Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O Mecanismo Da Droga Para Com O Corpo (Receptores)...


Posts Recomendados

N sei se entendi bem, mas vc afirmou que receptores param de "receptar" c o tempo. Tem fonte disso? Se for realmente isso, n tem muita lógica, afinal um bbder pro passa cerca de 10 anos usando testo sem parar. Enfim, esperando a fonte.

O que acontece é que os receptores não estão ali para apenas uma substância e dependendo do caso ele pode sim perder sua função.

No caso dos esteroides ele chegam a níveis de ação baixos o que motivo a mudança de droga. Entretanto não é comum parar, mas é possível. Complicado colocar fontes aqui pois peguei um amontoado de conhecimento e montei o texto, mas da uma estudada aqui:

http://pt.slideshare.net/professormarcoscorradini/aula-13-receptores-de-membrana-e-princpios-de-sinalizao-celular-i

Tenho um pote de Gaba aqui,comprei faz tempo.

Ia usar com Niacina .

Vou usar aqui nesse mes,eu acho.

Me disseram que ajuda com o sono...

-------

Tem muita gente que não acredita nisso de saturação.

Abraço

De fato existe a possibilidade de não saturar mas cabe lembrar aqui que os receptores são aminoácidos e uma baixa concentração dos mesmos no corpo pode prejudicar a eficácia de certa droga.

O que repassei aqui é conhecimento de outras drogas com funções parecidas então podem haver variações na saturação.

Totalmente de acordo, saturação de receptores é algo totalmente inaceitável se visto de forma pratica.

Talvez uma desregulação de receptores de dopamina ou algo do tipo, mas nada que possa "parar de receptar"!!

Na verdade não é tão inaceitável assim pois o nível de receptores não é constante e é aqui que mora o perigo.

De minutos em minutos certos receptores são ativados e ou inativados dependendo da demanda então a ideia de saturação vem de utilizar demais a ponto de não ser possível substituí-los com tanta velocidade ainda mais considerando as altas dosagens que por vezes são usadas.

Considerando o lado que diz que os receptores não saturam posso dizer que depende da interpretação da "saturação" .

Também há outra teoria que diz que considerando o fato do esteroide em questão mudar a velocidade da síntese de proteínas para mais acelerada ele automaticamente impediria que os receptores "diminuíssem drasticamente seus níveis. Mas como assim?

Os receptores são cadeias de aminoácidos, ou seja, proteínas que por sua vez são produzidas pela célula, e sendo a síntese de proteínas acelerada a célula daria conta de suprir a demanda e assim tornando ridícula a ideia de saturação desses receptores.

Mas como disse em outra resposta, o meu conhecimento não pertence a essa área então eu apenas adaptei o que eu sei para a situação.

Uma curiosidade agora:

Já ouvi falar na existência de um medicamento que "abriria" os receptores e simplesmente tive que rir pois os receptores estão la a todo momento prontos para serem usados então não é necessária a suposta "abertura" dos mesmos.

E fora que teria de ser um medicamento extremamente específico para ativer justamente os receptores para determinada droga então digo que é uma viagem completa acreditar na eficácia disso.

Vou tentar colocar tudo que eu sei a respeito de fármacos pois afinal de contas o esteroide não passa de um.

Enfim existe na farmacologia uma reação das células a doses grandes e consecutivas de determinados medicamentos e essa reação é chamada taquifilaxia.

No caso dos anabolizantes androgênicos esse efeito acontece SIM e é caracterizado pela dessensibilização dos receptores (também chamada de saturação).

Com certeza todo mundo já ouviu alguém dizer: "quem fica tomando remédio por qualquer coisa na hora que precisa não faz efeito" e é exatamente a taquifilaxia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Achei muito bom.. Isso ai mano, abraços


Unica duvida q eu tenho é tipo, quando falam sobre pré treino e estimulantes, cafeína e etc... Também falam que os receptores saturam com o tempo, estes são os mesmos receptores ? no caso de estimulantes e de drogas? Ou existem diferentes recepetores ? Como funciona ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei muito bom.. Isso ai mano, abraços

Unica duvida q eu tenho é tipo, quando falam sobre pré treino e estimulantes, cafeína e etc... Também falam que os receptores saturam com o tempo, estes são os mesmos receptores ? no caso de estimulantes e de drogas? Ou existem diferentes recepetores ? Como funciona ?

