Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Barbosa Deixa O Supremo Tribunal Federal

Roll's

Posts Recomendados

presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, anunciou aos demais ministros no início da sessão desta quinta-feira (29) que se afastará do tribunal no final de junho.

Aos 59 anos, ele deixará o cargo de ministro e a presidência do STF. Pelas regras do tribunal, se não fosse por decisão pessoal, Barbosa só teria de deixar o Supremo quando completasse 70 anos, idade a partir da qual os ministros são aposentados compulsoriamente.

"Decidi me afastar do Supremo Tribunal Federal no final deste semestre, no final de junho. Afasto-me não somente da presidência, mas do cargo de ministro. Requererei meu afastamento do serviço público após quase 41 anos", declarou.

Joaquim Barbosa fez o anúncio ao plenário do STF depois de ter comunicado a saída pessoalmente em audiências na manhã desta quinta com a presidente Dilma Rousseff e com os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN).

Quem tornou pública a decisão de Barbosa foi Renan Calheiros. Ministros do Supremo ouvidos antes da abertura da sessão, no início da tarde, manifestaram surpresa com a informação. Com a saída de Barbosa, assumirá o comando do tribunal o vice-presidente, ministro Ricardo Lewandowski.

Espero que não seja por influências políticas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Gente. A saída dele já estava anunciada há TEMPOS. Todo mundo sabia que ele queria se aposentar após o julgamento do Mensalão.

O trabalho de Ministro de STF é puxado, muita pressão, mídia sempre em cima. Ele não é um herói, ele não quer dedicar a vida dele pra satisfazer a população. Ele cumpriu com a obrigação dele, e agora quer descansar. Normal.

Lógico que ele recebe ameaças, mas com certeza não foi por isso. Muito menos se trata de uma saída "misteriosa".

Link para o comentário

Pessoal, informações jurídicas trouxeram o seguinte horizonte: Barbosa se aposenta agora, antes dos 70 anos - primeiro ministro a fazer isso, salvo engano - com um objetivo em mente: ele vai se "aliar" ao presidenciável Aécio Neves com o fito de obter para si o Ministério das Relações Exteriores caso o primeiro este seja eleito.

Se é verdade ou não eu não sei, mas largar a boquinha do STF sem outro objetivo em mente acho difícil...

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...