimo de exercícios livres sem pesos, no entanto, frisa que seu método é muito mais completo, e o verdadeiro escopo da ginástica praticada pelos guerreiros espartanos.

Sobre isso, de cara é preciso esclarecer. Não existe ginástica espartana, pois ninguém pode saber quais os exercícios típicos de Esparta. É sabido que os cidadãos masculinos, no preparo para a vida militar, faziam uso de vários exercícios livres, porém também usavam pesos (rochas e troncos), nado, luta (pankration), corrida e vários outros. Não há referência nem por Charles Atlas de seus exercícios como os praticados na Grécia. Nem em nenhum outro lugar, sejam livros, artigos, estudos ou ideogramas. Assim, essa associação com Esparta já parece ser uma invenção de Igal Flint. Se ele apresentasse os exercícios como sendo Ginástica Calistênica, seria mais adequado. Mas tudo bem. Qualquer um pode reunir uma coleção de exercícios e dizer que é ginástica atlante ou exercícios das 12 tribos de israel.

O Igal apresenta seu método como revolucionário e que academia é perca de tempo e dinheiro. Mas há relatos dele mesmo de ter tentado fazer parceria de seu "método" para escolas militares e centros físicos, sem resultado. Em várias franquias de academias, ele foi rejeitado, isso numa época em que tudo faz sucesso, aeroboxe, bangjamp, pilates e etc. Isso causa uma certa desconfiança, e eu percebi o motivo no final do curso, mas antes de fazer o curso é fácil acreditar que todos são vesgos e ele é o cara, incompreendido.

Bem, relatos de quem fez o curso dele são complicados, pois não se sabe se alguns são fake ou não. Eu consegui alguns, no entanto. Muitos gostaram do curso, outros não. Uma coisa no entanto, parece predominante. Todos o pintam como uma pessoa arrogante e muito chata para explicar. Ao ter contato com o Igal Flint percebi que ele, mesmo tendo 50 anos, é solteiro e mora sozinho. Enfim, não se trata de preconceito, mas geralmente não me dou bem com o temperamento de homens assim.

Após contatos via email, ele apresenta um curso via Skype, onde não há risco de pirataria. 700 reais o curso todos, com 11 aulas. Vc paga metade antecipado e faz metade das aulas.

Enfím, paguei metade e fiz o primeiro contato. Depois de criticar bastante os bodybuilders e praticantes de musculação com pesos, o uso do nome academia, falar de suas idéias para invenção de aparelhos e câmeras (algumas com tanto sentido como a bicicleta voadora, em que vc pedala e as asas batem) ele começa a dar suas dicas.

Uma delas é não tomar banho quente, pois isso gasta muitas calorias. Outra é usar roupas largas, pois o corpo instintivamente vai "crescer" mais, para ocupar esses espaços. Confesso que depois das suas dicas e idéias iniciais, se eu não tivesse pago, teria ido embora. Mas como já tinha sido pago a primeira metade, resolvi esperar as aulas.

Na primeira e segunda aula, descobri o significado da palavra arrogância, que me falaram antes. O Sr. Igal Flint é simplesmente INSUPORTÁVEL. Toda hora dá chilique com alguma coisa menor. Ex: no primeiro contato, ficou 15 minutos sem câmera por problemas no micro dele. Tudo bem. No segundo, 2 minutos sem câmera, aí eu reiniciei e resolveu. Ele reclamou que eu já devia ter reiniciado pra não atrasar a aula. Hora, como vou saber que ia dar problema? Da mesma forma, se você demora a entender ou fazer o exercício, ele começa a dar piti. Porém, durante duas aulas, uns 40 minutos foi ele atendendo e falando no telefone. Disso, ele não pede desculpas. E muitas outras coisas. E olha que sou uma pessoa muito calma e paciente.

É natural que um professor tenha equilíbrio e didática para explicar. Mas isso ele não tem. É muito desorganizado o curso e a maneira como é apresentado.

Afinal de contas, o curso é bom???

Nâo vi nada de excepcional ali ou melhor que os exercícios do próprio Atlas, só variações. Tipo: Você segura com a mão direita o pulso esquerdo e faz um movimento de bíceps em direção ao ombro, mas resistindo. Hora se usa uma toalha, hora um cabo de vassoura. Mas aí o Igal usa suas "variações". Faz o exercício indo apenas 1/3 do caminho, depois faz outro exercicio indo metade. Faz rápido e muitas repetições, lento e poucas repetições. Assim se chega aos 1000 exercicios que ele proclama dar no curso.

Enfím, o livro Overcoming Gravity é infinitamente superior ao curso dele.

Na segunda aula, eu já estava arrependido, mas pensava em aguentar pelo menos as 6 primeiras aulas, já que paguei, uma aula por semana. Não teve jeito. Após ele me mostrar um exercício estranhíssimo (subir em duas cadeiras e empurrar o portal para cima), eu questionei do perigo para o praticante, das cadeiras virarem e cair e machucar. Questionei também que desse jeito forçava a coluna. E indaguei se o mesmo princípio seria empurrar uma parede ou árvore. Exercício recomendado pelo ex-lutador de vale tudo Zulu.

Aí foi outro chilique, como se o jeito dele fosse bem superior, e eu concluí que era hora de pedir o boné. Só fiz essas duas aulas, e elas não compensaram o tempo em frente ao Skype. Nem o que eu já tinha pago considerei.

Você deve agora me perguntar porque eu caí nessa se todos os indícios eram de uma ilusão. Bem, a verdade é que o ser humano, por mais velhaco que seja, sempre tem uma lado ingênuo, de querer acreditar. É por isso que um homem careca pode comprar um novo remédio milagroso para calvície mesmo não acreditando que vá funcionar. Eu, da mesma forma, quis ver, e me dei mal. Mas não tive ninguém que pudesse me falar que o curso era ruim.

O curso é via Skype, segundo o Igal para prevenir pirataria. Uma preocupação vã. Primeiro, pq qq um pode gravar, usando plugins específicos para Skype, como eu fiz. Segundo, porque mesmo os vídeos das duas aulas, eu apaguei. Não valia a pena nem jogar no torrent, tão baixa é a qualidade do curso.

Pra terminar, ele diz que é o resultado dos exercícios dele mesmo. Mas quem o vê no Youtube só vê ele sentado sem camisa da cintura pra cima. Eu o vi de corpo inteiro, com maiô de academia e digo. Ele é na verdade, gordo. Imenso mesmo. É o Faustão antigo depois de umas barras. Eu não quereria aquele corpo pra mim.

  • 9 meses depois...

Publicidade

  • 4 anos depois...
Postado

Esse pedaço de estrume conta muita mentira. É só ver as minhas fotos na minha página do facebook . Na época estava com problemas no fígado por isso o inchaço, mas ele em nenhum momento me pergunto se tinha algum problema. Isso sem falar da minha mãe que estava com Leucemia e que durou mais seis meses. Estavamos tendo uns problemas de comunicação, nem por isso deixei de dar aula de cinco horas de duração cada. Filho da puta só vê defeito! https://www.facebook.com/igal2.fotoblog.uol.com.br/photos/p.3002801753118261/3002801753118261/?type=3&av=553284318070029&eav=AfYDLJSxc-Wu9l2lgMzn16U1N-4CGHChvGviIh_VAdzM7q52-e86V0xcLcQFecvfiyk&theater

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...