Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Aprendei hoje na aula de biologia que 40% do alimento ingerido é eliminado pelas fezes,

50% usado no metabolismo(esse aqui varia mt) e 10% retido no organismo.

eu como 4.500 kcal por dia, usando essa formula eu estou comendo de verdade 2.700 kcal, que é abaixo do meu gasto calorico diário

maaas, eu estou subindo de peso, então essa formula esta errada?

Publicidade

Postado (editado)

Não é 40% das Kcal dos alimentos que viram excrementos.

A porcentagem que existe (não sei se é 40%), que é excretada, é em cima do peso do alimento, não é dá energia/ nutrientes que ele fornece.

(Obviamente perde-se nutrientes em forma de excrementos, mas não é nada assustador assim como você teme. Geralmente são os excessos ou o que não pôde ser aproveitado)

Ok?

Editado por L.C.DaLux
Postado

Não é 40% das Kcal dos alimentos que viram excrementos.

A porcentagem que existe (não sei se é 40%), que é excretada, é em cima do peso do alimento, não é dá energia/ nutrientes que ele fornece.

(Obviamente perde-se nutrientes em forma de excrementos, mas não é nada assustador assim como você teme. Geralmente são os excessos ou o que não pôde ser aproveitado)

Ok?

cara.. o que eu citei é uma média.

como assim do peso ?

Postado (editado)

cara.. o que eu citei é uma média.

como assim do peso ?

Sim, eu sei que é uma média (até porque há uma variável enorme do valor de quanto é excretado de cada alimento).

Para você entender melhor:

Em média100g de Peito de frango crú tem:

110 Kcal

0g de carboidratos

1g de gordura

23g de proteínas

O peito de frango tem 75% de água.

A parte que pode fornecer energia (Kcal) para você é os 25% que sobram.

O valor que seu professor passou, do que é excretado, é em cima das 100g de peito de frango, não em cima da parte que lhe nutre.

Ok?

Edit:

Não estou falando que seu professor ensinou errado.

Não tenho como afirmar isso, pois a informação vinda dele passou por você.

Estou falando que você entendeu errado a forma de usar essas porcentagens que aprendeu.

Editado por L.C.DaLux
Postado

Sim, eu sei que é uma média (até porque há uma variável enorme do valor de quanto é excretado de cada alimento).

Para você entender melhor:

Em média100g de Peito de frango crú tem:

110 Kcal

0g de carboidratos

1g de gordura

23g de proteínas

O peito de frango tem 75% de água.

A parte que pode fornecer energia (Kcal) para você é os 25% que sobram.

O valor que seu professor passou, do que é excretado, é em cima das 100g de peito de frango, não em cima da parte que lhe nutre.

Ok?

Edit:

Não estou falando que seu professor ensinou errado.

Não tenho como afirmar isso, pois a informação vinda dele passou por você.

Estou falando que você entendeu errado a forma de usar essas porcentagens que aprendeu.

é da parte que lhe nutre sim ...

o título do gráfico é : detalhamento sobre a perda de ENERGIA que acontece quando o animal se alimenta.

só achei esse na net : http://bciencia8.files.wordpress.com/2011/02/perdas-energia.png?w=300&h=199

o meu era isso que demonstrava

Postado

Eu acho que não é bem assim, por que como você mesmo falou, ingere 4.5k kcal e ta subindo o peso. '-'

Ou ainda o cálculo da TMB tenha na sua fórmula uma "adição" ou "multiplicação" para que ela fique equivalente... Sei lá veio, muita doideira isso. :blink:

Postado

Eu acho que não é bem assim, por que como você mesmo falou, ingere 4.5k kcal e ta subindo o peso. '-'

Ou ainda o cálculo da TMB tenha na sua fórmula uma "adição" ou "multiplicação" para que ela fique equivalente... Sei lá veio, muita doideira isso. :blink:

é mano ... pode ser isso tbm, no calculo do gasto calorico diário, talvez já tenha adicionado que 40% vai ser eliminado e e 60% usado

Postado (editado)

Cara, to tentando ajudar (não sei se você tá trollando), prefiro acreditar no melhor das pessoas.

Repito que o valor é usado em cima das 100g do frango (capim, banana, todinho, bolacha, seja o alimento que for).

*Caso não tenha entendido, repito também: os 25% do frango que podem lhe fornecer kcal estão dentro das 100g totais.

Repito ainda (o que eu disse no primeiro post), que obviamente perde-se nutrientes em forma de excrementos.

Geralmente são os excessos ou o que não pôde ser aproveitado.

