Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Leticia - Dieta L C H F

Leticia Lelis

Posts Recomendados

O que você usa pra medir o seu %BF?

Tenho uma balança com bioimpedância, mas não confio nela... nós duas nos odiamos!

O BF e a MM que anoto todo dia é oq a balança mostra.

Tenho um adipômetro de plástico em casa... com uma certa frequência peço pro namorado medir minhas pregas cutâneas e faço a avaliação com protocolo de Pollock de 7 pregas.

Também não confio muito... ele é bonzinho demais (última avaliação deu 13,5% de gordura apenas... ctz q á mais que isso)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Tenho uma balança com bioimpedância, mas não confio nela... nós duas nos odiamos!

O BF e a MM que anoto todo dia é oq a balança mostra.

Tenho um adipômetro de plástico em casa... com uma certa frequência peço pro namorado medir minhas pregas cutâneas e faço a avaliação com protocolo de Pollock de 7 pregas.

Também não confio muito... ele é bonzinho demais (última avaliação deu 13,5% de gordura apenas... ctz q á mais que isso)

Tenho também uma balança que realiza a medição via bioimpedância bipolar.

Ódio é pouco pra expressar o sentimento que desperto por tal dispositivo. Nada me tira da cabeça o seguinte: dentro dessas balanças digitais que realizam essas bioimpedâncias há uma pequena CPU. Provavelmente um microcontrolador. Tal dispositivo inteligente é o responsável pelos cálculos que determinam a famigerada medição.

A questão toda é: a balança "sabe" o nosso peso, mas também nossa idade e altura, porque cadastramos essa informação em nosso perfil. E, basta ter como base o IMC como base pra "acusar" qualquer pessoa que esteja acima do peso de estar com um BF alto.

Pra avaliar esse provável "golpe" e pra ter de vez um aparelho de confiança, comprei um medidor de clínica: um HBF-306 da Omron. É também bipolar, de mão, mas encontrei alguns estudos que demostraram que as diferenças entre este dispositivo e os tetrapolares mais precisos é constante e baixa.

Resultado? Medições do BF de hoje: 26,8% no Omron e ... atenção... 41,2% na balança.

A partir desses números fiz as contas e cheguei ao seguinte, para o que seria hoje o meu peso ideal, considerando-se um BF de 12%:

• 99,6 kg via Omron;
  • ATENÇÃO: 79 kg via balança digital

Mas veja: esses 79 kg sugeridos pela balança seriam meu peso pra um IMC de 23,9.

Portanto, alguém que pratica musculação ainda que de forma intermitente, por 30 anos dos quais uma pá destes foi manuseando cargas mal-criadas, não consegue ter pelo menos 5 kg de massa magra de sobrepeso? Estranho.

Portanto, endosso o seu "péatrás-ismo" com relação à famigerada balança.

Só se salva uma, que precisa ser importada: a HBF-514 ou a 516, que oferecem medições tetrapolares. O Da Lux usa essa. O resto dá vontade de jogar na parede.

Seu relato é mais um que aponta pra essa mesma direção de desapontamento.

Bom domingo!

Link para o comentário

• Supermoderador

Jaraqui,

infelizmente, a bioimpedância, independente da forma que for feita, não tem como dar um resultado minimamente confiável.

A corrente elétrica vai passar pelo seu corpo pelo caminho de menor resistência. Se você utiliza uma balança, o caminho preferencial será a partir de um pé, até o quadril e voltando pela outra perna.

Se utilizar um medidor de mão, será de um braço, passando pelos ombros/peito até o outro braço.

Nas duas formas o medidor não conseguirá medir, por exemplo, a gordura da região abdominal e das costas (regiões de acúmulo preferencial de gordura em homens).

