Nico 826 Postado Junho 4, 2014 às 16:50 Postado Junho 4, 2014 às 16:50 UFC 173 - Jamie Varner lesiona o tornozelo contra James Krause (Foto: Esther Lin/MMA Fighting) A dificuldade de um árbitro em interromper uma luta Assim como em qualquer esporte, é mais que comum culparmos o árbitro em uma luta de MMA. Quando notamos a decisão de um juiz, dificilmente concordamos com ela: ou parou a luta cedo demais ou demorou demais para interromper a luta. Recentemente, vimos Jason Herzog não interromper a luta de Jamie Varner, mesmo ele estando com o tornozelo fraturado e com os ligamentos rompidos. Mas qual a dificuldade de um árbitro em interromper uma luta? O MMA by Neko conversou o Magno Wilson, líder da equipe Guarulhos Fight Team, árbitro do evento internacional XFC e do evento nacional Circuito Talent, sobre a dificuldade de interromper a luta. “Não tem um regra clara para isso, uma que explique uma metodologia para parar a luta no momento certo. Como não sabemos a resistência e fisiologia de cada atleta, o que vai contar ali é o nosso bom senso mesmo. Muitos técnicos gritam, na ânsia da vitória, para não parar o combate, mas nossa função ali é fazer a regras funcionarem para o bem estar do atleta e do combate, temos que zelar pela integridade física do atleta. Quando o atleta não tem essa opção de reagir, você tem que decidir por ele. Nunca é uma decisão fácil, mas é melhor parar antes do que tarde demais.” Em janeiro de 2013, eu fui convidado para entregar o Prêmio Osvaldo Paquetá de melhor árbitro de 2012 para Flávio Almendra. Durante a premiação, comentei no discurso que a parte mais difícil em uma luta cabe ao árbitro, pois os atletas vão lá para lutar até o fim. Os lutadores estão totalmente preparados para isso, enquanto ao juiz, cabe cuidar da integridade física dos dois atletas. E para vocês, o árbitro tem que esperar enquanto o atleta esboçar alguma reação, ou interromper o combate no momento em que ele achar que o lutador já demonstrou superioridade suficiente? Lembre-se que esperar pode causar uma grande luta como Dan Henderson vs. Mauricio Shogun, ou a atrocidade de Jamie Varner vs. James Krause. Fonte: MMAbyNeko ************************************************************************************************ A arbitragem normalmente é complicada, não temos a real visão que o árbitro tem da luta, do posicionamento dos atletas e as vezes da comunicação/adversão do mesmo com eles. Um dos fatores que eu gostava do pride, era a camera que o árbitro utilizada, tínhamos maior noção do que/como ele observava. Wallking e Jackson Dexter reagiu a isso 2
Wallking 261 Postado Junho 4, 2014 às 17:34 Postado Junho 4, 2014 às 17:34 Quando terminei de ler o texto, na mesma hora me veio a mente a câmera em 1ª pessoa dos árbitros do Pride... Dava uma sensação q agente tava lá dentro. Nico reagiu a isso 1
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora