Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Levantamento Terra Vs. Hérnia - Alguma Relação?

VinixD

Posts Recomendados

Aí eu pergunto pra vcs. Dito o que foi dito. Que mesmo executado corretamente, pode ocorrer lesões. Até que ponto vale fazer esses exercícios? Até que ponto vale progredir carga?

Por mais que a gente almeje um shape bacana, é claro que tbm queremos um corpo funcional.

Sério, eu fico super pensativo com esse assunto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Bom, primeiramente obrigado pelas respostas.

Proxy, entendi sua explicação e era justamente esse meu medo. Realizar esses compostos (mesmo que corretamente) e ainda ter que conviver com esse perigo da hérnia. Ainda mais que não faço nenhum treino específico para abdomen, trabalhava ele só com esses próprios exercícios compostos. Tu acha que é melhor fazer um treino para abdomen pra tentar prevenir um pouco?

Olha Vini eu fui diagnosticado uma vez com uma hérnia umbilical durante a adolescencia . Não sei se o diagnostico foi errado (pois nunca fui atras de outro exame) ou se ela nunca estrangulou mas sei que ate hoje não tive problemas com isso. Esse tipo de coisa (surgimento de hernias) podem vir a acontecer mesmo para quem não treina ja que sem treinar o individuo acaba tendo a musculatura mais fraca. Por estar mais fraco ate o simples ato de trocar um garrafão de água ou um botijão de gás pode vim a desencadear algum problema.

Aí eu pergunto pra vcs. Dito o que foi dito. Que mesmo executado corretamente, pode ocorrer lesões. Até que ponto vale fazer esses exercícios? Até que ponto vale progredir carga?

Por mais que a gente almeje um shape bacana, é claro que tbm queremos um corpo funcional.

Sério, eu fico super pensativo com esse assunto!

Acho que isso cabe a cada um responder. Se você acha que os benefícios de fazer levantamento terra, agachamento, desenvolvimento militar e outros supera a possibilidade (que como o proxy disse pode vir a nunca ocorrer) do surgimento de uma hérnia creio que vala a pena continuar executando tais lifts.

Eu só acho que as pessoas tem que lembrar que muitas vezes uma vida sedentária pode desenvolver problemas maiores do que um treino executado corretamente.

Link para o comentário

Sempre gostei do terra, mas o problema é achar que nunca vai acontecer com vc, e quando acontece já era. Meses de molho e resultados pro saco. Acho que não vale o risco. Prefiro ter certeza que não vou ter "surpresas" desagradáveis e continuar treinando hard com a saúde em dia.

Link para o comentário

A pergunta que todos procuram a resposta é a seguinte: "quais as chances de desenvolver hérnia de disco fazendo um levantamento terra com a forma perfeita?" Infelizmente essa pergunta não tem resposta. Para responder a essa pergunta, seria precisa fazer um estudo randomizado duplo cego. Ou seja, seria preciso reunir um número X de atletas, com características absolutamente semelhantes (peso, altura, idade, tempo de treino, execução muito parecida entre os terras), randomizar esses atletas e avaliar, em um período de tempo, quem irá desenvolver ou não hérnia de disco. Isso tudo é absolutamente impossível: o número de pessoas necessárias para tornar o estudo estatisticamente significativo seria muito dificil de ser encontrado, bem como encontrar pessoas com características de peso, altura, idade, tempo de treino e execução muito parecidas do exercício. Além disso, o estudo seria antiético: você está submetendo algumas pessoas há um risco de injúria.

Na minha visão, mesmo com a possibilidade do desenvolver hérnia de disco, o levantamento terra deve ser mantido. Há bons motivos para isso:

• se você pegar o número geral de pessoas que desenvolve hérnia de disco por causa do terra e comparar ao número geral de pessoas que faz o terra adequadamente, existirá uma diferença gigantesca entre os números. Em 2014, houveram, até agora, 5 mil casos no Brasil de leucemias em homens. "PORRA CINCO MIL CASOS?!" GENTE PRA CACETE HEIN!" Sim, no número absoluto são muitas pessoas, no entanto, são 5 mil casos em 100 milhões de homens (população de homens) do país. Porque eu fiz essa comparação: o risco existe de desenvolver hérnia de disco fazendo terra, mas ele é baixo em comparação a quantidade de pessoas fazendo o exercício.
  • embora a fisiopatologia da doença seja aguda (a ruptura do disco e a compressão que o disco pulposo produz nos nervos espinhais), o corpo avisa quando a lombar não vai bem. Dores, cansaço, queda de desempenho. Isso significa que é preciso ser sensato ao ir para academia e fazer exercícios com uma frequência e uma intensidade altas. É preciso ter autorregulação.
  • a maioria das lesões de hérnia de disco que o terra causa são em pessoas que justamente não sabem executar o lift. O terra machuca atletas profissinais, sim, mas de uma modo diferente. Em atletas profissionais a lesão geralmente é por overuse, o cara treina a porra do exercício e faz um tanto de outros exercícios que também utilizam a lombar numa frequência altíssima, resultando em lesão. Em atletas amadores (eu, você que está lendo isso e o restante do fórum, por assim dizer), nos machucamos por falta de técnica na execução do exercício, bem como o desconhecimento da quantidade de força que temos (levantar mais carga do que aguenta).