Aqui tem mais informações: http://www.hipertrofia.org/forum/topic/107228-as-armadilhas-da-medio-de-gordura-corporal/

Sobre neurose, eu também já fui como vocês no passado, haha. Me pesava todos os dias, anotava tudo o que eu comia, utilizava uma balança de bioimpedância.... mas chegou um ponto em que eu não aguentei mais. Hoje em dia eu uso só duas medidas para avaliar a dieta - a circunferência abdominal e a carga nos treinos.

Boa semana!

Link para o comentário

Estes dispositivos que usam o IMC como referencia não deveriam ser aplicados ou utilizados por nós que treinamos mais seriamente.

Em vez de IMC os cálculos deveriam ser feitos com base no IAC (Índice de Adiposidade Corporal) que usa como base de calculo as medidas de circunferência de quadril e altura da pessoa, onde o indicador em termos de % de gordura é mais preciso. Mesmo assim os resultados são superficiais.

Link para o comentário

Portanto, alguém que pratica musculação ainda que de forma intermitente, por 30 anos dos quais uma pá destes foi manuseando cargas mal-criadas, não consegue ter pelo menos 5 kg de massa magra de sobrepeso? Estranho.

Portanto, endosso o seu "péatrás-ismo" com relação à famigerada balança.

Wow! 30 anos de treino? Mto bom :D

Eu chego lá...

Quanto a balança... não só a bioimpedância é pouco confiável, como o mpcosta explicou, mas o próprio peso, no meu caso, por causa da variação dos hormônios que ainda vai me acompanhar uns 15, 20 anos...

Além disso eu adoro chá, tomo pelo menos 1 litro por dia. Sempre tem algum diurético no meio.

Dia que não tomo chá, me sinto inchada, dia que que tomo 2 litros, "desintoxico"..rss

A balança serve mais como gatilho mesmo... Aquele hábito que tenho logo ao acordar, que desencadeia uma série de comportamentos planejados pra me manter no foco da dieta, do treino.

Sobre neurose, eu também já fui como vocês no passado, haha. Me pesava todos os dias, anotava tudo o que eu comia, utilizava uma balança de bioimpedância.... mas chegou um ponto em que eu não aguentei mais. Hoje em dia eu uso só duas medidas para avaliar a dieta - a circunferência abdominal e a carga nos treinos.

Boa semana!

Boa! Se for medir só oq realmente importa, é isso mesmo: gordura visceral e força.

Assim como é importante estudar dieta, fazer diário alimentar, pesar sempre pra aprender, é bom também desapegar disso e resumir esse controle.

Mas em cutting, pra mim não tem jeito. Se não tiver uma planilha com tudo, eu acho q to fazendo a coisa errada.

rss

Quem sabe no meu 10º cutting eu já faça as coisas mais intuitivamente (na verdade, com 10 curttings já terei o olho mto calibrado depois de tanta conta, tanta pesagem de alimento, enfim... acho que as contas vão me acompanhar pra sempre)

Vou acompanhar :)

Bem vinda!

Leticia, bom dia.

O jump squat você faz com peso ou só com o corpo mesmo?

Bom dia :D

Jump squat por enquanto faço só no treino de HIIT, sem carga... Sem dúvida é oq mais acelera meus batimentos.

Treino de ontem foi show... pular e agachar de tudo que é jeito... e descansar fazendo abdominal

ahuahauhauahaa

Ainda tenho medo de machucar o joelho. Pra fazer jump squat com peso, preciso deixar as pernas mais fortes, melhorar o equilíbrio, ainda não faço, mas logo vou tem condições de fazer sim...

Estes dispositivos que usam o IMC como referencia não deveriam ser aplicados ou utilizados por nós que treinamos mais seriamente.

Em vez de IMC os cálculos deveriam ser feitos com base no IAC (Índice de Adiposidade Corporal) que usa como base de calculo as medidas de circunferência de quadril e altura da pessoa, onde o indicador em termos de % de gordura é mais preciso. Mesmo assim os resultados são superficiais.

