Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado (editado)

O QUE COMER ANTES E APÓS O TREINO DE MUSCULAÇÃO?

Por Rodolfo Anthero de Noronha Peres – Nutricionista Esportivo – CRN8 2427

Sem dúvida¸ todas as refeições que compõem o programa alimentar de um atleta e/ou esportista são importantes¸ mas neste artigo vamos discutir a alimentação em dois momentos cruciais para o praticante de musculação: antes e após o treinamento.

Antes do treino¸ deve-se garantir uma refeição que o mantenha em estado anabólico durante o exercício¸ além de proporcionar um ótimo rendimento. JḠapós o treino¸ o principal é garantir uma ótima recuperação do organismo. Muitas pessoas ainda acham que o crescimento muscular ocorre exatamente no momento do exercício¸ mas¸ na verdade¸ a maior parte do processo de hipertrofia acontece durante o período de descanso. O stress causado durante o treinamento pelas sobrecargas metabólicas e tensionais¸ provoca microlesões nos músculos envolvidos. Para ocorrer a hipertrofia¸ essas microlesões devem ser adequadamente reparadas num patamar superior ao anterior. Portanto¸ a fase de recuperação é fundamental para o desenvolvimento muscular. Se o indivíduo não estiver completamente recuperado¸ a musculatura responderá de maneira negativa¸ dificultando a hipertrofia. Nesse processo recuperativo¸ o descanso e uma ótima nutrição são fatores cruciais.

Refeição antes do treinamento

É conveniente realizar uma refeição sólida em torno de 60 a 90 minutos antes do treinamento. Este período é bem variável¸ pois enquanto algumas pessoas podem apresentar um ótimo rendimento realizando uma alimentação sólida apenas 30 minutos antes do exercício¸ para outras essa prática pode ser desastrosa. Portanto¸ a individualidade sempre deverá ser respeitada. Essa refeição deveria conter uma quantidade adequada de carboidratos complexos e proteínas¸ além de ser reduzida em fibras¸ frutose e gorduras. Nesse momento¸ uma refeição com a quantidade adequada de carboidratos aumenta de forma significativa o conteúdo de glicogênio nos músculos e no fígado¸ constituindo um importante fator para melhorar o desempenho.

Essa conduta tem por objetivo:

• Reduzir o catabolismo induzido pelo exercício (maior liberação insulínica e maior síntese de glicogênio);

• Garantir maior disponibilidade de aminoácidos para os músculos;

• Prevenir a hipoglicemia e os sintomas a ela relacionados;

• F ornecer energia para o trabalho muscular durante o treinamento;

• Evitar o estado de fome e o desconforto gastrintestinal durante o exercício;

• Proporcionar um correto aporte hídrico¸ garantindo que o indivíduo inicie o exercício num estado completamente hidratado.


Exemplos de refeições pré-treino

Os exemplos de refeições foram divididos em níveis: iniciante¸ intermediário e avançado. No nível avançado¸ podemos incluir pessoas com um expressivo desenvolvimento muscular¸ tais como os bodybuilders .

Nível iniciante:

Pão branco com geléia de frutas¸ acompanhado de iogurte de frutas light e uma fruta;
Extrato solúvel de soja light batido com uma fruta e aveia em flocos.

Nível intermediário:

Pão branco com queijo branco magro¸ acompanhado de iogurte de frutas light e uma fruta;
Iogurte de frutas light com cereal sem açúcar e uma fruta.

Nível avançado:

Batata doce/mandioca cozida acompanhada de peito de frango;
Panqueca de aveia em flocos com claras de ovos e uma banana.

Logicamente¸ as quantidades não foram especificadas devido as grandes variações individuais. Além disso¸ devemos lembrar que as opções acima são apenas sugestões¸ devendo-se sempre respeitar os hábitos¸ preferências¸ alergias¸ aversões e intolerâncias alimentares de cada um. No período entre essa refeição e o treinamento (60 – 90 minutos) deve-se garantir um aporte hídrico entre 500 ml e 1000 ml.

