Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

P/ iniciantes o recomendado é sim, ficar estático até aprimorar melhor a técnica. Assim com a técnica correta e aumento dos pesos inicia-se o movimento do tronco!

Muitas pessoas tem extrema dificuldade em manter a coluna correta durante a curvada. Portanto aprende-se primeiro a executar corretamente e depois aplica-se a técnica do movimento!

Publicidade

Postado

Observei o mesmo que o Reinaldo nesse vídeo postado, a lombar curvada. E mesmo assim não era uma carga alta. Ainda mais para um cara desse tamanho.

Eu não faço e não faria com as costas curvadas dessa forma.

Postado

Não to falando que é o certo...mas sem exageros, FICAR SEM ANDAR,achei um pouco de mais.

Se o cara sabe que tem o core forte, não é problema nenhum para ELE arredondar a lombar.

Vai dizer que o KK vai ficar sem andar antes do 30, pq ele faz terra arredondando tudo com mais de 300kg?

Para nós meros mortais, é importante manter a coluna reta.

Postado

procura no youtube por "how to bent over row"

é o primeiro link, do scott herman.

aqui onde eu to não dá pra pegar o link agora.

edit: agora que eu vi que você falou "movimentando o tronco". vou ver se encontro, mas é a mesma ideia do stiff, com menor amplitude claro, variar a inclinação do tronco sem perder a contração da lombar.

edit2:

procura por "strength camp bent over row"

primeiro link.

veja que de 1:20 a 1:27 ele começa a roubar com a lombar, mas sem perder a contração. depois de 1:27 ele já faz bem largado (provavelmente nos dois casos ele estava dando exemplo de como NAO fazer. estou sem som aqui, não ouço o que ele está falando).

Oi Reinaldo.

No segundo vídeo, a partir dos 1:20, ele já afirma que tal movimento é errado. No caso, ele é adepto da estabilidade total da lombar, procurando não fazer o menor movimento com ela.

Achei um vídeo que demonstra o que quero dizer de "movimentar o tronco". Um adendo: eu nunca vi alguém fazer remada curvada em pé com altas cargas e manter a coluna totalmente reta como o Scott Herman demonstrou. Segue o vídeo:

Note que a coluna não fica reta, mas também não fica dobrada em "U" invertido, como o Arnold fazia neste vídeo, a partir de 0:26:

Pra mim, a execução do Arnold é um "hérnia, cadê você, eu vim aqui só pra te ver" :laughingsmiley:

O cara do primeiro vídeo, curiosamente, chama o exercício de "Arnold Rows". Afinal, a execução desse "Arnold Rows" do vídeo é incorreta ou não?

Postado (editado)

Na verdade, esse 1o vídeo tem menos movimento de tronco do que o 2o que eu postei. O que esse seu vídeo tem mais é movimento (impulso) de perna.

Realmente, quanto mais alta a carga, mais difícil de manter a coluna reta, mas o importante é não ficar dobrando/desdobrando a parte mais baixa (1 palmo acima da bunda), que é a área mais sensível à compressão dos discos.

A questão da execução escrota do Arnold, tem alguns fatores.

1. Olha o tamanho do cara. Quem tem moral pra chegar nele e dizer que ele ta fazendo errado?

2. Quanto mais leve a carga, mais difícil de se lesionar. Aí vem a pergunta: mas quantos kgs é "leve"? Leve é relativo à força da pessoa. Pra uma vovozinha, até o peso do próprio corpo já é um perigo. Pro Arnold, 60kg na coluna dobrada não deve ser grande coisa.

E além da questão do peso, tem a própria estrutura da pessoa. Eu sei que eu posso fazer desenvolvimento e puxada atrás da nuca sem nenhum problema. Tem gente que com um mês fazendo o mesmo, já zoa o ombro.

Agora, pra definir se a execução é incorreta, precisamos definir o que é o correto: fazer da forma mais segura possível, ou levantar o maior peso possível? Existem casos onde uma postura/execução errada te impedem de levantar mais peso, assim como casos onde a mesma postura/execução te ajudam a levantar mais.

Mas não precisa ser tudo ou nada, você precisa saber dosar o risco com a segurança. Realmente, se você for querer fazer todo e qualquer exercício com postura de quem está instruindo um iniciante, não vai muito longe.

Cabe a cada um traçar a faixa entre o seguro e o perigoso, e encontrar esse limite que eu chamo de "aceitável".

A execução do 1o vídeo eu considero aceitável. A do Arnold, não.

Desde que eu tive a sorte de conhecer o material de um ótimo treinador chamado John Christy, eu sempre favoreço a segurança, procurando me aproximar do "aceitável" com muita, mas muita cautela. Pense assim: ainda que uma execução "incorreta/não-segura" te ajude a ficar maior ou mais forte, mais rapidamente... será que essa "rapidez" compensa o risco de você se lesionar, ficar meses parado (às vezes algo permanente), e ainda regredir, perdendo o que tinha conquistado?

Editado por Reinaldo.Gomes
Postado (editado)

Na verdade, esse 1o vídeo tem menos movimento de tronco do que o 2o que eu postei. O que esse seu vídeo tem mais é movimento (impulso) de perna.

