Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

• Supermoderador
Postado

O gasto calórico do treino normalmente é baixo (comparável ao de uma caminhada ou corrida leve).

Neste site dá para estimar o gasto calórico para uma grande variedade de exercícios: http://www.cdof.com.br/nutri1.htm

TMB (BMR em inglês) - taxa metabólica basal, o quanto seu corpo gasta em repouso total.

GET (TDEE em inglês) - gasto energético total, leva em conta a TMB e todas as demais formas de gasto calórico (exercício, não-exercício, efeito térmico dos alimentos, etc).

Em geral você calcula a TMB e multiplica pelo fator de atividade para calcular o GET (obviamente existe uma margem de erro neste cálculo).

O principal erro que eu vejo é a forma de calcular o fator de atividade. Como eu coloquei acima, o gasto calórico com exercício é razoavelmente baixo...... mas na hora de calcular o fator de atividade a pessoa pensa "eu vou à academia 5 dias na semana, então meu fator de atividade é alto". Se no resto do dia ela não faz praticamente nada, passa a maior parte do dia sentada (ou seja, é sedentária), ela irá superestimar o gasto calórico.

No meu entendimento é muito melhor, neste caso, calcular o GET usando o fator de atividade de pessoa sedentária (1.2). Calcule o gasto calórico do treino com pesos e de aeróbicos e calcule o gasto calórico semanal. Divida por 7 e você terá o GET médio diário.

Por exemplo, digamos que sua TMB seja de 1700 kcal. Se você treina com pesos 5 vezes na semana e gasta 400 kcal em cada treino, e faz três aeróbicos de 600 kcal cada, seu gasto calórico semanal será de 1700x1.2x7 +400x5 + 600x3 = 18080 kcal. O get diário será de 2583 kcal.

Em cima desse valor você calcula o excedente ou déficit que utilizará na dieta.

Se você usasse um fator de atividade de 1.7 (por fazer atividades físicas todos os dias da semana), o get seria de 2890 kcal - 300 kcal acima do valor correto. Se você estivesse querendo fazer um bulk limpo, por exemplo (com, digamos, 300 kcal de excedente), acabaria com um excedente calórico muito maior do que imaginaria.

Publicidade

Postado

boa mpcosta era disso q eu tava falando

eu só nao considero atividade com pesos de baixo gasto calorico tendo em vista que ontem por exemplo eu treinei 44min. e gastei 639kcal, nao acho isso um gasto baixo

mas tu falo exatamente o que eu queria saber

• Supermoderador
Postado

boa mpcosta era disso q eu tava falando

eu só nao considero atividade com pesos de baixo gasto calorico tendo em vista que ontem por exemplo eu treinei 44min. e gastei 639kcal, nao acho isso um gasto baixo

mas tu falo exatamente o que eu queria saber

como você calculou esse 639 kcal? Muito muito muito provavelmente está superestimado (a não ser que você pese, sei lá, uns 150 kg :D).

abraços

Postado (editado)

como você calculou esse 639 kcal? Muito muito muito provavelmente está superestimado (a não ser que você pese, sei lá, uns 150 kg :D).

abraços

ontem comecei a usar um monitor cardiaco durante o treino e o mesmo informa o gasto calorico e % de gordura gastos durante o treino

Editado por debew
  • Supermoderador
Postado

ontem comecei a usar um monitor cardiaco durante o treino e o mesmo informa o gasto calorico e % de gordura gastos durante o treino

tá explicado então, a margem de erro desses monitores é bastante alta.

Aquele link que eu passei calcula a partir de fontes científicas, é bem mais confiável.

abraços

Postado

tá explicado então, a margem de erro desses monitores é bastante alta.

Aquele link que eu passei calcula a partir de fontes científicas, é bem mais confiável.

abraços

eu sei que da frequencia é 99% de precisão mas quanto ao gasto calorico nao sei o quanto chega

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...