Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Levantamento Terra Vs. Hérnia - Alguma Relação?


VinixD

Posts Recomendados

Bom, primeiramente obrigado pelas respostas.

Proxy, entendi sua explicação e era justamente esse meu medo. Realizar esses compostos (mesmo que corretamente) e ainda ter que conviver com esse perigo da hérnia. Ainda mais que não faço nenhum treino específico para abdomen, trabalhava ele só com esses próprios exercícios compostos. Tu acha que é melhor fazer um treino para abdomen pra tentar prevenir um pouco?

Meu pai nunca teve hérnia. Meu irmão já teve 2x a umbilical, não sei se tem algo a ver.

E aproveito para refazer a pergunta do Jaraqui. O cinto previne algo tbm?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

E a hérnia de disco?

A depender das contribuições passadas do povo que posta aqui, selecionando alguns que priorizaram referências, é quase unanimidade afirmar-se que tal problema é oriundo da execução incorreta.

Mas ainda me incomoda essa pergunta. Ainda não vi a resposta definitiva e, como você, gostaria de uma resposta que me convencesse.

Enquanto isso não ocorre, gostaria de comentar o vídeo a seguir:

Como em um campeonato busca-se não só a superação das próprias marcas do atleta como também um resultado entre os três melhores (geralmente), a busca por levantar o peso custando o que custar até as costas não ficarem mais ripadas, é algo que não dá pra se negar que ocorreu em alguns casos nesse vídeo. E, pra mim sinceramente em tais casos, a coluna pode querer cobrar um pedágio lá no futuro desse atleta.

Em contrapartida, se as costas estão ripadas e o movimento prioriza a forma e a qualidade, eu me somo a dois colegas desse tópico que já afirmaram o seguinte: o levantamento terra fortalece as costas e, por conseguinte, previne problemas ortopédicos. Eu só acrescentaria, portanto, "...se executado corretamente...".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O maior problema é que já vi afirmações de que mesmo com execução correta o terra pode desenvolver lesões. É isto o que mais me preocupa.

Exatamente isso, nem mais, nem menos.

Por isso criei o tópico. As vezes paro pra pensar: pô, mesmo executando o terra corretamente ainda pode gerar lesões (hérnia, por exemplo) e fico meio desanimado. Ainda mais com as progressões de cargas. Qdo faço terra sinto uma pressão tremenda no abdomen. Imagina que mer** vc fazer o exercício corretamente e ainda ganhar uma bela de uma hérnia umbilical!! Só tira com cirurgia, e sem contar o tempo de molho dps sem poder pegar peso. TENSO!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, as pesquisas e estudos a favor da boa execução indicam que não causa problema algum...porém não devemos esquecer do extinto humano...

Sério cara eu faço terra, porém faço o terra ''leve'' com 50%-60% de 1RM. Eu fico pensando...nunca quero parar de treinar...já treino a 3 anos e a cada dia só aumenta a vontade...como estará minha coluna quando eu tiver 70 anos fazendo esses terra e agachamento absurdos ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fellas li o topico so por cima , se alguem sober pode me tirar essa duvida , a hernia é algo hereditário ? Pois meu pai ja teve na barriga, quando trabalhava vendendo calçados carregava caixas subindo e descendo escadas ,adquiriu so com isso. E quando eu fazia o terra , acontecia a mesma coisa que o colega ali acima falou , sentia umas dores abaixo do umbigo por dentro no dia seguinte a noite.

ps: de uns tempos pra cara senti dor nas costas e deixei por um tempo , troquei por uma remada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém poderia postar algum índice de hérnia de disco em PL ou LPO , sei que não são parâmetro pois o resultado no esporte de alto rendimento está acima de qualquer coisa, seria apenas para termos uma idéia

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa proxy, já está bem esclarecedor o texto dessa sua nova resposta. Pra minha infelicidade. Explico a seguir.

Friamente pensando, terra e agachamento podem ser substituídos por um conjunto de outros exercícios. Para tal, um caminho que eu pensaria em seguir seria o de pegar o livrinho lá do Delavier(*), anotar os feixes musculares envolvidos e procurá-los nos outros exercícios que lá estão elencados e pronto.

Como comentei: "friamente". Mas agora pra mim, pessoalmente, é como tirar um brinquedo que uma criança velha tem por um bom tempinho. Exatamente nesses dois exercícios - agachamento e terra - é um momento da minha semana onde eu durmo pensando, seleciono trilhas de rock pras últimas três séries, enfim, tem todo um mecanismo psicológico que, no final das contas, o mundo pode acabar que eu morro feliz se eu treinei com todas as forças que eu conseguir reunir para as últimas repetições. Não tem trânsito, trabalho, vizinho, nada, que me façam esquecer a DMT do agachamento e do terra.

A idade vai chegando (digo já chegou no meu caso) e eu preciso levar em consideração esses estudos. Traga pra gente, por favor, esse material que você está preparando, pois sempre que o debate é acerca desse assunto rola muita emoção, discussão, barraco e, no fim das contas, não se chega a um consenso. Eu mesmo acabei de fazer uma "oração do terra e do agachamento". Enfim... rs

DELAVIER, F. Guia dos Movimentos da Musculação: uma abordagem anatômica. 2a ed. São Paulo: Manole, 2000.

Há outras edições mas nova, mas esta circula por aí, p. ex. 4shared. Gostei tanto que vou comprar.

Obrigado!

Não se esqueça de quando for postar, indique o link aqui nesse tópico, por favor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...