Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Resposta Ao Artigo: Tribulus Terrestris: Dinheiro Jogado No Lixo ?


JairMiguel

Posts Recomendados

Postado

Fala pessoal!

Essa briga sobre o efeito ou não do tribulus vai longe! Sei que não vou encerrar o assunto, mas se entenderem o que estou prestes a colocar, poderão entender melhor e ver que na verdade, como tudo nesta área, varia de indivíduo para indivíduo.

Em primeiro lugar, tribulus funciona? SIM e NÃO. Se não funcionasse, não haveria milhares de pessoas (inclusive eu) alegando que tiveram aumento da libido. Por outro lado, se funcionasse, não haveria pessoas dizendo que não sentiram sequer um efeito.

Qualquer um que tenha tido uma conversa com um endocrino e pesquisado bastante, vai perceber que a testosterona não é um hormônio que só serve para aromatizar e /ou participar da síntese protéica, como vemos por exemplo, aqui no fórum. Cada atividade do organismo utiliza uma parte desta testosterona e a quantidade é bem variável intra-indivíduos e inter-indivíduos. Para facilitar aos leigos, vamos imaginar uma fila de copos vazios.

Cada copo vazio representa uma função desempenhada pela testosterona. A cada ciclo, os copos se enchem e se esvaziam conforme inúmeras funções e atividades do organismo e que pelo princípio da incerteza de heisenberg, creio nunca podermos determinar. A testosterona livre representa uma pequena parte que transita pela corrente sanguínea e não sei quando nem onde, levou a fama de ser o "padrão gold" para se determinar se o sujeito vai ganhar ou não massa muscular. É claro que pensar assim é um erro e se voltarmos aos exemplos do copo podemos entender. Portanto, os copos representam as atividades desempenhadas pela testosterona. A água dos copos é a própria testo, que enche-os e esvazia-se. A água que não é colocada em nenhum dos copos é a testosterona livre. Agora, suponhamos que determinada função necessite de "água". Quais são os canos que levarão a água até o copo? A corrente sanguínea. Portanto, dizer que a testosterona é "livre" já é um erro, pois ela pode estar endereçada para um determinado copo, tendo sida contabilizada como livre num dado momento, mas que em outro encontrava-se no copo. Voltando ao princípio de heisenberg, OU podemos saber a quantidade de testo num dado momento OU sua posição (seu destino) mas nunca os dois. É aí que os exames de testosterona livre falham. Falham não em necessidade e importância clínica, mas para se provar que um dado suplemento não aumenta a testosterona no organismo. Ora, um dado suplemento pode estimular a produção de testosterona e ela sequer ser percebida, pois iria para um destes copos e não ficar livre como muitos pensam. Na verdade, a lenda que temos é a de que o excesso extra de testo fique prontinho para virar massa muscular. Mas com exceção dos fisiculturistas (que fazem uso de MUITA testo) a produção extra pode ficar residente em um dado copo e assim jamais ser percebida. Apenas a partir do momento em que todos os copos se enchem é que a testo começa a "sobrar" no organismo. Mas isso ocorre em doses acima do normal (diga-se esteróides anabolizantes).

Assim, inumeros usuários do tribulus descrevem como efeito um aumento da libido. Simplesmente a produção estimulada pelo tribulus chegou até o copo da libido. Há algumas teorias para isto: A primeira e mais plausível é a de que o papel da testosterona como instigadora de libido é a função mais sensível a alterações. Seja estresse do dia-a-dia, seja alimentação ou medicamentos, o corpo sabe que a libido é uma das poucas funções que poderão ser afetadas momentaneamente sem prejudicar o organismo como um todo (o corpo "rouba" testo das funções de libido para outras funções mais vitais). Resumindo, você não vai morrer se seu bilau não subir por uns três dias, já outras funções...

Portanto, podemos concluir que qualquer alteração em funções desempenhadas pela testosterona por meio da suplementação por tribulus (libido, sínstese protéica, produção de outros hormônios) já é uma prova contundente de que houve aumento da produção natural, pois em caso negativo, nenhum copo haveria sido afetado.

