Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Lpo Para Bodybuilders

Posts Recomendados

Visitante Víkingr
Postado (editado)
Aqui está o que você precisa saber...
- O LPO não é apenas técnica. Ele pode e deve ser usado para construir volume e força.
- Se você acha que o LPO é complicado demais para aprender, vc está completamente errado ou apenas sendo preguiçoso.
- O top bber Amit Sapir construiu a sua fundação com o LPO e ainda o faz até hoje. Amir não faz sequer uma rosca desde que tinha 30 anos.
E se houvesse alguma coisa que conectasse um monte de bbers de alto nível, que são bem desenvolvidos e conhecidos? isto é, vencedores do Mr.America e Mr. Universo, e não um ou dois Mr.Olympias, mas, seis Sandows.
Agora, e se essa coisa fosse algo que muitos levantadores de hoje evitam, pq "é difícl demais para aprender" ou eles acham que não é importante ou é irrelevante.
Este é o clássico LPO - o Snatch, o clean e jerk e o clean e press, e vc gostando ou não, eles foram parte do bodybuilding de antigamente e, eles foram por volta de 40 anos inclusos nos programas de treino. Chegou a hora dos bbers de hoje conectarem com as suas raízes e entenderem como usar o LPO para add volume e força.
Quem é quem?
A lista de halterofilistas-fisiculturistas é uma lista de caras que provavelmene estão no papel de parede da sua academia. Eles são do tipo, sólidos, poderosos, bem desenvolvidos e continuam inspirando atletas até hoje, infelizmente são poucos que os reconhecem.
Jonh Grimek: Membro do time de LPO dos EUA em 1936. Duas vezes Mr. America( 1940 e 1941) e Mr Universo em 1948. Um dos mais fotografados e inspiradores bbers daquela época.
Steve Stanko: Competiu no weightlifting à nível internacional, incluindo o segundo lugar no campeonato mundial de 1938. Primeiro a quebrar o recorde de 1000 libras (os três levantamentos juntos), em 1941. Foi Mr. America em 1944. Venceu o primeiro Mr. universe contest em 1947.
Roy Hilligen: Competiu nos campeonatos da década de 50 e 60, incluindo um recorde não oficial de 405 libras no clean e jerk enquanto pesava somente 180 libras. E foi Mr. America em 1951.
Tommy kono: Duas vezes medalhista de ouro olímpico (1952, '56), medalhista de prata olímpico (1960). Ganhou inúmeros cameponatos internacionais em várias categorias de peso. Premiado "Lifter do Século" prêmio da Federação Internacional de Halterofilismo. Três vezes Mr. Universe (1955, '57, '61).
Bob Gajda: Deu créditos ao levantamento de peso olímpico, pois o mesmo o ajudou a desenvolver o seu físico para que saísse do 11 º lugar do Mr. América de 1964 para as primeiras colocações (vice-campeão Mr. America de 1965, vencedor do prêmio "Most Muscular"). Vencedor do Mr. America e Universo de 1966. E, Introduziu o futuro Mr. Olympia Sergio Oliva ao Bodybuilding.
Sergio Oliva: Começou no levantamento de peso no final da década de 50, competiu a nível internacional até o início dos anos 60 antes de entrar no bodybuilding. Ganhou duas vezes o prêmio "Most Muscular" no Mr. América sem vencer o Overall(1965, '66). 1967 Mr. Universo. Três vezes Mr. Olympia (1967-1969).
Al Beckles: Competiu no levantamento de peso nos anos 60 antes de começar uma das mais longas carreiras competitivas da história bodybuilding. Chamou o power clean de sua "arma secreta" para voltar aos treinos. Foi 1971 Mr. Universo, seis vezes top 5 no Mr. Olympia ('75, '77, '82, 84, 85, 86), incluindo o vice de Lee Haney em 1985.
Franco Columbu: Competiu no levantamento de peso no inicio dos anos 60, depois de ser pugilista amador.Tem um record pessoal de 270 libras no snatch, 325 quilos no Press, e 400 quilos no arremesso. Foi Mr. Universo em 1970 e, duas vezes Mr. Olympia ('76, '81).
Arnold Schwarzenegger: Fique de queixo caído, pois Arnold começou a sua carreira com o levantamento de peso olímpico quando era adolescente. Competiu e venceu no camp. naciona de levantamento olímpico no início e nos meados dos anos 60, ao mesmo tempo, competiu em camps. de fisiculturismo. Também competiu no powerlifting no final dos anos 60 antes de se tornar "apenas" um fisiculturista. Melhores cargas incluem um Press de 264 libras, 243 quilos no snatch, e 298 libras no arremesso. Foi quatro vezes Mr. Universe (1967-'70) e, sete vezes Mr. Olympia (1970-75, 1980).
Sapir dizia: "Bodybuilders podem aprender muito com os levantamentos Olímpicos". A técnica do Squat e do levantamento terra, geram poder explosivo, como recrutar suas fibras do sistema nervoso central e de contração rápida, coordenação e flexibilidade. A melhor maneira de construir um físico denso é com os snatches, jerks, split jerks, levantamento terra e agachamentos. Você pode construir cerca de 70% de um grande físico apenas com os movimentos básicos.
Fonte: T-nation, só traduzi o que eu achei mais relevante.
Editado por Víkingr