Resumindo

Essa sua fórmula não foi feita para ser usada em cima das Kcal que um alimento fornece, mas em cima do peso dos alimentos.

Se você comer 1,5Kg de comida (vamos dizer que dê umas 2000kcal) você usa ela em cima do 1,5kg, não das 2000kcal.

Editado por L.C.DaLux
Postado

Cara, to tentando ajudar (não sei se você tá trollando), prefiro acreditar no melhor das pessoas.

Repito que o valor é usado em cima das 100g do frango (capim, banana, todinho, bolacha, seja o alimento que for).

*Caso não tenha entendido, repito também: os 25% do frango que podem lhe fornecer kcal estão dentro das 100g totais.

Repito ainda (o que eu disse no primeiro post), que obviamente perde-se nutrientes em forma de excrementos.

Geralmente são os excessos ou o que não pôde ser aproveitado.

Resumindo

Essa sua fórmula não foi feita para ser usada em cima das Kcal que um alimento fornece, mas em cima do peso dos alimentos.

Se você comer 1,5Kg de comida (vamos dizer que dê umas 2000kcal) você usa ela em cima do 1,5kg, não das 2000kcal.

não é troll, eu nao vejo nada que dê essa impressão.

se essa formula fosse feita para usar no peso dos alimentos, o título era outro.

o titulo é : Detalhamento sobre a perda de energia( ou seja perda de kcal, energia=kcal) que acontece quando o animal se alimenta.

se fosse sobre a perda do peso dos alimentos( que é meio óbvio que acontece) o titulo nao teria energia concorda ? seria detalhamento sobre o peso perdido dos alimentos ok ?

Postado

Fico aliviado então (é foda o cara tentar ajudar alguém e imaginar que na verdade tá só tirando sarro).

Peço desculpas se fui precipitado.

Admito que quando abri aquela imagem que postou, eu achei na hora que estava me tirando para bobo.

Mas repensei e vi que sua dúvida, embora simples, mostra uma preocupação frequente de todos que estão se dedicando a cultivar o corpo.

Com o tempo nós passamos a ficar neuróticos (afinal são tantas coisas que podem afetar os ganhos, negativa ou positivamente) que é melhor levar as coisas do modo mais simples possível e tentar eliminar as variáveis negativas ao máximo.

Então vamos continuar no assunto pra clarear as coisas.

Não confunda a sua dúvida com a taxa de conversão de alimentos para tecidos (músculos/ sangue/ gordura, etc). Isso sim seria armazenamento de energia (e é bem baixo por sinal, por isso é tão trabalhosa a vida de "maromba" e milhões são gastos com linhagens melhoradas de animais de corte, com conversão de alimento para peso bruto nunca vistas antes),

Para chegar no seu gasto calórico diário você deve ter usado as fórmulas de TMB + (variantes).

A quantidade de Kcal que você precisa para ficar vivo + as que você gasta com atividades diárias.

Entre outras variáveis que você poderia incluir aqui, uma delas seria a de que as calorias das proteínas, advindas da alimentação, você gasta +-20% delas na digestão (não tenho certeza do valor, aqui no forum tem um tópico sobre isso, acho).

Outra variável seria os alimentos termogênicos (que ajudam a gastar mais kcal) e uma das variáveis mais difíceis de se ter noção é:

Quanto seu corpo consegue absorver de nutrientes com base na sua qualidade digestiva (aqui varia de acordo com a genética, doenças, dificuldades intestinais momentâneas, nutrientes que atrapalham a absorção de outros nutrientes, etc).

Enfim, se você quiser realmente saber o valor exato precisaria de alguns testes muito caros.

E esse é o motivo da maioria das pessoas indicar o cálculo da TMB + variáveis do cálculo e ir adicionando/ retirando 500kcal diariamente, dependendo do seu objetivo, até achar um valor x de kcal que sirva a seus objetivos.

Você conseguiu o valor do seu gasto diário e utilizando uma porcentagem que seu professor lhe ensinou, encontrou valores que não condizem com seu gasto .

Você falou em 40% para excrementos, +-50% para metabolismo e 10% de retenção.

Se 40% são excrementos, você está falando em peso bruto de alimento.

+- 50% para o metabolismo é normal. Por isso você usa a calculadora de metabolismo basal + variantes (TMB)

10% fecha também pois você armazena gordura, faz gliconeogênese diariamente (inclua também: água, ganho/ manutenção muscular).

E é por isso que lhe afirmo:

Esses 3 valores que você passou só servem (e servem bem meia boca) para ser feitos em cima do peso bruto do alimento.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...