Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

30 à 60 segundos eu acho que seja favorável a hipertrofia. Acima disso eu considero mais para força. Vale ressaltar que Terra é um "execício de força", por isso eu até concordo com um descanso maior para ele. Agora passar mais de um minuto descansando entre as séries no supino e rosca direta, por exemplo, aí já acho desnecessário PARA QUEM ALMEJA HIPERTROFIA.

Você não sabe nada rapaz, descansos de 2 a 3 min são mais favoráveis ao ganho tanto de massa muscular (hipertrofia) e força, devido à resposta da testosterona ser mais elevada com esses descansos.

http://www.hipertrofia.org/forum/topic/129081-artigo-tempo-de-descanco-entre-as-series/

Publicidade

Postado

Muitos adeptos da musculação estão familiarizados com a velha rotina de descansar um pouco entre as múltiplas series de um mesmo exercício, ou até mesmo descansar entre os muito exercício de uma rotina de treinamento. Entretanto, a grande maioria dos praticantes de musculação não se preocupa em seguir o intervalo de recuperação prescrito pelo professor. O intervalo de recuperação está diretamente associado a intensidade do exercício e ao tipo de estímulo que o corpo será submetido. Basicamente existem 2 tipos de estímulo no contexto da pratica de musculação, são eles: (1) estímulo metabólico, quando o intervalo de recuperação é curto ( menos de 1min) e o número de repetições e maior ou (2) estimulo tensional, quando o intervalo de recuperação é maior (mais de 3min) e o número de repetições é menor.

No que se refere ao estímulo metabólico os principais objetivos associados são a melhora da resistência muscular e o ganho de massa muscular (hipertrofia). Por exemplo, se uma pessoa quer melhorar a resistência muscular ela pode realizar 3 series de 20 a 15 repetições com 30 segundos de intervalo. Como o volume de repetições é alto e o intervalo de recuperação é pequeno a pessoa não vai conseguir suportar uma sobrecarga grande, geralmente algo em torno de 50 a 60% de 1 repetição máxima (1RM). Por outro lado, se a pessoa quer aumentar a massa muscular poderia ser prescrito uma rotina com 3 ou 4 series de 12 a 6 repetições e um intervalo de 1min entre as series e exercícios. Esse intervalo um pouco maior, conjugado com um volume de repetições menor, permite que o indivíduo tolere uma sobrecarga em torno de 80 a 90% de 1RM. Esse sobrecarga maior, ajustada ao número de repetições e intervalo, estimulam a produção de hormônios, expressões gênicas e enzimas que proporcionam um aumento de massa muscular maior. Por fim, se o objetivo é melhorar a força de uma pessoa, o estimulo tensional é o mais indicado. 5 ou 6 séries de 1 a 5 repetições com um intervalo de 3 a 5 min é a recomendação. Esse intervalo bem maior permite que o organismo suporte uma sobrecarga bem maior ( >90%). Embora essa abordagem enfatize mais o ganho da força, o ganho de massa muscular também é conquistado.

Porém, quando um indivíduo deseja ganhar massa muscular através de um estímulo metabólico (12 a 6 repetições) e descansa 3min entre uma serie e outra porque esta batendo papo ou porque acha que assim vai suportar mais sobrecarga, na verdade ele esta promovendo um estímulo tensional e não metabólico. Outro ponto que merece destaque é a redução do número de repetições ao longo das séries. Se uma pessoa está fazendo 3 séries de 10 repetições máximas com 1min de intervalo e ao longo das 3 séries ele consegue realizar as 10 repetições, significa que ele descansou mais de 1min ou não está trabalhando com uma intensidade de 80 a 90% de 1RM. Em qualquer um dos casos o treino não está sendo otimizado. O esperado para uma rotina de séries múltiplas é a redução do número de repetições ao longo da série.

3 Passos para treinar com o intervalo correto:

1) Use um cronometro e marque o tempo de descanso entre as séries e exercícios, verifique a recomendação na sua planilha de treino;

2) Fique atento se o número de repetições está diminuindo entre as séries, isso indica que a sobrecarga está bem ajustada (não se aplica a iniciantes);

3) Ao revezar um equipamento com outra pessoa procure manter o mesmo tempo de descanso, se você estiver revezando com mais de 2 pessoas peça para o seu professor sugerir um exercício similar para substituir o equipamento congestionado momentaneamente.