Agora, para falar que o tribulus não gera ganhos diretos em massa magra eu concordo. Isso porque um copo preenchido com testo extra não significa que alguma outra quantidade estará disponível. Ela pode simplesmente ser usada por um outro copo. Então, para vermos um aumento de massa, precisaríamos, como dito, transbordar todas as funções para que assim houvesse o desempenho que se espera da testosterona. Ora, o corpo é um ser inteligente, ele não vai deixar o copo de síntese protéica lotado enquanto o da libido está lá, seco. Nisso o tribulus ajuda. Claro que nem de longe é comparável a sintéticos, mas dizer que é inútil também é errôneo. Na melhor das hipóteses, você vai curtir semanas de prazer e libido.

E até hoje não descobriram uma forma de fazer a testo seguir um caminho pretendido (diretamente para a síntese protéica, por exemplo), porque o corpo faz o mencionado, movendo de onde tem muita para onde há pouco.

Desta forma, a pesquisa que todos repetem incessantemente (inclusive citada no artigo, a dos jogadores) é bem insuficiente, pra não dizer aquém de qualidade para os padrões atuais para provar que o tribulus não funciona. Isso porque medir apenas a testosterona livre é um baita erro. Se pudéssemos medir a quantidade em cada "copo", aí sim poderiamos chegar a um resultado. O resultado que muitos chegaram: Aumento da libido, por exemplo. Mas e os outros, os que não sentiram diferença alguma? Como mencionado, os níveis de testo vão muito além do que se prevê em um exame de testo na corrente sanguínea. Enquanto alguns se vangloriam por ter 900mg de testo livre (captadas enquanto elas estavam indo para alguma função), pode ter gente aí com 450mg de testo livre, mas com os copinhos todos cheios, promovendo ganhos em todos os sentidos. Ambos se equivalem, pois a diferença entre eles é que em um dado momento (no exame) um estava com testo locomovendo-se para funções e o segundo não. Talvez ambos podem ter a mesma quantidade e mesmo assim ficam repetindo o mito da testo livre.

"Ah mas se a minha testo está toda sendo usada, então como vou virar um boi??" Simples, você não vai. Naturalmente você vai chegar até o seu limite de produção natural de testosterona, talvez com uma melhora por parte de um tribulus, por exemplo, mas vai ficar nisso. Vale lembrar que nós seres humanos, desde a era pré-histórica, viemos abrindo mão de massa muscular, força e tamanho para aumentar a capacidade cerebral e cognição. É a evolução e não temos como fugir dela, o que significa que cidadãos naturais ( E POR FAVOR ESTAMOS FALANDO APENAS DE NATURAIS, NÂO ME VENHA COM PHIL HEAT) daqui a 3 mil anos, terão ainda menos propensão à massa muscular do que temos hoje, em compensação a capacidade cerebral...

É isso!

fontes:

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24968251

http://www.medscape.com/viewarticle/543997_2

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24960363

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24953607

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24943294

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24937537

Postado

Ótimo tópico. Já vi pessoas se degladiando sobre a tribulus fazer ou não efeito, dizendo que funciona ou não e a conclusão mais lógica de todas é que varia de pessoa para pessoa.

Estou com um pote de tribulus aqui, irei tomar 1500mg por dia, comprei pensando mais na libido do que nas outras funções, e vou relatar ao final o que achei desse suple. no mais é isso,

Postado

Gostei do texto. Aproveitando, o que acham do uso de 3 ou 4 capsulas de Tribulus no dia em que consumir alcool/drogas/ ou estiver em um stress muito grande (falat de sono por exemplo). Funciona ou o uso tem que ser mais prolongado pra ter algum efeito significativo?

Postado

Gostei do texto. Aproveitando, o que acham do uso de 3 ou 4 capsulas de Tribulus no dia em que consumir alcool/drogas/ ou estiver em um stress muito grande (falat de sono por exemplo). Funciona ou o uso tem que ser mais prolongado pra ter algum efeito significativo?

se for o aumento de testosterona o seu objetivo,so funciona a longo prazo

Postado

Gostei do texto. Aproveitando, o que acham do uso de 3 ou 4 capsulas de Tribulus no dia em que consumir alcool/drogas/ ou estiver em um stress muito grande (falat de sono por exemplo). Funciona ou o uso tem que ser mais prolongado pra ter algum efeito significativo?

