Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Oi gente. Meu nome é Priscilla e eu tenho 24 anos. Ha mais ou menos 4 meses eu terminei meu tratamento de quimioterapia (que durou 4 meses) e agora estou tentando voltar a forma. Resumidamente, o que me aconteceu foi o seguinte:

Antes de começar o tratamento eu pesava 55kgs e tenho 1.63 m de altura, não era magra nem gorda, não malhava e era completamente sedentária. Meu tratamento de quimioterapia foi a base de muitos corticoides que me deixaram 14kgs mais gorda em apenas 4 meses e além disso perdi muito músculo, muito MESMO. Então provavelmente eu devo ter ganhado mais do que 14kgs de gordura.

No momento atual eu já consegui me livrar de 7kgs, tendo me livrado de 7 cm de cintura. Comecei a fazer musculação e também faço spinning e pedalo nos fins de semana, já recuperei boa parte dos meus músculos (não acho que tenha recuperado tudo) mas eu me sinto extremamente perdida porque eu gostaria de ganhar massa magra mas meu desejo de perder peso é mais urgente. O que me incomoda é que não estou perdendo muitas medidas na parte dos flancos (vulgos pneus) e isso ta me chateando muito. Enquanto, na cintura, eu perdi 7cm eu perdi apenas 2 cm de barriga sendo que eu tendo a acumular mais gordura na parte dos flancos e barriga. Eu não sei que direção tomar, ou qual seria a melhor decisão. Ganhar músculos primeiro ou perder o excesso de peso? Existe uma maneira de otimizar a queima de gordura na parte dos flancos? Porque que a perda de gordura esta assim, tão desproporcional?

Publicidade

Postado

Vamos lá....Sou iniciante também no assunto, então alguém que tenha mais conhecimento talvez possa te ajudar mais, mas vou tentar ajudar de acordo com o que sei.

Primeiro, você não vai conseguir ganhar massa muscular consideravelmente e perder gordura consideravelmente ao mesmo tempo, esquece isso, tira isso da sua cabeça, portanto defina o que você prefere, eu, EU, E-U particularmente acho que você deva focar no cutting, perder a gordura que você desejar perder, o máximo possível ao seu desejo, depois foque em hipertrofia, você tem 24 anos, é nova pra caralho, passou por algo difícil, então ficar sei lá, ano até chegar a forma desejada, não é nada.

Agora perder gordura localizada, isso não existe, pra perder essa gordura ai que você quer perder, é dieta, aeróbico e musculação, sim talvez você que também é iniciante não saiba, eu pelo menos errei muito nisso, não esqueça da musculação quando estiver tentando emagrecer, eu fiquei meses só correndo e sem musculação e sinto que foram meses meio que perdidos, 2 meses de musculação + corrida me ajudaram 10x mais.

Quanto a perda de gordura desproporcional, varia de corpo pra corpo, eu por exemplo tenho muita dificuldade de perder peso na barriga e nos pneus também, no resto até que vai rápido, alguns tem mais facilidade...enfim, só dieta e treino pra queimar isso, novamente, esqueça isso de "perda de gordura localizada", isso é papo de propaganda da Polishop pra pegar leigo.

Essa foi minha tentativa de ajuda, talvez alguém com mais conhecimento irá te ajudar muito mais, abraços.

Postado

Concordo com tudo que o Pedro disse e mais, não negligencie o descanso. É comum querer queimar largada, querer fazer aerobio todo dia, isso não resolve.

Quanto ao aumento de peso, muito disso é retenção também, certa vez, aconteceu de eu ficar 3 meses hospitalizado, ganhei 24kg no período e perdi tudo em menos de 4 meses, só tome cuidado pra não perder muito rápido por que senão vão aparecer estrias

Postado

como os outros disseram, é melhor focar na perca de gordura para depois ir pro ganho de massa, evite perder muito peso de uma só vez, vai perdendo aos poucos,uma hora saira da barriga tbm isso ai é genética, quando estiver "tolerável" a sua gordura pode seguir aos ganhos de massa.

