Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Seria Possível Viver Só De Suplementos Vitaminicos?

danielbra

Posts Recomendados

Fibras fazem o bolo alimentar seguir o movimento do intestino, tanto freiando quanto acelerando....numa dieta de apenas carne, não vai existir fibras para fazer o bolo descer de forma gradual, a comida vai "escorregar" no seu intestino

Se eu tiver errado por favor, me falem e expliquem o correto....

"A presença de fibras é importante para a evacuação, tendo em vista que sua ausência dificulta o deslocamento dos alimentos pelo intestino"

Prisão de ventre tem como uma das causas carência de fibras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

"Proteínas como as de carnes vermelhas, em grande quantidade no intestino, podem sofrer putrefação e desequilibrar a microbiota intestinal"

E acho que a ausência de fibra não faz nada escorregar pelo intestino, uma vez que o processo de absorção se daria da mesma maneira (caso não houvesse excesso e putrefação, eca), com o movimento peristáltico acontecendo como sempre, porém sem as fibras pra acumular água e deixar o bolo fecal mais adequado

(e o que começou com comida terminou com coco, fico impressionada com a fluidez natural das coisas hahaha)

EDIT: acho que o corpo precisa de comida e, por isso, seria bem desgastante viver de pó e cápsula. Possível por alguns meses, talvez anos, mas impossível a longo prazo, com saúde.

Editado por biazita
Link para o comentário

Concordo que viver de pó e capsulas não é o adequado...mas não ta me entrando na cabeca isso das fibras, não to querendo ser do contra mas não to conseguindo entender.

Como eu entendo:

Alimentação saudável (com ingestão de fibras)

Comida sofre a maior parte da digestão no estômago, E fica dissolvida nas enzimas e água. Quando passa para o intestino acorre a absorção de nutrientes e água, o movimento peristáltico, "empurra" as fibras que por sua vez move o bolo alimentar, ou o segura, que na verdade é quase uma pasta bem liquida no início do intestino.

Alimentação (sem fibras)

Digestão no estômago, e o bolo alimentar "semi liquido", vai passar pelo intestino sem impedimentos, seguindo a gravidade. Por tanto a reabsorção de água sera menor, pela maior velocidade, já que o não sera o movimento peristáltico que ditara o movimento.

Me ajudem a entender, aonde está o erro?

Editado por Pedro_jane
Link para o comentário

Lendo o tópico lembrei de algo que li sobre a Alimentação Intravenosa. Se trata de uma solução com macro e micro nutrientes que é administrada diretamente na veia do paciente, na maioria das vezes, braço ou mãos. O termo "paciente" não foi acidente, este tipo de alimentação só é usada em indivíduos em um alto grau de subnutrição ou paralisia do aparelho digestivo. O risco de infecção é CONSTANTE e o uso prolongado causa isto:

Produção de enzimas digestivas... Se não há o que digerir, com o tempo vc deixa de produzir... Além disso há a flora bacteriana que habita nossos intestinos, que são benéficas e se "alimentam" do bolo fecal e ajudam no resto da absorção dos alimentos, sem falar que elas ajudam no combate a infecções por outras bactérias nocivas... Sem este "bolo" fecal, não há nutriente para estas bactérias, logo as bactérias nocivas tendem a se proliferar e vc simplesmente fica doente (podendo até vir a óbito).

Com isto, concluo que nós ainda não temos os recursos para vivermos apenas nos alimentando de compostos industrializados.

Link para o comentário

Por achismo daria para viver, crescer e ficar fortinho só a base de suplementos (comida em pó) e água.

Carboidratos= qualquer hipercalórico seria uma fonte.

Vitaminas e minerais= multi vitamínico e afins dariam conta.

Proteínas= whey

Gorduras= poderia ser feito um suplemento para isso. Usamos gordura para produção hormonal (principalmente) na tese poderia ser usado hormônios sintéticos.

Disfunções, atrofia do figado? Dentição fraca?