Para os que estão em um nível intermediário ou avançado de treinamento¸ a inclusão de uma suplementação¸ entre 15 e 30 minutos¸ antes do treino pode ser de grande valia. Nesse período¸ a suplementação é preferível à alimentação sólida¸ pois causará um rápido esvaziamento gástrico¸ evitando qualquer tipo de desconforto.

Exemplos de suplementação logo antes do treino

Nível intermediário:

- Maltodextrina
- Whey protein

Nível avançado:

- Maltodextrina
- Whey protein
- BCAAs
- Glutamina

No nível intermediário¸ o uso de maltodextrina acompanhado de uma pequena quantidade de whey protein proporcionaria um melhor rendimento associado a um aumento na síntese protéica. Já no nível avançado¸ devido à alta intensidade do treinamento¸ além de maltodextrina e whey protein ¸ o uso de BCAAs e glutamina parece ser interessante. Ainda para os indivíduos em nível avançado¸ a inclusão de outros suplementos¸ tais como HMB e óxido nítrico em determinados períodos também pode ser útil. O uso de vitaminas do complexo B é recomendado em alguns casos¸ dependendo da ingestão de carboidratos da dieta¸ já que essas vitaminas atuam como coenzimas do metabolismo energético. Portanto¸ a ingestão de vitaminas do complexo B está diretamente relacionada ao teor de carboidratos na dieta.

Durante o treinamento

Em atividades com menos de uma hora de duração¸ a suplementação com carboidratos não é necessária. Garantir um ótimo aporte hídrico já seria suficiente. No entanto¸ para atividades com duração superior a 60 minutos¸ o uso de um repositor de carboidratos é necessário¸ sendo que em atividades com duração superior a 90 minutos o repositor deveria conter eletrólitos. Algumas pessoas engajadas em um treinamento com pesos de alta intensidade observam um melhor rendimento com o uso de maltodextrina durante o treino; outras já não observam essa melhora. Neste caso¸ a experiência de cada um auxiliará na escolha¸ sempre respeitando a temperatura (em torno de 16ºC) e a concentração da solução – que deverá estar entre 6 e 8%¸ visando um rápido esvaziamento gástrico.

Refeição após o treinamento

Imediatamente após o treinamento¸ é interessante realizar uma refeição o quanto antes¸ para auxiliar no processo de recuperação e evitar o catabolismo. Essa prática promoverá melhor perfil hormonal anabólico¸ diminuição da degradação protéica miofibrilar e rápida ressíntese de glicogênio. A fim de garantir maior praticidade¸ o uso de suplementos¸ nesse caso¸ é bem interessante¸ pois além da dificuldade de transporte¸ observa-se em treinamentos mais intensos¸ o que é conhecido como anorexia pós-esforço¸ dificultando o processo alimentar.

Imediatamente após o exercício¸ os músculos que estavam ativos se preparam para restabelecer a energia gasta e maximizar a entrada de nutrientes. Esse é o estado em que o corpo se encontra mais receptivo à absorção e ao armazenamento de energia. Durante o treino¸ ocorre uma diminuição natural na insulina circulante¸ sendo que¸ por meio da ação de receptores específicos¸ a glicose entra nas células sem depender de insulina nesse momento. Este fenômeno é conhecido como período insulino-independente¸ com duração de uma a duas horas após a atividade física. Quando se ingere um alimento na fase insulino-independente¸ os nutrientes entrarão nas células mais rapidamente¸ proporcionando uma ótima absorção.

