Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Vitamina D3 e a suplementação.

Estudos sugerem que a vitamina D3 (colecalciferol) está associada ao aumento da produção de testosterona.Mas isso não se dá de forma direta embora muitos pensem.

O aparelho reprodutor masculino tem sido identificado como um tecido alvo para a vitamina D, e os dados anteriores sugerem uma associação de 25-hidroxivitamina D [25 (OH) D], com os níveis de testosterona em homens.

A 25OH-D é um produto de um metabolito da vitamina D3 feito no fígado.

Um estudo feito com cerca de 200 homens (link ficará disponível abaixo)constatou que: em comparação com os valores basais, um aumento significativo nos níveis de testosterona total (de 10,7 ± 3,9 nmol / l para 13,4 ± 4,7 nmol / l, P <0,001), testosterona bioativa (de 5,21 ± 1,87 nmol / l para 6,25 ± 2,01 nmol / l , p = 0,001) e os níveis de testosterona livre (de 0,222 ± 0,080 nmol / l para 0,267 ± 0,087 nmol / l, p = 0,001) foram observados no grupo D suplementada vitamina.

Contudo, antes de sair suplementando, é importante entender alguns aspectos fisiológicos da ação da vitamina D3.

Primeiramente a vitamina D3 ingerida tem que ser metabolizada no fígado. Após a metabolização a 25-hidroxivitamina D é liberada.

Então você pensar: quanto mais Vit D3 eu tomar, mais 25OH-D será produzida.

Errado, existe um feedback negativo, na qual níveis elevados de 25-hidroxivitamina D inibem a conversão do colecalciferol (vit D3).

2pqwbr8.jpg

Segundo [GUYTON & HALL FISIOLOGIA MÉDICA 11º EDIÇÃO], a ingestão de da vitamina D3 pode aumentar demasiadamente, e ainda assim a concentração do 25OH-D permanecer quase que inalterada. Esse alto grau de controle de feedback impede a ação excessiva da vitamina D.

Isso significa que usar doses elevadas de vit D3 diariamente pode significar jogar dinheiro fora. Hoje em dia usuários pregam doses de 5000Ui até 10000Ui diariamente na esperança que toda essa vitamina D3 irá ser convertida constantemente em 25hidroxicolecalciferol e essa por sua vez aumentar a produção de testosterona.

E como de fato, a 25-hidroxivitamina D irá “se transformar” em testosterona.

Este é um ponto de discussão, alguns autores acreditam que a 25-hidroxivitamina D sirva como ingrediente (uma vez que é formada por colesterol) para a síntese dos hormônios esteroides andrógenos (especificamente a testosterona).

Outros dizem que ela atua estimulando a atividade das células de Leydig, caracterizando uma função hormonal.

Contudo, vale lembrar que a via de metabolização da 25-hidroxivitamina D não acaba no testículo, no rim ela é convertida em 1,25-diidroxicolecalciferol, que exerce funções sob absorção de cálcio e fosfato nos intestinos e atua também nos processos de absorção e ressorção(nomenclatura baseada em BERNE & LEVY fisiologia 6ºedição) óssea.

Ou seja, além do excesso de suplementação de Vit D3 ser economicamente inviável, pode ser potencialmente perigoso em termos de homeostase do cálcio plasmático.

A vitamina D também parece atuar como anti-estrogenio, há alguns estudos que relacionam seu uso a terapia de tumores de câncer de mama hormônio dependentes.

Dessa forma a vitamina D3 pode ser vantajosa em diminuir a aromatização da testosterona circulante, e isso tem seus benefícios que já são mais do que conhecidos.

EM RESUMO: utilizar continuamente e diariamente doses elevadas de Vit D3 parece não ser proveitoso. Utilizar dosagens baixas (1000Ui/dia) diariamente ou 5000ui 3x na semana pode ser mais eficaz para burlar o efeito de feedback negativo.

Rodrigo (rodz) acadêmico de medicina

Publicidade

• Supermoderador
Postado

Rodrigo, você tem alguma fonte que mostre que o feedback negativo ocorra com a vitamina D3 suplementada? Até onde eu sei esse feedback negativo ocorre apenas com a vitamina D3 produzida naturalmente pelo corpo, pela exposição ao sol.

Estudos mostram que dosagens únicas bastante altas resultam em um aumento significativo na concentração de 25OH-D no corpo:

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20660032 -> uma única dose de 600.000 IU aumentou os níveis de 25OH-D de 15 para 77 ng/ml

http://informahealthcare.com/doi/abs/10.3109/13814788.2013.825769 -> dose de 400-600 mil IU elevou de 24 para 119 ng/ml

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19101755 -> dosagem de 500.000 aumentou em 58 ng/ml

E um review sobre megadosagem: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24246341

Além disso estudos também mostram que doses periódicas mantém o nível de vitamina D elevado; não é necessário ingerir vitamina D todos os dias para isso, a ingestão pode ser semanal ou até mensal para manter os níveis de vitamina D. Esse site fala mais sobre isso: http://www.vitamindwiki.com/Take+vitamin+D3+daily+or+weekly

Ah, o estudo de que você falou é este: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21154195

Nele a suplementação foi de 3332 IU por dia, durante um ano. O aumentou de vitamina D foi da ordem de 52 nmol/l.

