Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Hormonio do Crescimento (hGH)

O hormonio do crescimento (hGH ou somatotropina) é um hormonio peptídico, produzida pela glândula pituitária anterior. O exercício físico é um importante estimulante da GH, particularmente exercício de alta intensidade, assim como a hipoglicémia (o estimulante de GH mais fiável), concentrações baixas de ácidos gordos livres (FFA) e outras condições resultantes de privação energética.

Segundo os estudos de Sutten, ficou demonstrado que a hipoglicémia induzida pela insulina é o mais potente estimulante de hGH, tal como exercício a cerca de 75%-90% VO2 máximo. Descobriu-se que o pico de somatotropina em resposta à hipoglicemia induzida por insulina ocorre 45-60min depois da administração e 20min depois da hipoglicemia máxima. Após exercício de alta intensidade, a secreção máxima de GH ocorre 5-15min após a actividade física, no entanto, se a actividade for prolongada, pode atingir o pico em pleno esforço. A duração é um factor importante a ter em conta. Por exemplo, 20 min a um ritmo elevado podem não estimular a hGH mas 40min sim (Lazarus).

O mecanismo por detrás da estimulação pelo exercício físico está sobre intenso debate. Há fortes evidências que mostram que o ácido láctico é um mediador potente de somatotropina. Para tal, as experiências de Kraemer e Radomski contribuíram de forma decisiva. Ficou demonstrado que séries longas com menos descanso potenciam mais eficazmente a secreção de GH do que séries curtas, isto porque enquanto que séries curtas (5 repetições) se abastecem energicamente de fosfato de creatina, séries mais longas (até 10-12 repetições) retiram energia da glicólise, promovendo formação de lactato. A diminuição do tempo de descanso impede que este seja removido da célula, concentrando-o. Mais tarde, Hakkinen demonstrou que este tipo de treino aumenta os níveis de testosterona e cortisol, para além do hormonio do crescimento, enquanto que séries curtas não apresentavam resultados dignos de nota.

Ao que parece, o ácido láctico estimula a somatotropina indirectamente quando se dissocia em lactato (o sal de carga negativa) e H+ (protão), diminuindo o pH, que se pensa ser um importante mediador da hGH. Ainda são desconhecidos os mecanismos através dos quais a acidez promove a secreção do hormonio. Algumas explicações referem que a redução do pH provoca uma resposta do hipotálamo que liberta GHRH (Growth Hormone Releasing Hormone), estimulando a secreção de hGH pela pituitária. Outros estudos têm indicado que a termoregulação pode ser um factor a ter em conta. Por exemplo, exercício realizado a 4ºC resulta numa supressão de GH, enquanto que aquecimento passivo estimula a sua secreção. Este hormonio também faz suar, ou seja, provoca perdas de calor por evaporação. Logicamente, uma diminuição da somatotropina resulta na diminuição do suor e, consequentemente, armazenagem de calor. A GH, em resposta a hipertermia e desidratação, ajuda a preservar os fluidos corporais e sódio.

Como referi o Hormonio do Crescimento é suprimida pelo aumento de glicose no plasma sanguíneo e ácidos gordos livres. A secreção provoca um aumento da lipólise em descanso, principalmente durante a noite. Evidências mostram que contribui também para uma maior utilização de lípidos como fonte energética no período pós-treino. A distribuição relativa de receptores alfa e beta adrenérgicos pelo corpo determina os locais com maior pré-disposição a acumular gordura e a capacidade de a metabolizar. Isto porque os beta-receptores promovem lipólise e os alfa inibem. Uma vez que a hGH estimula a síntese de receptores beta adicionais nos adipócitos, há uma maior sensibilidade aos efeitos lipolíticos directos das catecolaminas (adrenalina e noradrenalina). Por outro lado, parece provocar a deslocalização de ácidos gordos para as células musculares, onde podem ser oxidadas para produzir energia, mantendo-os longe do tecido adiposo. A GH aumenta também a gluconeogénese hepática diminuindo a sensibilidade à insulina do fígado, direccionando o metabolismo para a oxidação lipídica. Também diminui a absorção de glucose por parte do músculo, interferindo com a activação dos receptores de glucose.

Publicidade

Postado

Interessante...

Obrigado pela contribuição JESSE OGRO !!

Explicado a razão da administração de insulina + gh em periodos próximos ...

Gostei da parte que fala sobre lipólise.

Alguem sabe explicar a razão da retenção causada pelo GH ?

E outra, se o GH diminui a sensibilidade à insulina, ele pode causar diabetes ?

ENfim, belo artigo Grande JESSE !

Postado
Interessante...

Obrigado pela contribuição JESSE OGRO !!

Explicado a razão da administração de insulina + gh em periodos próximos ...

Gostei da parte que fala sobre lipólise.

Alguem sabe explicar a razão da retenção causada pelo GH ?

E outra, se o GH diminui a sensibilidade à insulina, ele pode causar diabetes ?

ENfim, belo artigo Grande JESSE !

Cara, sobre a retenção não sei lhe dizer, mas o GH causa diabetes sim. Aliás, ele causa diabetes e osteoporose.

Abraço e bons treinos.

• 5 meses depois...
Postado

uma duvida tenho 15 anos e gostaria de aplicar 2 ou 4 mg de GH .

gostaria de saber se no meu caso ela causaria o fechamento da hipofise e conseguentemente pararia meu crescimento (altura)

• 1 ano depois...
  • 3 meses depois...
  • 1 mês depois...
Postado

Eu tenho 17 anos e tomo gh com orientaçao, para o proposito de crescimento... Já tinha tomado com 12 anos de idade e eu dei uma boa esticada com ele sim ... mas no entanto o meu crescimento de massa muscular sempre é muito pequeno com o uso do gh, talves seja por causa da baixa dosagem...Tomo 3.0 de norditropin.. Será que se eu almentar a dosagem eu vou aumentar a massa magra?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...