Exemplos de suplementação logo após o treino

Nível intermediário:

- Maltodextrina
- Dextrose
- Whey protein

Nível avançado:

- Maltodextrina
- Dextrose
- Whey protein
- BCAAs
- Glutamina
- Nutrientes antioxidantes
- HMB

Nesse período recomenda-se o uso de um shake contendo proteínas de rápida absorção ( whey protein )¸ além de uma mistura de carboidratos com alto índice glicêmico (dextrose e maltodextrina). Esses valores são variáveis de acordo com cada indivíduo¸ mas como parâmetro¸ em torno de 8 gramas de carboidratos por kg de peso corporal (50% maltodextrina e 50% dextrose) e 4 gramas de proteínas hidrolisadas por kg de peso corporal parece ser o suficiente para garantir uma ótima ressíntese de glicogênio¸ uma excelente liberação do hormônio anabólico insulina¸ otimizar a síntese protéica e interromper a proteólise. Em nível avançado¸ pode-se ainda enriquecer essa solução com BCAAs¸ glutamina e HMB¸ dependendo de sua disponibilidade financeira.

Antioxidantes são substâncias capazes¸ mesmo em concentrações relativamente baixas¸ de retardar ou inibir o processo oxidativo. Podem agir bloqueando a formação de radicais livres ou interagindo com eles¸ tornando-os inativos. Estudos demonstram que o trabalho muscular intenso gera maiores quantidades de radicais livres de oxigênio¸ os quais¸ se não forem devidamente neutralizados¸ podem iniciar um processo deletério nas células e tecidos¸ chamado estresse oxidativo. Este pode levar à destruição de lipídios¸ proteínas e ácidos nucléicos¸ causando diminuição do rendimento físico¸ fadiga muscular¸ estresse muscular e overtraining . Como exemplos de nutrientes antioxidantes¸ podemos citar a vitamina C e a vitamina E.

Tanto antes¸ quanto após o treino¸ os indivíduos em nível inicial de treinamento não necessitam fazer qualquer tipo de suplementação¸ salvo alguma orientação em um caso específico.

Após um período de no máximo 60 minutos¸ é interessante realizar uma refeição contendo uma boa quantidade de proteínas de alto valor biológico¸ carboidratos complexos¸ e restrita ao máximo em gorduras. Nesse momento¸ os níveis sangüíneos do hormônio anabólico insulina encontram-se elevados (devido ao shake ingerido alguns minutos antes)¸ o que propicia uma ótima absorção dos nutrientes ingeridos.

Exemplos de refeições pós-treinamento

Nível iniciante:

- Arroz e feijão¸ acompanhado de carne vermelha magra¸ legumes e verduras.
- Pão branco com patê de atum light com requeijão light e suco natural de frutas

Nível intermediário:

Arroz e feijão¸ acompanhado de peito de frango¸ legumes e verduras.
Extrato solúvel de soja light¸ batido com fruta e aveia em flocos¸ acompanhando pão branco com patê de peito de frango desfiado com requeijão light

Nível avançado:

Batata inglesa acompanhada de peito de frango¸ legumes e verduras
Arroz branco acompanhado de peixe¸ legumes e verduras.

O presente artigo teve por objetivo principal identificar a importância de uma nutrição adequada para o sucesso do treinamento com pesos¸ particularmente nos horários antes e após o treinamento. Espero que as dicas apresentadas auxiliem aqueles que buscam objetivos sólidos com o treinamento com pesos. Lembre-se: antes de iniciar qualquer dieta¸ consulte um profissional habilitado em nutrição esportiva. Só ele poderá elaborar um programa alimentar de acordo com suas necessidades.

matéria retirada do site abaixo.

http://www.waldemarguimaraes.com.br/?p=1101

Editado por donruan

Publicidade

Postado (editado)

WHAT TO EAT BEFORE AND AFTER training?

By Rodolfo Anthero Peres de Noronha - Sports Nutritionist - CRN8 2427

Undoubtedly ¸ all meals in the food program for an athlete and / or athlete are important ¸ but in this article we will discuss nutrition at two crucial moments for the practicing bodybuilding: before and after training.

Before training ¸ should ensure a meal that will keep you in an anabolic state during exercise ¸ besides providing a great performance. Have ¸ ¸ after the main workout is to ensure optimal recovery of the organism. Many people still think that the muscle growth occurs exactly at exercise ¸ ¸ but actually ¸ most of the hypertrophy process happens during the rest period. The stress caused during training by metabolic and blood pressure ¸ Overload causes micro-lesions in the muscles involved. For hypertrophy to occur ¸ microlesions these should be properly repaired in higher than the previous level. Therefore ¸ the recovery phase is critical for muscle development. If the individual is not fully recovered ¸ muscles respond negatively ¸ hindering hypertrophy. In this process ¸ recuperative rest and optimal nutrition are crucial factors.

