Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

A Vida Sem Carboidrato - Lpo


gaguri

Posts Recomendados

Nos links que enviei. e livros sobre essa dieta tbm.

Se você atentar bem ao que está dito no segundo link, lá não diz que só se queima gordura quando se está em cetose, diz que se queima MAIS quando se reduz os carboidratos.

O ciclo de randle explica isso. Em repouso, o consumo de glicose via carboidratos é regulado pelo acetil-coa produzido via ácidos graxos. Por isso, se eu reduzir os carboidratos terei este quadro aumentado. Além de que nestes casos os carboidratos costumeiramente consumidos são de baixo índice glicêmico, isso significa que sem o pico de insulina, não haverá grande inibição das enzimas que degradam a glicose proveniente de carboidratos.

Em atividade de alta intensidade, os carboidratos regulam o metabolismo de ácidos graxos. O aumento da concentração de acetil-coa proveniente de glicose de carboidratos inibe a enzima carnitina palmitoil transfera, que é responsável por levar o acil-coa (acetil-coa de ácidos graxos) ligado a carnitina para dentro da mitocôndria e sofrer beta oxidação. O próprio acetil-coa proveniente da glicose de carboidratos também pode se ligar a carnitina, o que reduz a ligação de acil-coa para sua metabolização.

Diante disso a gente consegue que entender que em alta intensidade eu utilizaria mais a glicólise para a glicose proveniente de carboidratos, mas o meu consumo é baixo, portanto o acil-coa (acetil-coa proveniente de ácidos graxos) continua sendo utilizado sem que ocorra grandes inibições na via.

Quanto ao blog do doutor souto já conheço e gosto do conteúdo, mas em momento algum ele diz que só se queima gordura por cetose.

Afinal, em fisiologia básica a gente já vê que durante o repouso a maior parte da energia gerada pelo corpo, provém de ácidos graxos, e não de carboidratos.

Isso pode mudar por questões hormonais quando a pessoa consome carboidratos em excesso, mas aí a gente já entra em um papo mais ligado a patologia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

O grande problema em relação as frutas é que todo mundo acha que fruta é tudo igual, e não é. Existem frutas com pouquíssima quantidade de carboidratos e frutas com muito.

As bananas são boas opções, em uma época em que eu fazia musculação e não tinha tempo pra fazer uma refeição bem feita e ia treinar logo em seguida, eu consumia algumas bananas antes.

Mas é necessário atentar à quantidade que está sendo consumida, porque se você consumir carboidratos suficiente pra estimular uma liberação elevada de insulina, é possível ter uma hipoglicemia de rebote durante o treino. É raro, mas pode acontecer. Porque a própria contração muscular estimula a captação de glicose pela musculatura, se eu aliar isso a insulina, a glicemia pode cair e a pessoa pode sentir enjoo no treino.

Em atletas profissionais de endurance a recomendação é que o consumo de carboidratos (via suplementação), seja feita logo antes de iniciar a prova. Porque até ocorrer o pico de insulina, a glicemia já vai estar regulada, dessa maneira não há grande chance do atleta se sentir mal por uma queda de glicemia.

Valeu, vou me ater a esse detalhe e irei na base do teste mesmo, consumir as bananas em horários diferentes e ver como o corpo reage. De começo vou comer 10 minutos antes do treino, já pensando em evitar esse rebote.

Estou pesando 68kg, mas estou com uma ideia fixa de competir em até 62kg...tenho uma graxa pra queimar, mas não sei se é o suficiente...enfim, vou testar e ver no que vai dar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu, vou me ater a esse detalhe e irei na base do teste mesmo, consumir as bananas em horários diferentes e ver como o corpo reage. De começo vou comer 10 minutos antes do treino, já pensando em evitar esse rebote.

Estou pesando 68kg, mas estou com uma ideia fixa de competir em até 62kg...tenho uma graxa pra queimar, mas não sei se é o suficiente...enfim, vou testar e ver no que vai dar...

É, tem que ser testando mesmo. Mas comendo até 2 bananas não vejo motivo pra se preocupar muito com relação a glicemia mesmo. O maior problema pode ser o desconforto em função da digestão. Eu mesmo só consigo treinar umas 2h depois da refeição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou acompanhar vc com bastante ceticismo. hehe

Artigos são lindos, mas a realidade de cada um é outra história. Na minha época very low carb, também metia queijo e creme de leite em tudo, misturava coco e abacate, era uma loucura. Meu triglicérides subiu, colesterol LDL também (tipo, MUITO, mas de 300), aí fui diminuindo as gorduras, as quantidades e trocando alguma coisa por vegetais, até estabilizar.

Uso fécula de batata também, mas eu não faço mais low carb. Depois de 5 meses sem refeed, fazendo musculação 5x por semana, AEJ e cardio de performance, meu humor virou um limbo e eu reintroduzi todas as frutas pra minha dieta. Os tubérculos como menos, pq prefiro fruta mesmo, mas tb como. E, pra manter minha vida social aceitável, como massas e glúten de vez em quando, se não tenho escapatória - apesar de, em casa, nunca comer a massa da pizza.

Não sou paleo, mas tento orientar minha dieta com os alimentos menos industrializados...

Quanto à performance dos treinos, não senti realmente queda de força, mas eu não tinha VONTADE de treinar. Meu corpo só queria ficar no limbo. ahaha

Beijo e boa sorte!

