Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Calistenia E Treino De Rua: História E Rotinas De Treino.

thalesgodoy

Posts Recomendados

Olá pessoal, tudo bem? Sou relativamente novo no fórum, e apesar de acompanhar a muito tempo somente recentemente me registrei.

Treinei em academia por alguns anos, mas por falta de tempo tive que começar a treinar em casa, e assim conheci a Calistenia. Hoje em dia sou apaixonado pelo esporte, e sendo assim, resolvi trazer conteúdo para facilitar para os iniciantes.

O que é Calistenia?

Calistenia, segundo Marinho (1980) citado por Marcelo Costa, vem do grego Kallos (belo), Sthenos (força) e mais o sufixo “ia”.
Com origem na ginástica sueca apresenta um divisão de oito grupos de exercícios localizados associando música ao ritmo dos exercícios que são feitos à mão livre usando pequenos acessórios para fins corretivos, fisiológicos e pedagógicos.

Acho que agora você lembrou dos bastões, plinto e do banco sueco. Essa pratica com certeza fez parte da sua vida durante o ensino fundamental.

A calistenia foi criada e fixada pelo Dr. Lewis e pela A.C.M(Associação Cristã de Moços), afim de promover saúde e aptidão física em pessoas que não são atletas, pois a prática esportiva de alto rendimento exigia uma seleção natural óbvia. Dr. Lewis constatou que uma atividade física de execução simples e com resultados reais, poderiam ser realizados por qualquer pessoa, mesmo aquelas que não possuíam um acervo motor abrangente.

A ginástica de academia, localizada e aeróbica com certeza é uma neta da calistenia, pois foi fundamentada nos movimentos mais populares dessa vovó esportiva.

Hoje em dia o mercado fitness está se desenvolvendo cada vez mais e a necessidade de inovação faz com que algumas práticas do passado sejam trazidas de volta. As pessoas estão buscando atividades cada vez mais desafiadoras e complexas.

Com isso algumas modalidades como treinamento funcional e o Cros Fit estão em alta.Pelo desafio e pela proposta de realizar atividade física livre, sem auxílio dos aparelhos guiados. A Calistenia está muito presente nessas atividades, com formas mais desafiadoras e complexas, atraindo cada vez mais pessoas. [Fonte: http://www.calisteniabrasil.com.br/#!objetivo/citr]

Vantagens:

Os exercícios calistênicos podem trazer muitos benefícios até mesmo para quem treina em academia. Pra quem tem pouco tempo disponível, não gosta de sair de casa ou não pode ela também resolve grande parte dos problemas, afinal, basta comprar uma barra de porta e paralelas de PVC.

Além disso a grande maioria dos exercícios de Calistenia são compostos, ou seja, trabalham mais de uma parte do corpo. Esse tipo de exercício é conhecido por aumentar a produção natural de testosterona, que é o principal hormônio masculino e grande responsável pela construção de massa muscular; e por ajudar a queimar mais gordura corporal. Quanto mais massa muscular é estimulada durante um treino, mais testosterona é liberada. Sendo assim, realizar exercícios compostos é uma das chaves para pessoas que visam aumentar os músculos.

A Calistenia traz excelentes resultados pra quem quer entrar em forma, conquistar um corpo Fitness, ganhar força e resistência. Principalmente se aliada a boa dieta e nutrição.

Vídeos de exemplos:

Se você quer conhecer os grandes praticantes veja nos vídeos abaixo o que são capazes de fazer:

Como treinar?

Quando decidi treinar em casa tive dificuldade em montar um treino, procurei vários vídeos e montei um treino dividido em ABC 2x, mas depois disso conheci o site do MadBarz, que disponibiliza gratuitamente diversas rotinas de treino, divididas inclusive em iniciante, intermediário e avançado. Acredito que seja o meio mais fácil de iniciar nos treinos.

Recomendo também a leitura do livro Convict Conditioning, caso você entenda inglês. É um livro bastante rápido de se ler e que com certeza agregará imenso conhecimento a quem está iniciando.

As rotinas do MadBarz são nesse estilo:

costas.jpg

Já vem com tempo de descanso, quantidade de repetições e imagens dos exercícios. Ou seja, completamente mastigadas. Atente-se apenas para não dar um passo muito largo, comece do começo!

Para facilitar eu baixei todas elas e compilei, o link para download é esse: http://www.4shared.com/rar/4m_IVeycce/Calistenia_-_Routines.html

Quem quiser pode baixar.

O esporte está crescendo no mundo todo, e afirmo por experiência própria que dá resultados corporais e é muito prazeroso.

Outro tópico que recomendo para ajudar ainda mais foi o do Leandro Twin, que me ajudou imensamente a organizar minha alimentação, então segue o link também para facilitar: http://www.hipertrofia.org/forum/topic/51269-passo-a-passo-montando-sua-dieta-com-video-explicativo/

Bom, espero ter contribuído e agradeço a todos que contribuem também! Abraços.

Editado por thalesgodoy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Boa Thales!

Me registrei agora mesmo só pra acompanhar isso. Por coincidência, tenho lido a respeito de calistenia e street workout, e cada vez me interesso mais.

Atualmente tenho treinado apenas em casa mesmo, há 1 semana, com barra paralela (uma que é encaixada na porta, não aquela de pressão), flexão, abdominais e agachamento sem peso.

Como sou ectomorfo, ainda estou pegando um condicionamento físico, e confesso que não imaginava que fazer barra fosse tão difícil hehe

No mais, valeu pelas dicas, eu também li o site MadBarz e achei muito bom o conteúdo.

cya

Link para o comentário

Curto muito esse tipo de treino.

Fiz durante um bom tempo, porém com o objetivo de emagrecer e estava comendo bem pouco, então não tive resultados, apenas fiquei "definido", mas tanque em magrelo não tem muito valor.

Acho que se o cara comer direito e treinar com intensidade, dá pra conseguir ficar com um corpo legal sim, até melhor que uns 80% da galera que se mata com isolados na academia.

Eu resolvi parar porque meu objetivo era conseguir fazer o muscle up. E consegui... vejo que quase ninguém faz o muscle, não sei se é porque não tentam, não tem interesse, não conseguem... mas é muito foda!

Detalhe que é totalmente jeito e treino, quase nada de força (eu acho). Tanto que comecei fazendo o muscle quando tinha 68kg, hoje estou com 78kg e faço com a mesma "facilidade".

Hoje em dia só faço academia mesmo, treino de força e só composto. Mas não deixei de lado a barra fixa e nem paralelas.

Pensei em começar a tentar mandar o muscle nas argolas que tem lá no parque, mas como eu estou com o ombro zuado achei melhor deixar queto.

tem um canal bacana no youtube de uns brasucas:

Abraço!

Link para o comentário

O calistenia brasil é realmente muito bom! Muscle up eu não consigo ainda, realmente acho que ainda não peguei o 'jeito', mas planche já tô conseguindo. Eu comecei a treinar em março e entrei em cutting, perdi 10kg desde então e tô quase batendo os 10% de bf (minha meta) e depois vou começar um bulking só com calistenia, vamos ver como o corpo responde.

Compartilharei os resultados, mas acredito que dá pra pegar um shape bem bacana sim...

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...