Meal before training

It is convenient to make a solid meal around 60-90 minutes before training. This period is quite variable ¸ because while some people may have a great income doing a solid power only 30 minutes before exercise ¸ to other such practice can be disastrous. Therefore ¸ individuality should always be respected. This meal should contain an adequate amount of complex carbohydrates and proteins ¸ besides being reduced in fiber ¸ fructose and fats. Right now ¸ a meal with the proper amount of carbohydrates significantly increases the glycogen content in the muscles and liver ¸ constituting an important factor to improve performance.

This approach aims to:

• Reduce exercise induced catabolism (greater insulin release and increased glycogen synthesis);

• Ensure greater availability of amino acids to the muscles;

• Preventing hypoglycemia and related symptoms;

• F ornecer energy to working muscles during training;

• Avoid hunger state on gastrointestinal discomfort during exercise;

• Provide a correct fluid intake ¸ ensuring that the individual start exercising in a fully hydrated state.

Examples of pre-workout meals

Examples of meals were divided into levels: beginner intermediate and advanced ¸. At the advanced level ¸ we include people with a significant muscle development ¸ such as bodybuilders.

Beginner level:

White bread with fruit jam ¸ accompanied by light fruit yogurt and fruit;

soluble extract light soy shake with a fruit and oatmeal.

Intermediate level:

¸ thin white bread with white cheese accompanied by light fruit yogurt and fruit,

light fruit yogurt with cereal without sugar and fruit.

Advanced level:

Sweet potato / cassava cooked together with chicken breast,

oatmeal pancake with egg whites and a banana.

Logically ¸ quantities were not specified due to large individual variations. Also ¸ we must remember that the above options are just suggestions ¸ one should always respect the habits ¸ ¸ preferences allergies and food intolerances ¸ dislikes of each. Between that meal and training (60-90 minutes) should ensure fluid intake between 500 ml and 1000 ml.

For those at an intermediate or advanced level of training including a ¸ ¸ supplementation between 15 and 30 minutes ¸ before training can be of great value. During this period ¸ supplementation is preferable to solid food because ¸ cause rapid gastric emptying ¸ avoiding any discomfort.

Examples of supplementation shortly before training

Intermediate level:

- Maltodextrin

- Whey protein

Advanced level:

- Maltodextrin

- Whey protein

- BCAA

- Glutamine

At the intermediate level ¸ using maltodextrin accompanied by a small amount of whey protein would provide a better yield associated with an increase in protein synthesis. You ¸ advanced due to high training intensity level ¸ addition of maltodextrin and whey protein ¸ the use of BCAAs and glutamine seems to be interesting. Even for individuals in the advanced level ¸ ¸ inclusion of other supplements such as HMB and nitric oxide in certain periods can also be helpful. The use of B vitamins is recommended in some cases ¸ depending on the intake of carbohydrates in the diet ¸ since these vitamins act as coenzymes in energy metabolism. Therefore ¸ the intake of B vitamins is directly related to the carbohydrate content in the diet.

During the training

Activities in less than one hour ¸ carbohydrate supplementation is not necessary. Ensure optimal fluid intake would be enough. However ¸ activities for more than 60 minutes duration ¸ using a replenishing carbohydrates is necessary ¸ and in activities with more than 90 minutes should contain the replenishing electrolytes. Some people engaged in a weight training high intensity observed improved performance with the use of maltodextrin during training, others have not observed this improvement. In this case ¸ experience of each will assist in choosing ¸ always respecting the temperature (around 16 ° C) and the concentration of the solution - it must be between 6 and 8% ¸ seeking rapid gastric emptying.

