Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Eu sei que o que vou dizer esta errado, mas gostaria de entender o porque esta errado

vamos usar o exemplo do peito, e vamos supor que ele tenha 100 fibras (numero hipotético)

Eu treino peito na segunda e rompi 50 fibras, na terça ele vai ter recuperado 25 fibras (se treinar o músculo dsdn deixa recuperar, em 1 dia foi recuperado metade) ai eu vou treinar peito terça com 75 fibras, o treino não vai render tanto vou romper apenas 25 fibras, depois na quarta e quinta descanso

Resultado: 50 fibras intactas, 25 fibras treinadas 2 vezes e 25 fibras treinadas 1 vez= 75 fibras treinadas

Porque isso não acontece? Culpa do SNC?

Publicidade

Postado

Eu sei que o que vou dizer esta errado, mas gostaria de entender o porque esta errado

vamos usar o exemplo do peito, e vamos supor que ele tenha 100 fibras (numero hipotético)

Eu treino peito na segunda e rompi 50 fibras, na terça ele vai ter recuperado 25 fibras (se treinar o músculo dsdn deixa recuperar, em 1 dia foi recuperado metade) ai eu vou treinar peito terça com 75 fibras, o treino não vai render tanto vou romper apenas 25 fibras, depois na quarta e quinta descanso

Resultado: 50 fibras intactas, 25 fibras treinadas 2 vezes e 25 fibras treinadas 1 vez= 75 fibras treinadas

Porque isso não acontece? Culpa do SNC?

Vou tentar resumir + - o que acontece: o grupamento muscular é formado por um conjunto de unidades motoras (uma determinada quantidade de fibras inervadas por um neurônio motor). O corpo nunca usa 100% das unidades motoras durante um exercício por motivo de segurança, a não ser em casos extremos de vida ou morte... Então quando vc faz algum exercício, o corpo vai usar mais ou menos unidades motoras dependendo do estímulo (porcentagem da RM, se chegou a falha, etc). Então de certa forma, está meio certo esse seu raciocínio, só tirando essa parte da recuperação, pq as fibras vão se recuperar na mesma velocidade, o que faz muita gente perder perfomance de um treino para outro está mais relacionado ao SNC, encurtamentos, fadiga, etc

Ps.: só tirando uma dúvida, quando vc diz "romper fibras" é no sentido literal ou figurado? nunca entendi direito essa expressão...

Postado

100% das fibras que foram trabalhadas no treino (o que não representa 100% das fibras do seu grupo muscular, como o colega bem explicou acima) irão se recuperar ao mesmo tempo. Quando uma estiver recuperada 100%, todas estarão (mais ou menos assim).Não é que vai recuperando uma depois a outra.

O termo romper fibras é na verdade uma microlesão que ocorre nos músculos e não um rompimento como normalmente se imagina, o que seria uma catástrofe, seria explodir o músculo mesmo, o que até é possível ocorrer em alguns casos.

Essas microlesões são deslizamentos e empescoçamentos além do normal para as fibras, e é justamente isso que é o efeito da sobrecarga e o que é necessário para crescer. Sem a sobrecarga, não há essa microlesão, e não há portanto uma adaptação do músculo ao estímulo, visto que ele já e capaz de suportar aquela tensão sem problemas.

Agora, quando a lesão se torna excessiva, aparecem as dores extras, que não significa que treinou direito, apenas que sobrecarregou demasiadamente o grupo muscular.

Postado

Cara se pode me explicar melhor esse lance de volume/intensidade ? Realmente não entendo o que voce quer dizer com isso.. eu treino de forma a trabalhar bem o musculo e sair da academia com o "dever cumprido" rsrs, mas pelo jeito que voce fala parece que pra treinar usando sempre compostos agente tem que treinar leve ou mediano, nunca treinar pesado.

Valeu bro !

O treino ABCDE por exemplo q é um lixo pra naturais é um treino com alto volume e baixa frequência, pois geralmente quem o faz treina apenas costas num dia...pena no outro e assim por diante... o full body é um treino mais frequente e menos volumoso pois vc utilizará poucos exercícios como agacho...supino e remada mas os fará de 2~3 vezes na semana assim sendo muuuito mais frequente q um ABCDE com 5~8 exercícios por músculo mas estes sendo repetidos após 7 dias compreende?

A intensidade tem a ver com % de carga q vc utiliza como por exemplo 60...70% da RM...80% da RM...90% da RM... por isso digo q se souber dosar volume/intensidade dá pra se treinar praticamente todo dia q terá bons ganhos.

EU foco agora em força pura apesar de ter tidos MUITOS ganhos focando em treinos q visam progressão de carga,então faço treinos mais frequentes , cheguei a fazer agacho 5 vezes na semana e supino 3 vezes por semana...ia sempre até 80%~95% e ás vezes 100% da RM , mas agora estou testando alguns protocolos e fico trabalhando entre 60% e 80% da RM na maior parte do tempo visando a tecnica e velocidade e tirando RM a cada 6 semanas.

Postado

Eu j vivi as duas situações vou te dizer a melhor.Os meus primeiros meses de academia meu instrutor me passou o típico treino cheio d isoladores,poucos compostos e etc.Meus resultados não foram ruins,levando em conta q em 2 meses eu engordei 11 kilos (10 d massa magra),mais chegou uma hora q eu estagneis completamente,(minha dieta n era tão ruim pq eu era o tipico frango q me entupia d suplementos e até conseguia uma bela ingestão d proteínas e carbos).Mas tudo mudou depois q eu conheci o hipertrofia e mudei meu treino para abx2 (push/pull high/low resps) com foco em compostos,sinto meu corpo muito mais denso e consegui bater o meu peso e evoluir bastante.Outra coisa q te digo:faça levantamento terra,foi um divisor de águas pra mim.Intão é isso mano partindo agora pro fb x4 e to ansioso pros resultados.

abraço.

Génetica do caramba hein 10kg de musculo em 2 meses :ohno02: .

Postado (editado)

Entendi Danilo!

Voce acha que diminuindo a intensidade trabalhando entre 60% e 80% da RM e usando compostos como agacho/supino/terra varias vezes na semana da pra gerar hipertrofia, ou o objetivo ai é só força mesmo?

Bom, mas resumindo acho que a reposta-chave pra este tópico é saber dosar intensidade/volume no treino .. e meter compostos =)

Editado por Lucas suplt
Postado

Como transformar um simples tópico em uma boa discussão, parabéns @Danilo Z @manel007 @Brunobyof

Bom, mas resumindo acho que a reposta-chave pra este tópico é saber dosar intensidade/volume no treino .. e meter compostos =)

É bem isso! Esta semana fui 4 dias seguidos (treino AB), de terça a sexta, e hoje não tive "força/vontade", então sei que exagerei um pouco no treino de quinta e principalmente no de ontem, portanto na próxima semana vou adequar melhor se quiser ir mais dias (e quero)!

Postado

Entendi Danilo!

Voce acha que diminuindo a intensidade trabalhando entre 60% e 80% da RM e usando compostos como agacho/supino/terra varias vezes na semana da pra gerar hipertrofia, ou o objetivo ai é só força mesmo?

Vc conseguirá boa hipertrofia também, mas tem q estar tudo Ok: treino...dieta...descanso.

Vc pode fazer um treino híbrido também, é ótimo pra quem visa a estética cara.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...