Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Instituto Xavier para Estudos Avançados


Ricardo Queiroz

Posts Recomendados

40 minutos atrás, Ricardo Queiroz disse:

 

Interessante essa maneira de se medir, nunca tinha visto.

Eu meço com base em tempo gasto em atividade. 

Deixo a GDC como se eu ficasse o dia todo deitado/sentado e vou adicionando as kcals das atividades que faço em relação ao tempo.

O problema é que para fazer com base no tempo eu preciso saber a velocidade que estou correndo/remando/nadando/subindo escada, o que complica um pouco.

Editado por EmilioTenório
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

12 minutos atrás, EmilioTenório disse:

Interessante essa maneira de se medir, nunca tinha visto.

Eu meço com base em tempo gasto em atividade. 

Deixo a GDC como se eu ficasse o dia todo deitado/sentado e vou adicionando as kcals das atividades que faço em relação ao tempo.

O problema é que para fazer com base no tempo eu preciso saber a velocidade que estou correndo/remando/nadando/subindo escada, o que complica um pouco.

O ideal seria avaliar tempo X intensidade (ou consumo de oxigênio), pelo menos com movimentação (km realizado) vc consegue simplificar ao máximo

Ex.:

Correr 1km em 3:25min (seria o equivalente a ~17,5km/hr, ou ~10,9mph). Usando o cálculo do MET (que tem lá no guia do GCD), para alguém de 80kg e 13% bf daria +/- met 16 (met equivalente a velodidade 11mph), ajustando isso para o peso da pessoa daria 13,94. Isso para o tempo de 3:25min daria um custo de ~74kcal

 

Correr 1km em 6:10min (~9,7km/hr, ~6mph). Usando o MET dessa velocidade (9.8 e met ajustado 8.18) para alguém de 80kg e 13%bf, daria o custo ~70,5kcal

 

Tempos diferentes, intensidades diferentes (consumo de o2), mas a distância foi igual, que deu +/- o custo calórico de MM 80kg e 13bf (~70kg de mm). Então dá p/ estimar o custo pela distância feita e MM (em atividades de movimento heheheh) com um pouco mais de "precisão", independente do tempo/intensidade

Salvo os casos que interfiram nisso, muito calor afeta o consumo de oxigênio e por aí

 

Aqui, escrevi um pouco sobre isso nesse link. Apesar de ter no guia do GCD, aqui fui mais afundo nessa parte de estimar kcal usando o met (inclusive usando várias intensidades e tempos diferentes)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rick você já leu alguns freaks criticando a medição de VO2 do Garmin Forunner 245 versus os tradicionais medidores de frequência cardíaca? Li um review de um cara que correu com os dois e escreveu um artigo taca-le pau em cima do forunner.  Você usa qual?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia gente,

 

16 horas atrás, Vecchio disse:

Rick você já leu alguns freaks criticando a medição de VO2 do Garmin Forunner 245 versus os tradicionais medidores de frequência cardíaca? Li um review de um cara que correu com os dois e escreveu um artigo taca-le pau em cima do forunner.  Você usa qual?

Já li algumas comparações sim, inclusive em um dos blogs de corrida que sigo fizeram uma comparação entre os mesmos.

O que acontece é que a medição de FC do pulso dos relógios vai ficando nebulosa em intensidades moderadas e altas, vai perdendo umas contagens e com isso precisão, aqui o FC de peito leva vantagem, isso acaba gerando a diferença nessas medições.

Assim que comprei o forerunner 910xt (hoje uso o 920xt) fui dar um bizu para ver como que funcionava as estimativas desses aparelhos. A princípio e sem o FC (independente de qual seja) vi que eles utilizavam os cálculos base com algo bem parecido do MET (usando tempo/distância, sexo, peso...), e a maioria dos cálculos já considerava epoc e tef, por isso geralmente vem com valores superestimados.

O mundo ideal seria fazer um teste ergométrico (com a máscara que pega o vo2max mesmo) e depois dar entrada desses dados no aparelho, dessa forma ele funciona fininho.

Mas como não estamos no "mundo perfeito", o algoritmo do relógio demora um pouco para aprender sobre você (usando a conta de FC ou medidor de pulso), aí vc precisa escolher o método: usando max heart rate, usando o max e HR de repouso, ou usando o limiar de lactato. Dos 3, o "mais exato" seria o último e quanto mais registra atividade com o fc, mais ele afina esse cálculo (ao menos para corrida).

O provável da discrepância de valores nesses testes com os 2 relógios foi que o cara correu de moderado a alto e não teve tanto tempo para o algoritmo aprender sobre o sujeito (aqui só achismo mesmo).

