Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, anunciou aos demais ministros no início da sessão desta quinta-feira (29) que se afastará do tribunal no final de junho.

Aos 59 anos, ele deixará o cargo de ministro e a presidência do STF. Pelas regras do tribunal, se não fosse por decisão pessoal, Barbosa só teria de deixar o Supremo quando completasse 70 anos, idade a partir da qual os ministros são aposentados compulsoriamente.

"Decidi me afastar do Supremo Tribunal Federal no final deste semestre, no final de junho. Afasto-me não somente da presidência, mas do cargo de ministro. Requererei meu afastamento do serviço público após quase 41 anos", declarou.

Joaquim Barbosa fez o anúncio ao plenário do STF depois de ter comunicado a saída pessoalmente em audiências na manhã desta quinta com a presidente Dilma Rousseff e com os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN).

Quem tornou pública a decisão de Barbosa foi Renan Calheiros. Ministros do Supremo ouvidos antes da abertura da sessão, no início da tarde, manifestaram surpresa com a informação. Com a saída de Barbosa, assumirá o comando do tribunal o vice-presidente, ministro Ricardo Lewandowski.

Espero que não seja por influências políticas...

Publicidade

Postado

Gente. A saída dele já estava anunciada há TEMPOS. Todo mundo sabia que ele queria se aposentar após o julgamento do Mensalão.

O trabalho de Ministro de STF é puxado, muita pressão, mídia sempre em cima. Ele não é um herói, ele não quer dedicar a vida dele pra satisfazer a população. Ele cumpriu com a obrigação dele, e agora quer descansar. Normal.

Lógico que ele recebe ameaças, mas com certeza não foi por isso. Muito menos se trata de uma saída "misteriosa".

Postado

Pessoal, informações jurídicas trouxeram o seguinte horizonte: Barbosa se aposenta agora, antes dos 70 anos - primeiro ministro a fazer isso, salvo engano - com um objetivo em mente: ele vai se "aliar" ao presidenciável Aécio Neves com o fito de obter para si o Ministério das Relações Exteriores caso o primeiro este seja eleito.

Se é verdade ou não eu não sei, mas largar a boquinha do STF sem outro objetivo em mente acho difícil...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...