Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Será Que Estou Ganhando Ou Perdendo Peso: Tutorial No Excel Para Acompanhar A Sua Evolução

Posts Recomendados

Visitante usuario_deletado325
Postado

As vezes nos pesamos com frequência e não sabemos se estamos perdendo ou ganhando peso. A variação de peso durante o dia pode ser bem grande. Em um documentário, eu vi que o Jay Cutler podia perder até 5kg durante a noite enquanto dormia, o que era recuperado ao longo do dia.

Então vem os nutricionistas e pessoas do mundo do esporte e dizem para nos pesarmos somente uma vez cada x dias. Pois bem, está certo? Talvez.

Como seres humanos afoitos e sedentos por resultados, vou mostrar uma maneira eficiente de controlar seu peso usando apenas o Excel e uma balança.

Primeiramente, defina um critério para se pesar: antes de dormir, antes do almoço, pela manhã. Não sei. Escolha. A frequência deve ser rigorosamente a mesma. Se for pesar 4 vezes ao dia, tem que ser sempre 4 vezes ao dia e no mesmo critério. Particularmente, eu acho que uma vez ao dia é mais do que suficiente.

Primeiro monte uma planilha no Excel com a data e seu peso. Eu usei a versão 2010, em outras versões pode mudar um pouco, mas o conceito é o mesmo. A tabela ficou assim:

2bys.png

Note que o peso inicial e final do cidadão é o mesmo. E então ele está perdendo ou ganhando peso? Vamos ver.

Selecione os dados com o cursor e faça um gráfico de linhas 2D assim:

ibvz.png

Deve ficar assim:

q6vp.png

Posicione o cursor sobre a linha, clique com o botão direito e clique com o esquerdo em Adicionar Linha de Tendência:

5kyt.png

Deixe em linear mesmo e em Previsão selecione um período de tempo para o qual você quer saber seu peso provável. Eu escolhi 15 dias.

sbhr.png

O resultado foi o gráfico a seguir, notem que daqui a 15 dias, se a mesma dieta for seguida o peso estimado será de um pouco mais de 77 kg.

sids.png

Este é um outro gráfico com o mesmo peso inicial e final, notem que a tendência é de o indivíduo estar ganhando peso:

hqn9.png

É isto aí. Aproveitem.

Publicidade

Postado

Bem bacana. Simples e pratico.

Vou ver se passo a me pesar ao menos 3x por semana e testo para ver como é que funciona na pratica essa projeção do excel.

Visitante usuario_deletado325
Postado

Bem bacana. Simples e pratico.

Vou ver se passo a me pesar ao menos 3x por semana e testo para ver como é que funciona na pratica essa projeção do excel.

É uma projeção que funciona bem se não alterar dieta e treino. Na prática serve para ajustar as coisas. Se você alterar a dieta, gera um ponto de inflexão na curva e a direção ou angulo da projeção muda. Na teoria, as coisas são muito belas e funcionam as mil maravilhas. Na prática esta projeção serve como indicativo confiável do sucesso em seu objetivo. Com isto é possivel planejar melhor qual será o próximo passo.

ps. Se funcionasse para tudo eu já estaria rico na bolsa de valores. Todavia, com peso corporal é bem confiável.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...