 

Hoje tem esse algoritmo firstbeat, que usa dados de peso, altura, sexo, nível fitness do sujeito e as informações do FC (intervalo entre as batidas) para determinar o MET da atividade. Então quanto mais usa um fc preciso, mais o algoritmo vai afinando

https://www.dcrainmaker.com/2010/11/how-calorie-measurement-works-on-garmin.html

 

Hoje em dia larguei mão do FC, treino pela sensação de esforço (frequência da respiração). Mas quando usava o FC direto não vinha valores muito diferentes desses multiplicadores que coloquei aí em cima não. Inclusive as médias desses valores foi comparando várias medições de atividades que fiz usando o fc.

_______________

 

Entonsses, ontem de noite teve uma rodagem

Feito:

42:06min | 8,18km | 5:09min/km | desnível nulo e sensação de esforço de baixa a moderada

https://connect.garmin.com/modern/activity/2634419882

Corrida boa, único porém foi que ainda estava com dmt nas pernas.

Engraçado avaliar isso, pela manhã (o dia seguinte ao treino de lower), não tenho dmt nenhuma, no horário do almoço já aparece algum incômodo e de noite agrava um tico, esse é um dos motivos de fazer a rodagem logo de manhã e não de noite, o corpo está sem incômodo e a corrida sai mais fluída

 

Fechei assim:

2 refeições

3065kcal (-500kcal) | p238g (31%) / nc334g (43,5%) / f44g (2,8%) / g66g (19,4%) / a14g (3,2%)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, Vecchio disse:

Valeu a aula, Rick.

Última pergunta: vou pro inferno, o cramunhão vem pegar no meu pé debaixo da cama se eu usar Karvonen (220 - idade) pra fcmáx?

Se for para começar melhor começar de algum lugar rsrsrs, mas pode usar a de Tanaka, acho que é mais nova 2001.

208-(0,7*idade)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite gente

 

Usei a hora do almoço para ir à praia, pouco mais de 30min de surfe

 

Agora de noite foi dia de DL 5+

A. Deadlift - 5x60 - 5x70 - 3x76 - 2x3x82 - 5x94 - 5x108 - 9x122 | RPE8, dead&stop, overhand, conv

B. Close Grip Bench Press - 5x42 - 5x52 - 2x4x62 - 7x92 - 10x82 - 13x74 | objetivo 3x8 -10%. Não peguei as reps no primeiro set, mantém a carga no próximo treino

C. Deadlift - 3x10x86

 

Estava me sentindo meio cansado, então não fiz os 5x10 do DL, fiquei com os sets adicionais mínimos

 

E só, no post de amanhã coloco a contagem

 

Flws

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia gente

 

Ontem fechei assim:

2 refeições

2910kcal (-190kcal) | p211g (29%) / nc299g (41,1%) / f36g (2,5%) / g78g (24%) / a14g (3,4%)

__________

 

Agora pela manhã acabei indo correr um pouco

Feito:

7,29km | 0:35:58min | 4:56min/km | sensação de esforço de baixa a moderada | desnível insignificante

https://connect.garmin.com/modern/activity/2637769592

6,01km a 4:52 (sendo os primeiros 9 min a ~5, não dei lap no aquecimento =/)

1,28km a 5:15

 

De noite tem o ohp 5+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, EmilioTenório disse:

E as dores nas pernas, estão tranquilas?

Está fazendo algo pós corrida para "soltar" os músculos?

Hoje já estão mais de boa, as dores também tinham muito haver com a corrida do sábado (tudo doía: upperback, glúteos, quads, isquis...). Fora isso é meio incomum eu ter algum incômodo muscular por causa dos treinos de corrida. Salvo quando junta um dia que achei o BS que achei pesado com a corrida do dia seguinte que puxei mais forte do que deveria, aí quarta-feira de tarde fica um "óh"

Fora isso não faço nada específico para soltar músculos, nem depois da corrida e nem depois do treino. Deve ter 1 ano que não sei o que é uma mobilização. Se acho que o dia foi pesado, consumo mais proteínas, ando um pouco mais que o normal e só

____________________________

 

Agora de noite foi ohp 5+

A. OHP (strict) - 2x5x22 - 5x30 - 2x3x36 - 5x42 - 5x48 - 11x54 | rpe 8,5. +2kgs, +1 reps e um rpe levemente menor do que o último 5+

B. Australian Pull-ups - 2x8 | estava com preguiça de montar/desmontar barra para aquecer pendlay com carga mais baixa

C. Pendlay Row - 2x5x62 - 10x86 - 12x78 - 15x70 | objetivo 3x6 -10%. Fechei, próximo treino sobe carga

D. OHP (strict) - 5x10x38

 

E é isso aí, amanhã coloco como fechei o dia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...