Por significativo você quer dizer ao ponto que você perceber? Porque claro que até que você perceba algum efeito, é possível que voce precise dedicar uma boa quantidade e um prazo legal, mas eu diria que qualquer gota no copo para o organismo já faz diferença.

Postado

Se nossa espécie ainda existir daqui a 3.000 anos, talvez a tendência não seja apenas o enfoque na capacidade cognitiva, vendo que a estética é de suma importância e existe uma tendência crescente para que pessoas experimentem AE's, alterando assim a cadeia do DNA, provendo de mutações para as próximas gerações que terão uma fisiologia diferente da que conhecemos hoje, em alguns pontos sendo sutis e outros um tanto mais alarmantes. Outro fator são as descobertas e progressos científicos, é questão de tempo até aprendermos driblar nosso metabolismo para funções específicas, podendo ser um anabolismo de diversas áreas conjugadas ao corpo, ou um aprimoramento considerado "completo."

Postado

Se nossa espécie ainda existir daqui a 3.000 anos, talvez a tendência não seja apenas o enfoque na capacidade cognitiva, vendo que a estética é de suma importância e existe uma tendência crescente para que pessoas experimentem AE's, alterando assim a cadeia do DNA, provendo de mutações para as próximas gerações que terão uma fisiologia diferente da que conhecemos hoje, em alguns pontos sendo sutis e outros um tanto mais alarmantes. Outro fator são as descobertas e progressos científicos, é questão de tempo até aprendermos driblar nosso metabolismo para funções específicas, podendo ser um anabolismo de diversas áreas conjugadas ao corpo, ou um aprimoramento considerado "completo."

Embora eu concorde com você, note que você desviou o lado da teoria. Eu me referi que naturalmente e evolutivamente, fomos saindo de paredes de músculos para mais neurônios. Claro que à medida que evoluirmos em campos como biologia e medicina iremos fazer drogas ainda mais eficientes, mas a tendência do cidadão comum, que não será fisiculturista, será o de ser inteligente em detrimento da força e massa física.

  • Supermoderador
Postado

Desculpe, não entendi o que você quis dizer.

Parece que a sua mensagem é de que a medição realizada (testosterona livre) não serve para nada, então é melhor ter fé no tribulus - embora não tenha nada que prove que ele funciona (muito pelo contrário). É isso?

Se os níveis de testosterona não fazem diferença, porque ocorrem tantos problemas quando eles estão abaixo da faixa 'normal'?

O que tem a ver os estudos que você citou como 'fontes'? Apenas um dos artigos parece ter a ver com o seu texto (o do Medscape) embora ele não faça nenhuma menção a sua analogia de copos cheios e vazios, pelo menos eu não achei.

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24968251 -> retenção de massa magra em homens com hipogonadismo após TRT

http://www.medscape.com/viewarticle/543997_2 -> fisiologia da testosterona

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24960363 -> mostra o método de medição de testo total

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24953607 -> relação de testo e esteatose hepática em ratos (??)

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24943294 -> testosterona e risco cardiovascular em homens

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24937537 -> síntese testicular e ação da Vitamina D (???)

Postado

Por significativo você quer dizer ao ponto que você perceber? Porque claro que até que você perceba algum efeito, é possível que voce precise dedicar uma boa quantidade e um prazo legal, mas eu diria que qualquer gota no copo para o organismo já faz diferença.

Significativo quer dizer manter a testo no nível normal, já que quando é consumido alcool / thc ou então quando o corpo esta sobre stress profunfo a testo é reduzida instantaneamtente

  • Supermoderador
Postado

Significativo quer dizer manter a testo no nível normal, já que quando é consumido alcool / thc ou então quando o corpo esta sobre stress profunfo a testo é reduzida instantaneamtente

Tem alguma fonte para essa afirmação ?

