Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Os Efeitos Do Volume No Treino De Hipertrofia

Aless

Posts Recomendados

• Supermoderador

é, mais quem me garante que o grupo 1 não ia ser sair melhor fazendo o treino do grupo 2? e vice e versa

Ninguém, e nem o oposto. Quanto maior o grupo de pessoas (n), maiores as chances de individualidades deixarem de existir ou serem insignificantes no resultado final. Estatística.

Ninguém garante.. por isso que é aleatório, pra não compensar prum lado nem pro outro.. A única maneira de tirar isso a limpo seria pegar um grupo CRU, destreinado (na minha visão) e maior, com pelo menos 100 pessoas, pra poder ter uma base de comparação.. Mas, é só minha opinião.

Aqui é que mora o problema. Todos sabem que os ganhos de hipertrofia em indivíduos não treinados são bem grandes. Existem muitos estudos mostrando que técnicas ninja funcionam nessas pessoas, mas quando vai para a prática, não funcionam. Porque quem tenta usar já tem experiência.

Na verdade, falta estudos de longo prazo e com indivíduos treinados. É nessa brecha que esse estudo entra: 8 semanas (muito maior do que 2 semanas que é o padrão) e indivíduos treinados.

Concordo que deveriam existir grupos maiores, mas esse aqui abre as portas para isso. Complicado é achar 50 pessoas com mais de 2 anos de treino, que não tenham usado AEs, que estejam dispostas a ficar 6 meses seguindo alguma rotina de treino... depois avaliar todos eles, fazer a análise estatística e publicar. Complicado é pagar por tudo isso.

_________

Entendam que esse é apenas 1 estudo. Que corrobora com o que muitas pessoas do ramo pregam. Que tem um pesquisador que é considerado o guru da hipertrofia. Mas ele é apenas 1 estudo. Enquanto ele não for replicado em outro lugar, e que diferentes estudos não mostrarem a mesma coisa, ele não pode ser considerado verdade absoluta.

_________

Diferença no volume... o Eric Helms já falava sobre isso nesse vídeo que eu traduzi: http://www.hipertrofia.org/forum/topic/153087-podemos-treinar-para-crescer/

E tem outro vídeo que o Layne Norton também falava que o que importa, dentro de variáveis racionais, é o volume a cada período de tempo, e que a periodização deve levar isso em conta.

Esse é um dos motivos dos treinos de levantamento olímpico funcionarem para hipertrofia também. Os caras progridem várias coisas ao longo de cada ciclo, mas tonelagem é um parâmetro importantíssimo, assim como intensidade relativa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

• Supermoderador

Muito bom.

É importante notar a parte "well trained men". Estudos com pessoas destreinadas podem ter seus resultados mascarados, mais ou menos pelo motivo que o Galactus falou - algumas pessoas de um grupo podem ter uma predisposição maior ao ganho de massa do que as de outro grupo.

Com pessoas bem treinadas esse 'efeito iniciante' já passou, fica mais fácil traçar uma comparação entre os métodos.

Queria ver o fulltext (ou então a tese completa de dissertação do Brad Schoenfeld, foi exatamente essa) para ver como foram os métodos e exercícios utilizados. É estranho citar no título "volume equated", mas o grupo HT fez 30 repetições por exercício e o grupo ST fez 21, isso dá 30% a menos de volume.

Link para o comentário

mais porra aless

ele mesmo fala

"17 homens jovens foram selecionados aleatoriamente"

todo mundo é diferente um do outro....então sei lá, não acho mto valido isso....

Essa foi uma afirmação completamente infeliz.

A seleção aleatoria indica que a amostra não é viciada, ou seja, não foram selecionadas pessoas que respondem a hipertrofia com treino de hipertrofia para o grupo hipertrofia, ao passo que não foram selecionadas pessoas que respondem ao estimulo de força com treino de força para o grupo de força.

A randomização permite justamente a acabar com essas variáveis viciadas, ao passo que também permite a generalização do resultado ao final do estudo.

Minha critica pessoal ao estudo é o tamanho da amostra. São apenas 17 individuos, no entanto, mesmo com uma amostra tão pequena, já foi possível obter resultado esperado entre dos grupos. Se o estudo fosse feito com 1000 pessoas, por exemplo, a força da afirmação seria muito maior, porque a aleatoriedade estaria bem menos presente e poder de abrangência bem maior.

Editado por proxy
Link para o comentário

Muito bom.

Gostaria de ver isso sendo testado ao longo de anos, qualquer porcaria de treino dá resultados ótimos em sedentários, em não sedentários a história muda.

Eu chuto q ao longo de anos valeria mais o cara se concentrar em força pura ou um treino híbrido.

Link para o comentário

Muito bom.

É importante notar a parte "well trained men". Estudos com pessoas destreinadas podem ter seus resultados mascarados, mais ou menos pelo motivo que o Galactus falou - algumas pessoas de um grupo podem ter uma predisposição maior ao ganho de massa do que as de outro grupo.

Com pessoas bem treinadas esse 'efeito iniciante' já passou, fica mais fácil traçar uma comparação entre os métodos.

Queria ver o fulltext (ou então a tese completa de dissertação do Brad Schoenfeld, foi exatamente essa) para ver como foram os métodos e exercícios utilizados. É estranho citar no título "volume equated", mas o grupo HT fez 30 repetições por exercício e o grupo ST fez 21, isso dá 30% a menos de volume. 

Na verdade fala sobre carga, sao 3 series com carga equivalente à 10 rm, e 7 séries com carga equivalente a 3rm.

Ainda assim acho que a diferença no volume foi maior ainda...

Enviado de meu GT-I8190L usando Tapatalk

Link para o comentário

• Supermoderador

Na verdade fala sobre carga, sao 3 series com carga equivalente à 10 rm, e 7 séries com carga equivalente a 3rm.

Ainda assim acho que a diferença no volume foi maior ainda...

Enviado de meu GT-I8190L usando Tapatalk

O Aless conseguiu o fulltext aqui: http://ge.tt/3PFOh5Y1/v/0?c

no fulltext os autores falam que a equivalência utilizada foi de tonelagem (por peso corporal), o grupo ST teve uma carga semanal de 673 kg/kg e o grupo HT de 654 kg/kg. Com isso imagino que o grupo ST fez bem menos repetições por treino (por utilizar carga maior em cada série).

Com relação às séries, o grupo ST fazia 2-4 reps por série e o grupo HT 8-12 reps.

Link para o comentário

• 1 mês depois...

A leitura desses tópicos deveriam ser obrigatórias.

Esse que o Ice citou é pra quebrar barreiras e preconceitos perpetuados nas academias de hoje em dia.

Gostei do artigo.

O que faltou foi um número maior de amostras pra aumentar um pouco "confiança" no resultado.

Link para o comentário

Faltam estudos com mulheres. :ph34r_anim:

Mas se tem uma coisa que eu já reparei, comigo, é que cargas maiores com volume menor pelo menos mantém a massa magra muito mais do que cargas menores com mais repetições. Gasto 30 minutos com meu treino só, e saio destruída.

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...