Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Escoliose + (Possível) Cifose. E Agora, José?

Posts Recomendados

Postado (editado)

Histórinha pra situar.

Ano passado fiz academia até dezembro. 6 meses, dos quais 2 foram FB(com agachamento e levantamento). Minhas costas nunca doeram nem nada.

Agora, na quarta semana da volta ao treino(o mesmo FB), elas começaram a dar sinais estranhos, e nos últimos dois dias começaram a doer um pouco no pós-treino, mas só em certos movimentos(o que coincidiu com a superação da carga na qual eu tinha parado ano passado).

Cismado com a dor(que é bem a toa e momentânea), fui conferir meu exame admissional num concurso público. E as radiografias marcavam: escoliose mínima dorso-lombar. Como fui aprovado no concurso nunca dei pelota pra checar os detalhes...

E no exame físico da academia (por mais suspeito que possa ser já que não teve radiografia) além da escoliose marcava também cifose. Como não me avisaram e a preocupação maior era com as medidas e bf, esse detalhe do exame passou batido...

Bem, desconfio que as dores que ando sentido são por ter apressado a retomada das cargas. Mas agora o lance da escoliose e da cifose não saem da cabeça. Até porque já tenho 27 anos e esse tipo de coisa quanto antes se trata melhor.

Buscando no fórum informações sobre qual profissional buscar fiquei confuso. Uns falaram ortopedista, outros falam fisioterapeuta. Há quem parta direto pro RPG.

Enfim, qual o caminho mais seguro pra se buscar uma consulta confiável?

E quanto ao treino, enquanto não acho um profissional, qual a sugestão: mudar exercícios? Reduzir cargas? Parar com tudo?

Editado por sanjuro

Publicidade

Postado

Cara eu tenho cifose, lordose e escoliose... Ja fin 8 sessoes de rpg, sentí melhorar um pouco, eu perguntei pro fisioterapeuta se musculačão fazia mal e ele me disse que tem que manter a postura sempre e a musculaçao podeaté ajudar

• Supermoderador
Postado

seja bem-vindo ao mundo real :D vai ser difícil encontrar alguém que não tenha um mínimo de escoliose, e hipercifose é algo extremamente comum na vida moderna.

Para corrigir a hipercifose, a série de artigos "Neandertal No More" é bem interessante. Primeiro artigo da série aqui: http://robertsontrainingsystems.com/blog/neanderthal-no-more-part-i-with-eric-cressey/

Postado

O fisioterapeuta sério vai querer ver seus exames, raio-x, ressonância se for o caso, então é bom ir no ortopedista que vai te recomendar o tratamento.

Eu tenho a coluna operada por causa de hérnia, coloquei minha experiência no tópico abaixo mas eu te aconselho a se alongar, especialmente pernas, e pegar leve com cargas e exercícios sentados.

http://www.hipertrofia.org/forum/topic/154985-exercicios-vc-coluna-ruim/

Postado

Cifose todo mundo tem :P a Cifose é uma "curva" da coluna vertebral. O que voce pode ter é Hipercifose. Se tiver, alongue peito e ombro. Fortaleça costas e eretores da espinha. E corrija sua postura.

Postado

Bem, na pesquisa que eu tinha feito me senti quase um ET por ter esse tipo de problema; parecia que não era comum assim rs.

De todo modo, vou ver o que posso encontrar aqui em termos de profissionais.

E aqueles coletes correcionais, tipo estes daqui, alguém já testou, sabe se vale a pena?

O fisioterapeuta sério vai querer ver seus exames, raio-x, ressonância se for o caso, então é bom ir no ortopedista que vai te recomendar o tratamento.

Eu tenho a coluna operada por causa de hérnia, coloquei minha experiência no tópico abaixo mas eu te aconselho a se alongar, especialmente pernas, e pegar leve com cargas e exercícios sentados.

http://www.hipertrofia.org/forum/topic/154985-exercicios-vc-coluna-ruim/

Isso de exercícios sentados é algo que me deixou grilado. Faço desenvolvimento militar com barra e quando chego nas últimas repetições noto que minhas costas entram em ação(descolam do encosto do banco, tipo o que alguns fazem no supino). Agora é que notei isso e estou tentando corrigir.

E outra dúvida geral: tem como adaptar um FB para todas essas oses da coluna? Escoliose, por exemplo, exclui os exercícios que fazem pressão vertical sobre a coluna, e nisso agachamento vai pro saco. É o fim do FB?

seja bem-vindo ao mundo real :D vai ser difícil encontrar alguém que não tenha um mínimo de escoliose, e hipercifose é algo extremamente comum na vida moderna.

Para corrigir a hipercifose, a série de artigos "Neandertal No More" é bem interessante. Primeiro artigo da série aqui: http://robertsontrainingsystems.com/blog/neanderthal-no-more-part-i-with-eric-cressey/

Ah, achei muito bom os artigos, especialmente o segundo que ensina como analisar a própria postura. Vou traduzir e postar aqui, porque realmente me deu uma boa base da minha postura e deve interessar a outros.

Mas o primeiro achei muito técnico(pra quem não é da área é difícil acompanhar) enquanto que o programa de exercícios que é passado tem coisas ali que eu, semi-novato, não me arrisco a fazer sem acompanhamento profissional(e que seja confiável e esclarecido, diga-se de passagem). De todo modo, acredito que quem já é mais experiente pode pegar exercícios ótimos mesmo.

• 2 semanas depois...
Postado

Não te aconselho a usar coletes sem uma recomendação médica. Além do mais, coletes e cintas podem te impedir de fortalecer uma parte importante do corpo que ajuda a sustentar a coluna.

Te confessar que boiei no que quer dizer FB rsrs, mas não acho que você precise banir exercícios sentados ou agachamentos. Pode ser preciso dar um descanso, reavaliar suas cargas, essa sua última repetição que está fazendo você mudar sua postura. Como eu falei no tópico que abri, seu abdome deve ser forte, não necessariamente definido, mas forte pra sustentar seu corpo, segurar a carga que você está erguendo, impedir que sua coluna vire pra um lado ou pra outro. É como se você tentasse colocar muito peso sobre uma vareta, não rola, mas se colocar um bocado de cimento em volta dela, as coisas mudam.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...