Realmente, quanto mais alta a carga, mais difícil de manter a coluna reta, mas o importante é não ficar dobrando/desdobrando a parte mais baixa (1 palmo acima da bunda), que é a área mais sensível à compressão dos discos.

A questão da execução escrota do Arnold, tem alguns fatores.

1. Olha o tamanho do cara. Quem tem moral pra chegar nele e dizer que ele ta fazendo errado?

2. Quanto mais leve a carga, mais difícil de se lesionar. Aí vem a pergunta: mas quantos kgs é "leve"? Leve é relativo à força da pessoa. Pra uma vovozinha, até o peso do próprio corpo já é um perigo. Pro Arnold, 60kg na coluna dobrada não deve ser grande coisa.

E além da questão do peso, tem a própria estrutura da pessoa. Eu sei que eu posso fazer desenvolvimento e puxada atrás da nuca sem nenhum problema. Tem gente que com um mês fazendo o mesmo, já zoa o ombro.

Agora, pra definir se a execução é incorreta, precisamos definir o que é o correto: fazer da forma mais segura possível, ou levantar o maior peso possível? Existem casos onde uma postura/execução errada te impedem de levantar mais peso, assim como casos onde a mesma postura/execução te ajudam a levantar mais.

Mas não precisa ser tudo ou nada, você precisa saber dosar o risco com a segurança. Realmente, se você for querer fazer todo e qualquer exercício com postura de quem está instruindo um iniciante, não vai muito longe.

Cabe a cada um traçar a faixa entre o seguro e o perigoso, e encontrar esse limite que eu chamo de "aceitável".

A execução do 1o vídeo eu considero aceitável. A do Arnold, não.

Desde que eu tive a sorte de conhecer o material de um ótimo treinador chamado John Christy, eu sempre favoreço a segurança, procurando me aproximar do "aceitável" com muita, mas muita cautela. Pense assim: ainda que uma execução "incorreta/não-segura" te ajude a ficar maior ou mais forte, mais rapidamente... será que essa "rapidez" compensa o risco de você se lesionar, ficar meses parado (às vezes algo permanente), e ainda regredir, perdendo o que tinha conquistado?

Seu post é sensato, parabéns.

Também considero que devemos encontrar um limite de peso x execução do exercício. O peso sempre deve estar dentro da execução correta (digamos aceitável) e nunca a carga deve exceder de tal forma que você não possa executar o exercício aceitavelmente bem.

O material desse treinador John Christy está em que formato? Livro, vídeo, site?

Quanto ao risco de lesão, eu considero que ele aumenta à medida que ficamos maiores e mais fortes. Chega um ponto que levamos nossas articulações, juntas e tendões ao máximo por treino, para termos ganhos mínimos (mesmo com auxílios ergogênicos). Deve ser por isso que não vemos pessoas realmente grandes executando 100% corretamente os exercícios, como o Scott Herman demonstra em seus vídeos. Vi mais vídeos dele e achei bem surreal algumas execuções, parece um robô em alguns exercícios, levanta o peso muito controlado e desce beeem lentamente, dá quase sono :laughingsmiley:

A execução de terra, por exemplo. Puxa, a coluna dele faz o contrário, é um U não invertido. A coluna tá tão travada, o peito pra fora, a coluna entorta, não fica reta, mas esse entortamento é no sentido "pra cima" e não "pra baixo". Olhando todos os terreiros profissionais do planeta, nenhum faz dessa forma :oneeyed01:

Pode ser de máxima segurança, mas não vejo como tão efetivo ao longo do tempo. Como progredir cargas sem dar uma roubadinha? Acho impossível fazer execução perfeita em progressão de cargas. Especialmente quando atingimos altas cargas, onde qualquer pesinho a mais já faz o atleta sentir grande dificuldade para executar o exercício mais controladamente.

Existe uma gíria muito antiga na musculação: quem não rouba não cresce :laughingsmiley: , a qual concordo cerca de 80%, tudo depende de como é feito essa roubada.

Outra coisa que queria saber se é certo ou não: cadência rápida! Eu vejo o Herman, por exemplo, que fazem com cadência, digamos, sonolenta, enquanto vários e vários atletas fazem bem mais rápido. Por que?

Bons treinos!

Editado por Gym Hater
Postado (editado)

http://muscleandbrawn.com/forums/showthread.php?s=49b12d2e0f40140fc949f2738f8e1f6d&t=1003

Não sei se nesse fórum tem todo o material dele. Eu tenho o livro em pdf, dá pra encontrar no google. Tenho alguns trechos traduzidos também.

Sobre a cadência, tem justamente um texto do John Christy sobre isso que eu traduzi:

http://fisiculturismo.com.br/forum/topic/89698-velocidade-da-repeticao/

Espero que não tenha problema postar link de outro fórum, porque o texto é muito grande.

Resumindo o que ele fala: a repetição deve ser tão rápida quanto possível, tanto na subida quanto na descida, sem que isso venha a prejudicar sua execução, ou colocar em risco sua segurança.

Agora, essa questão da cadência varia muito de acordo com o tipo de treino, e a definição acima é de um powerlifter. Portanto, ela provavelmente não vai se aplicar a treinos com técnicas de intensidade, negativa controlada, etc.

Editado por Reinaldo.Gomes

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...