Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Eletromiografia Vs Recrutamento "tradicional"

Posts Recomendados

Postado

Utilizo o "Guia dos Movimentos de Musculação: uma abordagem anatômica", 2a ed/2000, do DELAVIER, quando necessito encontrar um exercício que complemente um conjunto de músculos. Desta forma evito de sair de um exercício e ir para outro e recrutar a praticamente a mesma musculatura para a mesma região.

Acontece que ouvi dizer que a eletromiografia andou "derrubando" alguns padrões do chamado recrutamento tradicional, o qual penso eu, seja esse que a abordagem do DELAVIER adota.

Face ao exposto e, caso o que eu escrevi proceda, alguém saberia indicar algum manual com toda a musculatura humana redesenhada com o recrutamento agora sob a "visão eletromiográfica"? Um manual como o do DELAVIER?

• 3 meses depois...
Postado

Respondendo a mim mesmo, caso seja do interesse de mais alguém, encontrei no livro do BOMPA um estudo interessante.

Os autores realizaram um teste com estudo com indivíduos drug free há pelo menos dois anos e chegaram aos seguintes resultados para anunciarem os exercícios com maior potencial de aumentar a força e o volume muscular, isto é, a maior estimulação:

Elenquei aqui a comparação com os exercícios que eu achavam que eram os tops. A unidade é o EMGImáx:

• Peitoral Maior: supino declinado com halteres (93) vs supino reto com barra (85)
  • Peitoral Menor: supino inclinado com halteres (91) vs supino inclinado (83)
  • Deltóide Medial: elevação lateral inclinado (66) vs elevação lateral em pé (63)
  • Deltóide Posterior: crucifixo inverso em pé (85) vs nada (eu não fazia)
  • Deltóide Anterior: desenvolv. frente c/ halter (79) vs desesenv. frente sentado (61)
  • Bíceps Braquial: Scott com barra (90) vs rosca direta (63)
  • Tríceps Braquial: Tríceps testa inclinado c/ barra (92) vs supino fechado (72)
  • Grande dorsal: Remada curvada (93) vs pulley frente (86)
  • Quadríceps: Agachamento (88) vs nada (esse eu acertei...)
  • Isquiotibiais: Flexão de joelho em pé (82) vs stiff (56)
  • Semitendinídeo: cadeira flexora (88) vs stiff (63)
  • Gêmeos: gêmeos "burrinho" (80) vs gêmeos em pé (68)

A tabela completa encontra-se na p. 138 de Bompa & Cornacchia, "Treinamento de Força Consciente: estratégias para ganho de massa muscular", 2000.

Não estavam relacionados como exercícios estudados: levantamento terra, desenvolvimento militar, arranco e arremesso.

Fiquei impressionado com os resultados em vermelho.

Quem souber e quiser dar mais informações acerca disso, isto é, se mais resultados mais recentes evoluíram ou modificaram isso, posta aí pra dar uma força.

Postado

Acho que não dá pra postar aqui... não sei se é permitido pelas regras do Corão...rs

"força consciente 4shared" no google. É o 1o registro.

Essa é só a primeira polêmica que li ali. Tem outra, mas preciso ler o livro até o final pra contar.

Postado

Eu sigo o "5/3/1" com algumas modificações.

Nesse método, os exercícios chamados de auxiliares são de livre escolha do praticante. São sugeridos alguns exercícios, mas o praticante é livre pra escolhê-los, desde que não sombreiem o repouso muscular dos exercícios principais (militar, supino, terra, agachamento).

Da mesma forma que você comentou do que o Craw disse, eu não vou me jogar da janela...rs.

Entretanto, fora essa semana que vem, na outra, eu estarei reiniciando minha série e até lá darei uma repensada nos exercícios auxiliares...hehehe.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...