Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Pessoal, pedi álcool 70 na farmácia, e não sei se isso é verdade ou um grande caô, mas a moça me falou que não tá mais vendendo álcool 70 no comércio pq ta tendo muita queimadura causada por ele (n fez sentido). Enfim, comprei um 99,5% (superconcentrado), e sabendo que o álcool 70 é 77% v/v (77% de concentração em volume) tive a brilhante idéia de adicionar água e transformar meu álcool 99% em 70%, e usaria ele na assepsia durante meu ciclo.

Alguém sabe se tem algum problema?

Postado

usa ele original e pronto..

não tem porque adicionar água pra deixar mais fraco..

só está diminuindo sua capacidade de promover esta assepsia desejada.

abraço.

Visitante usuario_deletado325
Postado

usa ele original e pronto..

não tem porque adicionar água pra deixar mais fraco..

só está diminuindo sua capacidade de promover esta assepsia desejada.

abraço.

Uma vez eu li que alcool 70 é mais eficeinte para eliminar bactérias do que o alcool concentrado.

Copiado de um site qualquer:

Dentre os processos de desinfecção, o álcool é um dos elementos mais usados, pela sua eficiência e pelo seu baixo custo. O Álcool a 70º GL (70% álcool e 30% água) é o mais eficiente nesse processo porque os microorganismos patogênicos (que causam doenças) captam a água existente no álcool, só que junto captam também o álcool que é letal para elas. Quanto maior for a concentração do álcool e consequentemente menor for a concentração de água, menor será a sua capacidade de desinfecção. O álcool 70º GL tem ainda a vantagem de ter um baixo potencial alérgico, não ser tóxico e não deixar resíduos.

Copiado a wikipédia:

Álcool 70
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O álcool 70 (álcool etílico hidratado 70º INPM) é um desinfetante de média ou baixa eficiência que contém álcool etílico e água(deionizada) , ou seja, uma solução aquosa de álcool. A quantidade de álcool pode ser avaliada segundo a fração em volume ou a fração em massa.

O Grau GL (°GL) é a fração em volume ou percentual em volume (%v) e o Grau INPM é a fração ou percentual em massa ou em peso (%p). Ressalta-se que GL é a sigla de Gay Lussac e INPM é a sigla de Instituto Nacional de Pesos e Medidas.

Portanto, o álcool 70 é o nome comercial do álcool 70 °INPM (70% p/p) ou 77 °GL (77% v/v),12

Atividade Antimicrobiana das Soluções Alcoólicas

A atividade antimicrobiana das soluções alcoólicas está condicionada à sua concentração em peso ou em volume em relação à água. A solução alcoólica ideal é aquela com concentração de 70% p/p (70 ºINPM) ou 77% v/v (77 ºGL) onde “p” é o peso e “v”, o volume. Nessa concentração, o álcool não desidrata a parede celular do microrganismo, podendo penetrar no seu interior, onde irá desnaturar proteínas, fato que não ocorre quando se utiliza o álcool acima ou abaixo da concentração ideal.

Os álcool etílico e o álcool isopropílico são considerados desinfetantes de nível intermediário, empregados tanto na desinfeção de superfícies e instrumentos como na anti-sepsia da pele. O efeito antimicrobiano do álcool, que se dá pela desnaturação de proteínas e a dissolução de gorduras, destrói, por exemplo, a membrana do “Mycobacterium tuberculosis” e do HSV (vírus da herpes simples). A ação antimicrobiana do álcool não é efetiva na presença de matéria orgânica que, quando aderida à superfície do material a ser desinfectado, funciona como uma barreira mecânica à ação do álcool sobre os microrganismos.

As soluções de álcool são, portanto, germicidas, porém sua ação é imediata, com praticamente nenhuma ação residual. Quando associado ao iodo (0,5 a 1,0% de iodo livre) na formulação do Álcool Iodado, o álcool pode apresentar um maior efeito residual e bactericida, mas essas soluções tornam-se irritantes para a pele. Com a associação de glicerina a 2%, pode-se evitar o ressecamento da pele e a rápida evaporação do álcool.

Pode-se citar como vantagens da desinfecção com o álcool 70%, os seguintes aspectos:

• bactericida de ação rápida;
  • ação na presença do “Mycobacterium tuberculosis” e virucida (somente para vírus lipofílicos);
  • irritante leve;
  • baixo custo;
  • não-tóxico;
  • incolor e não deixa resíduos.

Como desvantagens, podemos considerar as seguintes características:

• não é esporicida;
  • tem atividade diminuída na presença de matéria orgânica;
  • danifica material de plástico, borracha ou acrílico;
  • evapora rapidamente, com diminuição da atividade antimicrobiana em sangue seco, saliva e outras matérias orgânicas;
  • não tem registro como desinfetante na EPA (“Environmental Protection Agency”); e
  • não é aceito pela “American Dental Association - ADA” como desinfetante de superfície fixa e instrumental;
  • não apresenta ação contra vírus hidrofílicos;
  • não tem ação residual; e
  • é um desinfetante de nível médio.

O uso do álcool 70% como agente de desinfecção e anti-sepsia é bastante popular por se tratar de um processo simples, relativamente rápido e de baixo custo para se realizar o controle da infecção. No entanto, o uso do álcool, que é considerado um desinfetante de nível intermediário, sua utilização acaba sendo, muitas vezes, superestimada, provavelmente devido à sua facilidade de aquisição e praticidade de uso.

Referências
Postado (editado)

éssa é novidade..

só não sei se a informação é confiável ou se é mercham de quem produz alcol 70...

pela lógica, eu desconfiaria da informação.....

outra coisa, wikipédia não é base pra muita coisa..

reforçando, use o produto original.

abraço.

Editado por der Stein
Visitante usuario_deletado325
Postado

@der Stain,

Não quero iniciar uma discução sobre este tema, pois ambos o produtos, alcool 96º e 70º são eficiente como desinfetante. Diferentemente do alcool anidro.

Sei que wiki não é fonte para nada, só quiz encurtar minha pesquisa.

Existem varios artigos que afirmam que o alcool hidratado é mais eficiente como deseinfetante, considerando alcool anidro.

Por exemplo neste: http://etepb.com.br/arq_alunos/influenza/material_sobre_higiene_das_maos/controle_alcool.pdf

Abaixo, copiei uma tabela do artigo sobre a ação germicida do alcool em diferentes concentrações:

Abraço.

29nwcvr.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...