Postado (editado)

Tem alguma fonte para essa afirmação ?

talvez tenha me expressado errado. O instantâneo ali seria: se tomou alcool, a testo vai cair em poucas horas. Se fumou canabis, a testo vai cair em poucas horas.

Esse artigo fala sobre o THC, por exemplo

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/6316036

Editado por mauricioblaster
Postado

Desculpe, não entendi o que você quis dizer.

Parece que a sua mensagem é de que a medição realizada (testosterona livre) não serve para nada, então é melhor ter fé no tribulus - embora não tenha nada que prove que ele funciona (muito pelo contrário). É isso?

Vou esclarecer:

Eu disse que a medição de testo livre é um erro para avaliar questões de ganho de massa muscular, não tirei sua importância clinicamente(doenças, etc).

Como mencionei no post, esse "nada prova que o tribulus funciona" vem de uma medição simplória e insuficiente.

Se os níveis de testosterona não fazem diferença, porque ocorrem tantos problemas quando eles estão abaixo da faixa 'normal'?

De novo, não estou dizendo que ausência de testo não gera problemas. Problemas são problemas, precisam ser tratados. O que eu disse foi sobre essa neura de saudáveis (similar àquela de índice glicêmico para não diabéticos, entende?).

O que tem a ver os estudos que você citou como 'fontes'? Apenas um dos artigos parece ter a ver com o seu texto (o do Medscape) embora ele não faça nenhuma menção a sua analogia de copos cheios e vazios, pelo menos eu não achei.

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24968251 -> retenção de massa magra em homens com hipogonadismo após TRT

http://www.medscape.com/viewarticle/543997_2 -> fisiologia da testosterona

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24960363 -> mostra o método de medição de testo total

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24953607 -> relação de testo e esteatose hepática em ratos (??)

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24943294 -> testosterona e risco cardiovascular em homens

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24937537 -> síntese testicular e ação da Vitamina D (???)

Cara, eu usei eles para basear o conteúdo, não significa que eu tenha copiado trechos deles. Só não quis ficar citando parte por parte de onde eu me baseei porque isso iria demorar demais e eu não estava a fim. Mas se a discussão for fértil, eu rotulo sem problemas.

Aparentemente os títulos não sugerem, mas usei informações deles para inferir. Como por exemplo, o último artigo, que conclui que a vitamina D afeta a esteroidogênese em humanos (a metáfora dos copos).

Postado

Embora eu concorde com você, note que você desviou o lado da teoria. Eu me referi que naturalmente e evolutivamente, fomos saindo de paredes de músculos para mais neurônios. Claro que à medida que evoluirmos em campos como biologia e medicina iremos fazer drogas ainda mais eficientes, mas a tendência do cidadão comum, que não será fisiculturista, será o de ser inteligente em detrimento da força e massa física.

Não quero desvirtuar o tópico e até concordo com seus argumentos, mas o motivo pelo qual sobrevivemos foi graças a seleção natural, que por algum motivo, alguns acreditam que a descoberta do fogo, nos possibilitou expandir nossa capacidade cognitiva, que ao passar de gerações por gerações estes danos genéticos foram sendo distribuídos e cada vez mais utilizados para criar invenções mais complexas, tornando algo essencial para nossa sobrevivência. Após alguns milhares de anos, descobrimos como plantar, isto nos possibilitou a tornarmos sedentários, por conta disto acredito que nosso DNA passou a achar menos interessante prover de corpos musculosos, como os famosos homens de Neanderthal que supomos ser.