Olha Vini eu fui diagnosticado uma vez com uma hérnia umbilical durante a adolescencia . Não sei se o diagnostico foi errado (pois nunca fui atras de outro exame) ou se ela nunca estrangulou mas sei que ate hoje não tive problemas com isso. Esse tipo de coisa (surgimento de hernias) podem vir a acontecer mesmo para quem não treina ja que sem treinar o individuo acaba tendo a musculatura mais fraca. Por estar mais fraco ate o simples ato de trocar um garrafão de água ou um botijão de gás pode vim a desencadear algum problema.

Isso é absolutamente importante. Na maioria total de pacientes que eu atendi e atendo, as hérnias inguinais, de umbigo e todas as demais hérnias da parede abdominal (portanto isso aqui não vale para hérnia de disco) surgem em pessoas de meia-idade + trabalhadores braçais + fumantes + sedentários + obesidade leve-moderada. Exemplo: caminheiro, 1,70, 95kg, fumante, obesidade visceral, sedentário. A hérnia surge nesse tipo de paciente, que não tem atividade física, fuma, está fora do peso e teve a infelicidade de nascer com algum defeito congênito da parede abdominal.

Mas como a pergunta foi: terra e demais podem causar hérnia? A resposta é sim, pode, não necessariamente irá acontecer, mas a possibilidade existe sim.

Editado por proxy
Link para o comentário

Estou completamento de acordo com vcs. Não tiraria o terra do meu treino (pelo menos não no momento), até porque é um exercício que adoro fazer.

Mas acho importante saber que existe sim esse risco de lesão mesmo executando corretamente o exercício.

Proxy, tu é médico?

Link para o comentário

Vou contar uma coisa pra vocês.

Na família da minha mãe, de 6 irmãs, 3 tiveram problemas na coluna: 2 com hérnia de disco e outra com um outro problema que não sei direito o que é. As três operaram mais de uma vez e tiveram discos fixados.

Pra piorar, sempre fui daqueles moleques viciados em computador, que passam horas e horas sentados. Entrei na faculdade na área da computação e a situação piorou: além das horas vagas no pc, precisava estudar e programar. Não deu outra, minha lombar começou a reclamar, por mais que eu cuidasse minha postura ao máximo.

Aí entrei na academia e comecei a levar um pouco a sério. Mesmo sem o terra, agachamento e outros compostos que ajudam no fortalecimento do core, minhas dores recuaram MUITO.Foi uma das coisas que me motivava ir na academia puxar ferro.

Agora me formei, mas continuo dentro da Universidade e passando boa parte do dia sentado. Continuo praticamente sem sentir dores na lombar, e agradeço a minha academia por isso. Vou continuar fazendo terra e tudo mais sem medo, porque tenho certeza que se não fosse por isso eu já estaria com minha coluna podre.

Link para o comentário

Não, no entanto estou atualmente no 5º ano da graduação de medicina. Me formo em 1 ano e 7 meses.

Pô, que bacana que cara!

Fique sempre por perto ein,rs. É sempre bom ter uma opinião mais profissional sobre assuntos desse tipo.

___________________________________________________________________________________

Mauricio.

Tbm tenho esse problema. Meu trampo é praticamente o dia todo sentado na frente de um PC, tanto que tenho problemas com encurtamentos e estou tendo que realizar alguns exercícios de mobilidade pra melhorar isso.

Editado por VinixD
Link para o comentário

Bom...lendo este tópico eu fico meio pensativo,fico pensando se vale a pena ou nao me arriscar fazendo terra,agacho,etc

Se tivessem me alertado sobre todos esses problemas que estes compostos podem gerar,quando eu estava nos meus primeiros meses na gym,eu nunca iria fazer esses exercicios,principalmente,por sentir medo.

Mas ainda bem que eu comecei a fazer terra,agachamento,militar,etc.Esses exercicios fizeram uma mudança absurda em meu corpo ! Quando vc aguenta fazer um Terra com 2BW,pelo menos no meu caso,a vida fica muito mais facil.

Muita gente la na gym fala que eu sou louco as vezes,que eu vivo no rack de agachamento,que eu tenho que parar de fazer esses exercicios..Mas essas pessoas nao sabem o tanto de benefícios que esses compostos acabam trazendo. Foi treinando força que eu realmente pude perceber que eu sou capaz de qualquer coisa.

Foi colocando uma barra com mais de 100kg nos ombros,e agachando com ela,que eu aprendi a me tornar um homem de verdade.. (ficou meio gay essa parte,foda se auhauhauahuah)

E as transformaçoes no corpo foram absurdas !

Tem gente la na gym que começou a treinar meses antes que eu,e hoje eu consigo pegar mais carga,e estou ficando com um shape melhor...E adivinha quem faz os treinos a la 4fit club? Nao sou eu :D

Entao,se for pra vir a hérnia,que venha a hérnia ! Somente pelo fato de eu respirar aqui em Sao Paulo,eu ja corro o risco de ficar com alguma doença no pulmao,de tanta poluição no ar..Mas eu nao vou deixar de respirar por causa disso.

Entao que venha hérnia,e se nao vier,melhor ainda !!

Abaixo deixo um vídeo,que foi um dos motivos de eu fazer este lindo (e gay) post.

Abraço !!

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...