Acredito que não teria disfunções continuamos ingerindo nutrientes que precisam ser quebrados...proteínas do whey, precisam "virar aminoácidos. Carboidratos precisam ser quebrados.

Talvez apenas a dentição fique debilitada

Puro machismo oq eu escrevi.

Porque invés de substituir a carne, não pesquisa um alimento que satisfaça suas necessidades? Ex:soja, clara do ovo. (Proteína e pouca gordura)

Calorias viriam de carboidratos e proteínas, quanto a isso nenhum problema o uso suplementos.

Sim, vou montar uma dieta com soja e ovos tbm, até pq a soja é a primeira coisa que vem a cabeça de quem vai deixar a carne de lado, mais só a soja e o ovo acho q n dá pra ter tanta proteína assim, por exemplo 1,5 de proteina por KG, me disseram tbm que a proteína vegetal n é tão eficiente como a animal.

Ou excesso delas...coma apenas aveia. Vc vai ficar entupido literalmente.

naqueles pacotes de aveia, recomendam 75g de aveia diariamente, eu acho que isso é muito, qnt vc acha q é bom?

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Simples, primeiro, a comida dos astronautas é liofilizada( pesquise sobre).

E não . Seria impossível, devido a varios fatores intrínsecos a alimentação, ainda que suplementando tudo, não haveria como devido a falta de mastigação que alem de queimar umas calorias, instiga o estômago a produzir o suco gástrico para melhor absorção dos nutrientes.

Outro fato é que deveria suplementar em diferentes horários e em diferentes métodos ex: Cálcio disputa sitios ativos com o ferro. Logo suplementar ferro e cálcio no mesmo momento ocasionaria disputas dos sítios evitando a absorção e interferindo diretamente com a biodisponibilidade. Basicamente é isso

Editado por campimauricio
Link para o comentário

Simples, primeiro, a comida dos astronautas é liofilizada( pesquise sobre).

E não . Seria impossível, devido a varios fatores intrínsecos a alimentação, ainda que suplementando tudo, não haveria como devido a falta de mastigação que alem de queimar umas calorias, instiga o estômago a produzir o suco gástrico para melhor absorção dos nutrientes.

Outro fato é que deveria suplementar em diferentes horários e em diferentes métodos ex: Cálcio disputa sitios ativos com o ferro. Logo suplementar ferro e cálcio no mesmo momento ocasionaria disputas dos sítios evitando a absorção e interferindo diretamente com a biodisponibilidade. Basicamente é isso

Sem falar que o ferro só é absorvido junto com a vitamina C.

Vitamina D é lipossolúvel, então sem ingestão de gordura, vai tudo pelo ralo.

E por aí vai...

Link para o comentário

Sem falar que o ferro só é absorvido junto com a vitamina C.

Vitamina D é lipossolúvel, então sem ingestão de gordura, vai tudo pelo ralo.

E por aí vai...

Sim,o ferro tem sua biodisponibilidade aumentada com o ácido ascórbico, vulgo Vitamina C, já relativo a gorduras a mesma pode ser suplementada via óleos essenciais, como o ômega 3, 6 e 9. :)

Enviado de meu GT-N7100 usando Tapatalk

Link para o comentário

Não há nenhum custo x benefício nisso. Primeiro que a absorção no organismo não vai ser a mesma, já que a artificialização da substância é a trasnformação do nutriente (as vezes isolado) para um função específica; no entanto seu corpo não foi projetado para receber nutrientes isolados, ele recebe as substâncias e vai separando elas conforme sua necessidade.

Suplementos são caros e normalmente o corpo não absorve tudo o que se promete nas embalagens... As vezes os valores são até manipulados.

Fora o que já falaram sobre as fibras no nosso corpo e a maneira que nosso mecanismo de ingestão e digestão funciona, e lógico, o corpo humano não é preparado pra isso (ainda), sem sofrer consequencias negativas.

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...