Postado (editado)

Eu uso cronometro do no meu treino:

40 segundos de descanso entre as séries, e 2 minutos entre um exercício e outro.

Quer dizer então que esse tempo de descanso está errado? Eu li em algum lugar uma vez que usar cronometro não era a melhor maneira para se definir o tempo de descanso, tipo, o cara teria que saber quando estava pronto pra próxima serie sentindo o próprio corpo. Mas todo lugar que eu li falava que para hipertrofia o melhor era descansar de 30 à 60 segundos e bla bla bla. Inclusive já teve uma discussão aqui no fórum sobre isso.

Editado por Yaggo Silva
Postado

Eu uso cronometro do no meu treino:

40 segundos de descanso entre as séries, e 2 minutos entre um exercício e outro.

Quer dizer então que esse tempo de descanso está errado? Eu li em algum lugar uma vez que usar cronometro não era a melhor maneira para se definir o tempo de descanso, tipo, o cara teria que saber quando estava pronto pra próxima serie sentindo o próprio corpo. Mas todo lugar que eu li falava que para hipertrofia o melhor era descansar de 30 à 60 segundos e bla bla bla. Inclusive já teve uma discussão aqui no fórum sobre isso.

Se o objetivo for hipertrofia, sim.

Postado (editado)

Se o objetivo for hipertrofia, sim.

Então quanto tempo devo dar mais ou menos de descanso entre as séries, sendo que eu almejo hipertrofia?

http://www.youtube.com/watch?v=N-5Haqx-Ppg

Nesse vídeo o cara dá 40 segundos de descanso.

Ele até responde o comentário de um cara com a seguinte argumento:

Olá Anderson, De forma alguma é errado, utilizamos o exemplo de 40 segundos para representar um intervalo curto, 1 minuto continua sendo um intervalo curto, até mesmo porque em alguns treinos com intensidade total, 10 segundos a mais de descanso fazem uma enorme diferença. O menos indicado seria intervalos acima de 1'30" quando se tem um objetivo de hipertrofia e procura-se maximizar os resultados. Forte Abraço
Editado por Yaggo Silva
Postado

Então quanto tempo devo dar mais ou menos de descanso entre as séries, sendo que eu almejo hipertrofia?

O tanto que for necessário pra completar a próxima série, isso vai depender de uma série de fatores (número de reps, peso, exercício), mas se você está descansando só 40 seg e já consegue fazer a próxima série, é porque você não está pondo peso suficiente, e como todos sabem a progressão de cargas é a chave para a hipertrofia.

Postado

O tanto que for necessário pra completar a próxima série, isso vai depender de uma série de fatores (número de reps, peso, exercício), mas se você está descansando só 40 seg e já consegue fazer a próxima série, é porque você não está pondo peso suficiente, e como todos sabem a progressão de cargas é a chave para a hipertrofia.

Eu trabalho com progressão de cargas. Vou dar um exemplo: Remada curvada. Faço 4x8. Primeira série consigo fazer todas 8. Segunda e terceira já consigo fazer apenas 6 ou 7 sem roubar. Já na quarta eu só consigo chegar ate a 5 sem roubar, a partir daí eu só consigo finalizar as 8 se eu roubar. Sempre trabalho com progressão de cargas aumento nem que seja um quilo. Diante disso, você acha que preciso aumentar um pouco mais o descanso, ou devo manter os 40 segundos como de costume?

Postado

Seguindo essa lógica seria melhor ir diminuindo o descanso até não dar tempo entre uma série e outra... O objetivo do descanso é recuperar os níveis de energia, e dependendo da série você não vai se recuperar em 40 segundos. Não é uma questão subjetiva, está relacionado ao funcionamento do corpo humano. Quando você trabalha com cargas acima de 85% de sua RM você vai utilizar mais ATP, que demora mais a ser recuperado que o glicogênio muscular. Isto se torna ainda mais relevante quando estamos falando de agachamentos, terra, exercícios que exigem muito do seu organismo.

@Yaggo Silva

Esse comentário não só provou que o descanso cronometrado não deve ser levado a risca como mostrou o que fazer, é só interpretar e começar a aplicar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...