Sabendo da capacidade evolutiva do nosso corpo, da seleção genética, e da "modinha" que estatisticamente está crescendo, cada vez mais pessoas adentram na academia a fins de obter boas formas, sendo que alguns utilizam sintéticos para obter ganhos rápidos, o que dá a falsa impressão para os leigos no assunto que obter ganhos é rápido e fácil, podendo incentiva-los a começar a treinar, que sem conhecimento poderão frustra-se e partir para a mesma prática, a tendência que o maior tempo que estivermos na academia, maior será a exposição e conhecimento sobre tais sintéticos, podendo acarretar em uma eventual utilização. O que quero dizer com isto? Simples, as pessoas estão mais interessadas em academia por estética, existe uma onda interligada crescente de usuários de sintéticos, logo a formação do nosso DNA consequentemente irá sofrer mutações. Pode-se esperar-se que nosso corpo, possa achar interessante manter dois níveis evolucionista, inteligência e estética, afim de servir como um simples fator de seleção natural, em que o mais belo procriara em uma cadeia continua. Seria a mesma analogia de que os negros sobreviveram em regiões quentes, que em cada área específica um pássaro da mesma espécie poderá apresentar características divergentes e coisas do gênero.

Minha conclusão pelo menos, é que se o quadro de doenças por sedentarismo diminuir, ou que pelo menos os humanos com aparência mais bela procriarem somente com outros belos, inevitavelmente haverá uma distinção natural, e os que assim nascerem "modificados" haverão uma tendência natural, a obter corpos bonitos, óbvio que isto necessitará de várias gerações, milhares de anos, para que realmente torne-se uma característica impregnada ao DNA como um todo.

Postado

Nunca vi um maconheiro forte.

Tá aí algo que eu nunca tinha reparado huahauhuahuah

----

Vou ler o texto,e posto sobre depois .

Abraços

Postado

E sobre a parte que ele pode causar ginecomastia, realmente é verdade ou um boato sem sentido?

Porque não é testo sintética, e sim a produção da testosterona natural

Achei estranha essa afirmação

Postado (editado)

Só vim pra dizer que o princípio da incerteza é mecânica quântica e não tem nada a ver com isso aí que você falou.

E sobre o tribulus, ao invés eu apostaria em shilajit, que nunca vi ninguém aqui comentando a respeito e que tem estudos mostrando a eficácia em promover a saúde neurológica e aumentar os níveis de testo e de esperma.

Abraços

fonte:

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3296184/

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20078516

Editado por Aroma
Postado

O que o autor do tópico quis dizer foi o seguinte, "caso um indivíduo tenha alguma disfunção hormonal, em que altere-se os níveis hormonais de testosterona, dificilmente a tribulus irá atuar fixando o problema como um passe de mágica instantâneo, contudo não pode-se julgar o suplemento como inútil, porque sua finalidade demonstra efeito em pessoas com níveis "normais" ou "saudáveis" do hormônio, gerando um efeito esperando que neste caso seria aumento de libido."

A metáfora dos copos, foi apenas para passar a mensagem para pessoas que possuem dificuldade em aprender.

Acho que a iniciativa por parte dele é nobre, com intuito apenas de educar.

Postado

axo o tribulus uma coisa inútil. tem várias outras coisas mais efetivas por menos preço.

Tipo o que?

Postado

Eu uso tribulus por um tempo, depois paro e volto lá na frente, sempre uso importando com 90% de saponinas, EU gosto bastante, não sei se é efeito placebo, mas EU gosto e vou continuar usando.

Postado

Galera olhem esse video de um cara que entende da area falando sobre estudos já concluidos sobre o tribulus

Parabéns pela iniciativa tanto do membro do fórum em trazer o conteúdo quanto o autor do vídeo.

Mas notei que ele se apega demais onde todo mundo se apega: Apenas na conclusão e não nos passos que levaram à mesma. Em ciências foresenses, por exemplo, é mais importante saber dos passos que levaram à conclusão mais do que a conclusão em si e levo isso para a análise de artigos. Portanto, quando os artigos (e o autor do vídeo) dizem que "não houve aumento na testosterona", caímos na velha história: Como eles analisaram isso? Análise sanguínea de testosterona total/livre? Já disse sobre isso no primeiro post do tópico. Então, o autor afirma que devemos ser céticos com relação à suplementos e eu vou mais longe, sugerindo que sejamos céticos também com as metodologias seguidas pelos artigos.

Postado

Parabéns pela iniciativa tanto do membro do fórum em trazer o conteúdo quanto o autor do vídeo.