Postado

É melhor você dizer qual câncer tratou.

No caso de câncer o tipo de dieta e treino deve ter um cuidado extra, pois tudo que você fizer para estimular a síntese e proliferação celular, pode acabar afetando algumas células remanescentes e o câncer voltar.

A quimioterapia é muito agressiva, e como você mesma colocou, usou muitos corticoides. Portanto você vai precisar primeiro é de paciência para que o seu corpo se recupere e volte a restabelecer uma homeostase dos hormônios, e isso pode levar algum tempo (mais que os 4 meses do final do seu tratamento).

Antes de querer algo rápido pense que você não quer ter que fazer quimioterapia e passar por tudo isso de novo, então dê tempo ao tempo.

Procure fazer alterações na dieta pra recuperar principalmente as mitocôndrias, isso pode acelerar muito a recuperação do organismo como um todo.

No primeiro momento evite suplementar com macronutrientes e bcaa.

Tenho um amigo que se tratou de leucemia anos atrás, mas até hoje precisa fazer exames frequentemente pra descartar o risco do retorno da doença.

Postado

Eu estou focando na perda de peso mesmo gente! Mas relaxem, estou fazendo musculação e me empenhando MUITO! O cara que fez meu treino sabe de todas minhas condições e se esforçou muito pra montar :)

Eu tive linfoma, câncer do sistema linfático, duvido que ganhar músculos mude alguma coisa! Pelo contrário, meu médico me indicou que eu fizesse!

Estou fazendo spinning também, cerca de 3 vezes por semana e a musculação também 3 vezes por semana... Meu treino é um pouco diferente no começo por conta do meu estado... Mas depois o meu professor falou que vai passar uma série normal AB eu acho... Muito obrigada pela ajuda!

Mas então esses pneus um dia vão sair? Tenho medo de ficar magra com pneus, imagine, credo.

Postado

Quanto tempo faz que começou a treinar? faz 4 meses ou agora ?

Pq durante o início, é muito comum e provável que vc ganhe masa magra e perca gordura numa escala inacreditável que faria qualquer um olhar pra vc e dizer : "nossa o que vc fez pra mudar assim!"

Isso pq tu sai do sedentarismo e isso dá um choque no corpo.

Nesse sentido é possível emagrecer (com déficit calórico) e ganhar massa magra (também com déficit calórico). Mas isso é algo que dura pouco e depois pra progredir mais vc infelizmente vai ter de escolher entre ganhar massa magra (E provavelmente um pouco de gordura) ou queimar gordura (e tentar não perder massa magra).

Como tu falou que já perdeu uns kilos e cm, eu diria que agora tens que dar um jeito na dieta, para "afinar ela".

O ideal seria ter feito desde o início uma avaliação com adipômetro para avaliar a composição corporal. Faça isso a cada alguns 2 meses se tiver adipômetro em casa, para ir acompanhando e erificando como está progredindo juntamente com a fita métrica. Não fique confiando em balança pq ela engana muito. Ela deve ser apenas para acompanhar o objetivo e não para guiá-lo.

Postado

Eu fiz uma avaliação, eu estava com 30% de gordura :ohno01: , que horror! tinha 81 cm de cintura, 93 de abdômen e pesava 67kgs. Agora estou com 62kgs, 74cm de cintura. >>>>>90 de abdômen<<<<<< (pq perdi tão pouco?) Isso me deixa muito chateada =/

Postado

Eu fiz uma avaliação, eu estava com 30% de gordura :ohno01: , que horror! tinha 81 cm de cintura, 93 de abdômen e pesava 67kgs. Agora estou com 62kgs, 74cm de cintura. >>>>>90 de abdômen<<<<<< (pq perdi tão pouco?) Isso me deixa muito chateada =/

Gordura visceral e gordura subcutânea sofrem metabolismos diferentes.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...