Meal after training

Immediately after training ¸ is interesting to perform a meal as soon ¸ to assist in the recovery process and prevent catabolism. This practice will promote better hormonal profile anabolic ¸ decreased myofibrillar and rapid glycogen resynthesis protein degradation. To ensure greater convenience using supplements ¸ ¸ ¸ this case is very interesting because ¸ besides the difficulty of transport ¸ observed in more intense workouts ¸ which is known as post-exercise anorexia ¸ hindering the feeding process.

Immediately after exercise ¸ muscles that were active are preparing to restore the energy expended and maximize the input of nutrients. This is the state in which the body is most receptive to absorbing and storing energy. During training ¸ a natural decrease occurs in circulating insulin ¸ ¸ being that through the action of specific receptors ¸ glucose enters the cells without relying on insulin at this time. This phenomenon is known as insulin-independent ¸ period lasting one to two hours after physical activity. When you eat a food during insulin-independent ¸ nutrients enter the cells faster ¸ providing optimal absorption.

Examples of supplementation after the workout

Intermediate level:

- Maltodextrin

- Dextrose

- Whey protein

Advanced level:

- Maltodextrin

- Dextrose

- Whey protein

- BCAA

- Glutamine

- antioxidant nutrients

- HMB

During this period it is recommended to use a protein shake containing fast absorbing (whey protein) ¸ plus a mix of carbohydrates with high glycemic index (dextrose and maltodextrin). These values ​​vary according to each individual but ¸ ¸ parameter as about 8 grams of carbohydrates per kg body weight (50% maltodextrin and 50% dextrose) and 4 grams of hydrolyzed protein per kg body weight seems to be enough to ensure optimal glycogen resynthesis ¸ an excellent release of anabolic hormone insulin ¸ optimize protein synthesis and stop the proteolysis. ¸ in advanced level can still enhance this solution with glutamine and HMB BCAAs ¸ ¸ depending on their financial status.

Antioxidants are substances that can ¸ ¸ even at relatively low concentrations of delay or inhibit the oxidation process. May act by blocking the formation of free radicals or interacting with them ¸ making them inactive. Studies show that intense muscular work produces larger quantities of oxygen free radicals ¸ ¸ which if not properly neutralized ¸ can start a deleterious process in cells and tissues ¸ called oxidative stress. This can lead to the destruction of lipids proteins and nucleic acids ¸ ¸ causing decreased physical performance ¸ ¸ muscle fatigue muscle stress and overtraining. Examples of antioxidant nutrients ¸ we mention vitamin C and vitamin E.

Both before and after the workout ¸ ¸ individuals at initial training level need not do any kind of supplementation ¸ saved some guidance on a specific case.

After a period of maximum 60 minutes ¸ is useful to have a meal containing a good amount of protein of high biological ¸ ¸ complex and restricted to a maximum value of carbohydrates into fats. Right now ¸ blood levels of the anabolic hormone insulin are elevated (due to ingested shake a few minutes before) ¸ which provides optimal absorption of ingested nutrients.

Examples of post-training meals

Beginner level:

- Rice and beans accompanied by ¸ ¸ lean red meat and vegetables.

- White bread with pate light tuna with light cream cheese and natural fruit juice

Intermediate level:

Rice and beans accompanied by ¸ ¸ chicken breast and vegetables.

soluble extract light soy ¸ beaten with fruit and oatmeal ¸ watching white bread with pate of shredded chicken breast with light cream cheese proficiency:

Potatoes accompanied ¸ chicken breast and vegetables

White rice accompanied ¸ fish and vegetables.

This article was aimed to identify the importance of proper nutrition for successful weight training ¸ particularly in times before and after training. Hopefully the tips presented assist those seeking solid goals with weight training. Remember, before starting any diet ¸ consult a qualified sports nutrition professional. Only he can develop a feeding program according to your needs.

matter removed from the website below.

http://www.waldemarguimaraes.com.br/?p=1101

Very useful info indeed .. I was looking for the right article about nutrition .. Thanks for sharing the link of the site that I will be able to gather some more details ..

Editado por SeanLange

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...