Publicidade

Postado

Eu vou incorporar nessa semana o snatch e o clean & jerk, porém com cargas zeradas, só pra pegar bem a forma dos movimentos. Penso que de longe são os movimentos mais belos no mundo da ginástica com pesos. Basta vê-los em câmera lenta.

Visitante Víkingr
Postado

tbm pretendo começar com carga zero, pois são movimentos que exigem uma certa técnica.

Postado (editado)

Tenho muita vontade de encaixar uns exercícios de LPO na rotina de treinos, mas além de não saber como conciliar com os básicos, eu acho que deve ser um processo demorado pra aprender a executar os movimentos mais complexos sozinho. Se tivesse alguém que orientasse seria excelente.

Editado por _Dan
Visitante Víkingr
Postado

Falta muito conhecimento para os instrutores de academia, os caras não sabem muito a respeito.

Postado

Pra quem é BB pro eu não vejo motivos para incluir LPOs no treino, já que seu foco é apenas estética, eles conseguem isso de forma muito mais fácil e menos perigosa

Agora pra quem é natural ou que cicla ocasionalmente, eu recomendo fortemente incluí-los, não precisa ser necessariamente os movimentos de competição (por exigirem uma certa experiencia), mas suas variações, como: rack pull, clean pull, snatch high pull, power clean, push press, front squat, etc. A época em que mais desenvolvi as costas e pernas foi quanto passei a adotar esses exercícios

Visitante Víkingr
Postado

Pra quem é BB pro eu não vejo motivos para incluir LPOs no treino, já que seu foco é apenas estética, eles conseguem isso de forma muito mais fácil e menos perigosa

Agora pra quem é natural ou que cicla ocasionalmente, eu recomendo fortemente incluí-los, não precisa ser necessariamente os movimentos de competição (por exigirem uma certa experiencia), mas suas variações, como: rack pull, clean pull, snatch high pull, power clean, push press, front squat, etc. A época em que mais desenvolvi as costas e pernas foi quanto passei a adotar esses exercícios

Isso mesmo.

Postado

Foda é encontrar academia que deixa você jogar o peso no chão. Aqui ja olham torto na hora que a barra no deadlift bate no chão...

Até se chegar a precisar jogar o peso no chão - no caso do snatch - é coisa pra 85 kg em diante. Até chegar-se a esta carga, com uma forma correta, dá pra levar a coisa.

Se bronquearem mesmo, como vou à academia de carro, posso levar dois quadrados de tatame EVA pra jogar os pesos, caso reclamem.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...