Mas notei que ele se apega demais onde todo mundo se apega: Apenas na conclusão e não nos passos que levaram à mesma. Em ciências foresenses, por exemplo, é mais importante saber dos passos que levaram à conclusão mais do que a conclusão em si e levo isso para a análise de artigos. Portanto, quando os artigos (e o autor do vídeo) dizem que "não houve aumento na testosterona", caímos na velha história: Como eles analisaram isso? Análise sanguínea de testosterona total/livre? Já disse sobre isso no primeiro post do tópico. Então, o autor afirma que devemos ser céticos com relação à suplementos e eu vou mais longe, sugerindo que sejamos céticos também com as metodologias seguidas pelos artigos.

Vc está certo, não devemos basear 100% de nossas atitudes ou opiniões, apesar de alguns estudos comprovarem temporariamente uma coisa, mas vc chegou a ler os artigos que ele deixou na descrição do video? lá tem os metodos de avaliação dessa testo.

Eu na maioria das vezes associo a fisiologia com os estudos.. neste caso, se houver relativamente um aumento da produção de testo pelo tribulus será q essa mesma teria receptores androgenos para a testo a mais? não estou negando o efeito dessa planta que apesar eu já usei e penso em usar de novo.. mas é bom sempre termos varias opiniões sobre o assunto antes de rotular um suplemento como ''must''.

Para mim, (opinião viu? kk) treino corresponde 70% do crescimento, dieta 30% o suples seria ai uns 5% adicional na dieta).

Mas seu ponto de vista é válido e temos que ser auto-critico em relação a tudo.

Postado

Quais seriam as opções além da tribulus? Para pessoas que não pesquisaram, e não estão dispostas a tal?

Postado

Já havia pesquisado anteriormente, conheço várias coisas correlacionadas a esta vitamina.

De modo geral, não acho que tenha deficiência, mas de qualquer maneira já faz algum tempo que procuro algum lugar que venda-a.

Existem outros suplementos que aumentem a testosterona, que não estejam enquadradas na categoria de vitaminas ou minerais?

Postado (editado)

Vc está certo, não devemos basear 100% de nossas atitudes ou opiniões, apesar de alguns estudos comprovarem temporariamente uma coisa, mas vc chegou a ler os artigos que ele deixou na descrição do video? lá tem os metodos de avaliação dessa testo.

Eu na maioria das vezes associo a fisiologia com os estudos.. neste caso, se houver relativamente um aumento da produção de testo pelo tribulus será q essa mesma teria receptores androgenos para a testo a mais? não estou negando o efeito dessa planta que apesar eu já usei e penso em usar de novo.. mas é bom sempre termos varias opiniões sobre o assunto antes de rotular um suplemento como ''must''.

Para mim, (opinião viu? kk) treino corresponde 70% do crescimento, dieta 30% o suples seria ai uns 5% adicional na dieta).

Mas seu ponto de vista é válido e temos que ser auto-critico em relação a tudo.

Concordo com você amigo. De fato, não tem segredo nos artigos que ele falou no vídeo, pois são os mesmos citados no artigo do hipertrofia e por todos que querem mostrar que TT é placebo e eu já conheço eles. A metodologia deles segue essa linha mesmo, da variação sanguínea, mas não a quantidade de TST alocada nas funções e em quais funções.

Sobre minhas experiências com TT, tive 4.

A primeira eu senti uma diferença matadora, de tesão, de gás no treino, força e massa. Eu tinha 1 ano e meio de treino.

Na segunda, senti diferença mais na libido, mas como já havia introduzido a creatina nos meus suplementos, então não posso dizer que a força veio de um ou de outro, pode ter havido uma sinergia aí.

Na terceira, porra nenhuma! Nada de libido, nem de força, nada. Até hoje acho que manipularam uma tribulus de péssima qualidade ou não colocou a quantidade que pedi.

Na quarta foi bacana também, libido voltou, força, gás no treino, mas nada comparado à primeira utilização. Mas mesmo assim, sempre quando quero ficar bem (inclusive com a muié), vou de tribulus!

Editado por JairMiguel

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...