Fita métrica + espelho é uma dupla muito mais confiável do que balança + bioimpedência

:D

Semana passada eu pensei em mudar a forma de avaliação... usar só espelho mesmo

Editado por Leticia Lelis
Link para o comentário

Ontem passando pelo diario do Mklek eu fiquei pensando, nossa como ele é organizado tudo com tabelas bonitinhas. ai hoje venho aqui no seu e me deparo com alem de um monte de tabelas, graficos tambem. Vocês tão de parabens pela organização, quem sabe eu seguindo os dois não começo a organizar as informações que tenho disponiveis de uma maneira mais proveitosa. Que ate tenho anotado em um planilha as variações de medidas e peso de um mês para o outro mas é mais algo comparativos para olhar no fim do ano e ver ah mudou X cm ou X kg. Não tenho nada ainda estatisticas e porcentagens tão detalhas assim não.

Abraço.

Acho bem interessante documentar e planejar. Sinto que a mente humana tem a tendencia de sabotar a vida dos atletas. Somos sempre tentados a comer mais do que o necessário e se exercitar menos que o suficiente. Resultado direto da evolução humana, a nossa maior habilidade é a de conservar o máximo possivel de energia.

Evolução sacana!

Link para o comentário

Acho bem interessante documentar e planejar. Sinto que a mente humana tem a tendencia de sabotar a vida dos atletas. Somos sempre tentados a comer mais do que o necessário e se exercitar menos que o suficiente. Resultado direto da evolução humana, a nossa maior habilidade é a de conservar o máximo possivel de energia.

Evolução sacana!

Essa história que "o metabolismo muda quando envelhecemos" nada mais é do que isso: a lei do mínimo esforço, o corpo economizando energia... Se não usamos, não mantemos.

Se tudo oq exigirmos do corpo é que ele fique 8 horas por dia sentado, isso é tudo que ele irá conseguir fazer.

Se colocamos ele pra fazer levantamento terra com 2 BW, ele dá conta! Mesmo q esteja velhinho..rsrss

Sobre a documentação e planejamento... mesmo quando tento simplificar, acabo é colocando mais um dado pra analisar. Agora, junto com o peso, os dados da bioimpedância, o protocolo de pregas cutâneas... Arrumei um registro fotográfico dos pneus e da flacidez na barriga pra comparar também.

kkkkk

Link para o comentário

D37

Peso = 58,1

BF = 23,8

MM = 36,8

DIETA

Café preto, água c/ limão

[1] Whey NPNG + Oleo de coco (C2, P25, G10)

[2]130g carne cozida, 100g batata doce, 100g abóbora, salada (folhas claras e escuras, tomate uva)

Chá verde + erva de bicho + ginkgo biloba

[3] Pão de farelo de aveia + queijo light

[4] Picanha, salada (brotos alfafa e feijao, milho, beterraba, azeitonas, queijo :P)

AEJ - 25'

http://www.fitnessblender.com/v/workout-detail/Get-Moving-Easy-Calorie-Burning-Cardio-Warm-Up-Workout/iq/

http://www.fitnessblender.com/v/workout-detail/Fat-Burning-Low-Impact-Cardio-Workout-at-Home-Recovery-Cardio-Training/e8/

http://www.fitnessblender.com/v/workout-detail/Easy-on-the-Knees-Kickboxing-Blend-Low-Impact-Cardio/bh/

TREINO - Matei --' Vou só de mobilidade hj

Não sei se emagreci mais, ou se foi a massagem modeladora do fds... provavelmente ambos.

A gordura da barriga tá bem mais solta, hoje pulando no aeróbico em jejum deu pra ver bem uma definição no abdome.

*-*

Agora é trabalhar mobilidade no tronco, pra poder amassar, pinçar e drenar o bacon lombar e ajudar a diminuir a prega suprailíaca

(essa é que tá mais resistente).

Como é difícil alcançar a graxa paravertebral pra fazer massagem --'

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...