Postado (editado)

fala mpcosta!

primeiro que não sou contra o uso de vit D3, eu mesmo irei começar rs.

Não possuo fonte específica, contudo como a via de suplementação usual é feita por via oral, e a vitamina D3 é rapidamente absorvida pelo intestino delgado, ligando-se a alfa-globulinas específicas para o seu transporte, a circulação porta acaba por ser predominante na valvula de saída, do intestino, passando assim pelo fígado. Eu suponho que lá ocorre metabolização/e ou armazenamento - que inclusive pode ser por vários meses no fígado (Guyton)

Sobre seus links irei ler com mais calma, mas o primeiro já fala que foram usados em jovens com deficiencia de vitamina D, logo o efeito do feedback demoraria mais a aparecer.

No estudo feito com idosos, uma parte menciona que "Depois disso, os níveis declinaram gradualmente para chã de 69 + / - 5 nmol / L e 91 + / - 4 nmol / l, respectivamente. " o que sugere que após um tempo, o mecanismo de feedback (possivelmente) começa a atuar.

Vale ressaltar que o estudo foi feito com idosos randomizados contudo a maioria provavelmente já sofria de níveis séricos reduzidos.

O esquema utilizado pelo que pude ler foi uma dose de 500k UI seguida de administração de 50k UI/MêS (o que dá aí 1,6k/dia que é bem menor do que os 10000 Ui que se costuma recomendar)

Mas muito interessante e válido seu questionamento; mas continuo mantendo uma ideia de que ciclar as dosagens seria mais favorável á longo prazo, em sentido até mesmo economico.

Mas achei interessantíssimo o aumento súbito após uma grande dosagem única, seguida de menores.

@edit

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24246341

esse estudo colabora com a tese que expus, uma única dose de 300k aumentou os níveis séricos e os manteve por 3 meses, ou seja - dispensa a necessidade de uso diário de doses de 10000Ui

ao mesmo tempo , o estudo dos idosos fala que no terceiro mes de uso de vit D3 a concentração começa a diminuir, o que sugere que possivelmente somente a primeira dose produziu efeito enquanto o resto continuou sendo armazenado/excretado...

enfim, acho que deu pra entender meu ponto de vista heheh abraços.

PS: pode-se obter um padrão de uso então ? kick start c/ high dosage seguido de low dosage nos demais dias?

Editado por rodrigomedicina
Postado

isso muito me interessa a minha estava em 18 atualmente em 23 com suplementação manimupala, agora começei tomar a de farmacia, tomo em torno de 6000 ui dia pq quero qeu suba rapido ja que minha testo esta baixa

Postado

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24246341

nesse estudo uma única dosagem de 300k conseguiu elevar os níveis e suprimiu o PTH por 3 meses. O principal estímulo para liberação de PTH é a hipocalcemia, e um dos principais se não o principal inibidor (excluindo a hipercalcemia) é justamente a concentração de VIT D, que inibe a transcrição do gene do PTH a secreção e a proliferação celular da paratireóide.

Agora juntando essa informação, com a informção do estudo feito em idosos, de que houve um declínio após o 3 mês de terapia com a vit D, isso pode sugerir que a primeira dosagem vai sendo armazenada e metabolizada enquanto que as doses seguintes ingeridas vão sendo apenas armazenadas e excretadas, sendo assim descartáveis.

O que acha mp? pode-se estabelecer um protocolo de kick start com dose alta, seguido de doses baixas intercaladas/espaçadas ?

grato!!!

Postado (editado)

Tambem queria saber... a minha vit D chegou mas vou fazer exame pra saber com quanto ng/ml estou. Ouvi dizer que o ideal e estar acima de 50

Enviado de meu GT-S7562L usando Tapatalk

niveis otimos de 50 pra cima que eu me lembre

Editado por Nando32SA
Postado (editado)

Fala Rodrigo, tranquilo?. Primeiro de tudo recomendo você a ler o livro "Vitamina D - Como um tratamento tão simples pode reverter doenças tão importantes" do autor Michael Holick, um dos melhores senão o melhor médico que diz a respeito desse assunto, ele é endocrinologista e é um dos doutores mais conceituados mundo a fora.

Pois bem, acho difícil obter esse feedback negativo com dosagens até 10.000 ui diário, haja visto que para se ter um excesso realmente de colecalciferol tem que ser acima de 100~110 ng/ml de 25-h-D e mesmo assim estão considerando dosagem até pouco superior a isto uma dosagem não tão excessiva assim.
​A respeito de um KS com D3, acho interessante se começar com 10.000 por 1 mês e subsequente a isto ir administrando doses de 5.000 ou pouco menos, com absoluta certeza te digo que teus níveis de D3 no corpo estarão bons (60~80ng/ml). Eu comecei com 2.000 ui/d, posteriormente com 3.000 ui/d e atualmente usufruo de 5.000 ui/d, não fiz exames para saber o nível dele no corpo mas posso te garantir melhoras significativas. Abração!

Editado por rubronegro

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...