Só por curiosidade, quanta gordura você utilizava nessa época em que seu triglicérides/colesterol subiu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa... eu juro que não media muito, mas a dieta era basicamente carnes, queijo, abacate, ovo, coco, um pouco de manteiga e salada. Nada de frutas. Nem tomate, beterraba e cenoura eu comia. Sobremesa era creme de leite com cacau... Então era muita. MUITA. Fiquei uns 4 meses com menos de 20g de net carbs por dia - e não economizava, era bacon, frango com pele, enfim. rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou acompanhar vc com bastante ceticismo. hehe

Artigos são lindos, mas a realidade de cada um é outra história. Na minha época very low carb, também metia queijo e creme de leite em tudo, misturava coco e abacate, era uma loucura. Meu triglicérides subiu, colesterol LDL também (tipo, MUITO, mas de 300), aí fui diminuindo as gorduras, as quantidades e trocando alguma coisa por vegetais, até estabilizar.

Uso fécula de batata também, mas eu não faço mais low carb. Depois de 5 meses sem refeed, fazendo musculação 5x por semana, AEJ e cardio de performance, meu humor virou um limbo e eu reintroduzi todas as frutas pra minha dieta. Os tubérculos como menos, pq prefiro fruta mesmo, mas tb como. E, pra manter minha vida social aceitável, como massas e glúten de vez em quando, se não tenho escapatória - apesar de, em casa, nunca comer a massa da pizza.

Não sou paleo, mas tento orientar minha dieta com os alimentos menos industrializados...

Quanto à performance dos treinos, não senti realmente queda de força, mas eu não tinha VONTADE de treinar. Meu corpo só queria ficar no limbo. ahaha

Beijo e boa sorte!

Oi, bia! Valeu pelo feedback. Vou checar colesterol também, sempre acompanhar por exames e tal. Como disse anteriormente, vou manter frutas como fonte de carbo, pelos motivos que o Covero explicou com o gráfico...realmente restrição muito sinistra de carbo não combina com LPO

Trident é "proibido" na paleo pq é industrializado. Do mesmo jeito que queijo tb não é paleo, na vertente original. Só que a vertente original da paleolítica não é "no carb", é mais "low" do que o comum, quando você tá comparando com a dieta mais básica da população, regada à arroz, feijão, macarrão e ovo... Aí fica esse tapa aqui, descobre ali, porque trident é gostoso e pelo menos não estraga a cetose.

Então, acho que se você não tá fazendo paleo estrita (já que tá comendo queijo), não vai ser o trident que vai estragar sua dieta. Até pq não acho que vc quer virar homem das cavernas nem nada hahaha

Sim, sim. Comentei sobre as variações mais no sentido de não atrapalhar a cetose mesmo. Pretendo usar adoçante, trident e outras coisas que não alterem os níveis de insulina

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, bia! Valeu pelo feedback. Vou checar colesterol também, sempre acompanhar por exames e tal. Como disse anteriormente, vou manter frutas como fonte de carbo, pelos motivos que o Covero explicou com o gráfico...realmente restrição muito sinistra de carbo não combina com LPO

Sim, sim. Comentei sobre as variações mais no sentido de não atrapalhar a cetose mesmo. Pretendo usar adoçante, trident e outras coisas que não alterem os níveis de insulina

Pois é, também tenho que fazer exames...

Minha dieta atual (OFF) apesar de não estar muito restrita em carboidratos, tem cerca de 50% das kcals de gorduras.

Editado por Anderson Horsczaruk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, bia! Valeu pelo feedback. Vou checar colesterol também, sempre acompanhar por exames e tal. Como disse anteriormente, vou manter frutas como fonte de carbo, pelos motivos que o Covero explicou com o gráfico...realmente restrição muito sinistra de carbo não combina com LPO

Sim, sim. Comentei sobre as variações mais no sentido de não atrapalhar a cetose mesmo. Pretendo usar adoçante, trident e outras coisas que não alterem os níveis de insulina

Pra fazer um antagonismo. Consumo quilos de gordura e meus níveis de lipoproteínas estão excelentes.

Uma colega que auxilio na dieta e nos treinos tem dislipidemia e atualmente ela segue paleo 99% e o perfil lipídico dela melhorou.

Editado por Covero
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De tudo o que eu já li, inclusive retornos do próprio dr. Souto, algumas pessoas não se dão bem com consumo exagerado de gordura.

Mas hoje, minha dieta tem mais ou menos 50% das kcal de gordura também: azeite, abacate e o que vem naturalmente com carnes, laticínios e ovos.

Ontem, por exemplo, minha divisão de macros ficou

Gord 98,19

Carbs 178,82

Fibras 19,6

Prot 89,28

Cals: 1895

E é basicamente isso todo dia, agora que comecei um período de cutting. Normalmente até um pouco menos de carboidratos... Ontem comi umas balinhas que trouxeram no escritório e aí aumenta bastante, hehe.

Quanto a kcal, 98g de gordura têm muito mais energia do que 160g de net carbs... E é pouco: coloco azeite na salada (almoço e jantar) e como uns 70g de abacate no lanche da tarde. O resto é o que vem junto com carne, leite e queijo, que como bem moderadamente, pra evitar as saturadas.

Privilegiando gorduras monoinsaturadas, é mais fácil manter o HDL mais alto e melhorar o perfil lipídico. Comigo deu certo, meu HDL tava 92 da última vez que fiz exames, e LDL beeem baixinho, coisa de 100... Mas quando eu mandava ver nas saturadas, foi tenso.

Não sei o quanto você chama de quilos, mas eu acho 98g de gordura bastante, até. =)

Editado por biazita
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...