São outros receptores.

Receptores de esteroides androgênicos são os receptores androgênicos(RA)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá, aqui vai as minhas considerações.

O que acontece é que os receptores não estão ali para apenas uma substância e dependendo do caso ele pode sim perder sua função.

No caso dos esteroides ele chegam a níveis de ação baixos o que motivo a mudança de droga. Entretanto não é comum parar, mas é possível. Complicado colocar fontes aqui pois peguei um amontoado .de conhecimento e montei o texto

Justamente por isso usei a testosterona como exemplo, são 10 anos ININTERRUPTOS de uso abusivo da droga, e ela n deixa de ser recepcionada pelos RAs. De forma alguma estou dizendo que seu conhecimento não é válido, mas fica difícil dar credibilidade a algo q é quase pura teoria sem ter alguma fonte.

Também há outra teoria que diz que considerando o fato do esteroide em questão mudar a velocidade da síntese de proteínas para mais acelerada ele automaticamente impediria que os receptores "diminuíssem drasticamente seus níveis. Mas como assim?

Os receptores são cadeias de aminoácidos, ou seja, proteínas que por sua vez são produzidas pela célula, e sendo a síntese de proteínas acelerada a célula daria conta de suprir a demanda e assim tornando ridícula a ideia de saturação desses receptores.

Vou postar um texto aqui com as devidas refêrencias sobre esse assunto

Saturação dos Receptores Androgênicos: Mito ou Realidade?
Autor MRJP*

Os receptores androgênicos/AR ou receptores esteróides, são proteínas grandes e solúveis localizadas no citoplasma da celúla alvo. Eles existem em grande quantidade (cerca de 2.000 a 100.000 receptores) e são altamente específicos, de modo que essa especificidade determina o tipo de hormônio que irá atuar sobre um tecido específico(1).

Os hormônios esteróides são substâncias lipossolúveis e isso permite sua rápida difusão pela membrana plasmática, propiciando sua ligação aos receptores. O complexo hormônio-receptore, transloca-se para o núcleo celular e fixa a sítios específicos da cromatina/DNA. A consequencia dessa ativação é a transcrição gênica, com a consequente produção de proteínas. A resposta do tecido ao estímulo hormonal é resultado da ação destas proteínas. Logo, esse complexo tem sua ação ao nível da expressão gênica, alterando a velocidade de trasncrição de determinados genes(2). Conceitos modernos de genética chamam esse complexo de enhancer, que se liga ao sítio GRE do DNA (sítio promotor) e provoca um boost nas ações.

ar2xx.jpg
Exemplo da ação dos hormônios esteróides

Atualmente é muito comum ouvir-se dizer que os esteróides saturam os AR, ou que determinado fármaco limpa os receptores. Isso é um conceito muito errado. O número de receptores na célula-alvo não permanece constante de um dia para o outro, nem mesmo de minuto após minuto. As própria proteínas receptoras são frequentemente inativadas, ou destruídas, durante o desempenho de sua função, e outras vezes são reativadas, ou ocorre produção de novas proteínas pelo mecanismo de síntese protéica da célula(1).

ar10px.jpg
Estrutura do receptor androgênico

A fisiologia do AR ainda é muito controversa. Apesar de sua expressão ja ter sido reportada nas células e extratos da musculatura esquelética(3)(4)(5)(6)(7), não se sabe qual tipo de célula ou células da musculatura esquelética expressam AR e são alvos da ação androgênica. Recentemente demonstrou-se que os androgênios promovem a diferenciação de uma linhagem de células mesenquimais pluripotentes em uma linhagem miogênica e inibe a diferenciação em uma linhagem adipogênica. A utilização de um antagonista do AR bloqueou esses efeitos da testosterona o que indica que eles são mediados pelos AR(8). Essas observações nôs permitem propor que os ARs podem ser expressos em células mesenquimais precurssoras, na musculatura esquelética. Essa hipótese propõe que as células satélites e outras células precurssoras CD34+, na musculatura esquelética, são capazes de se diferenciarem em linhas miogênicas e expressar a proteína AR.

Seis homens, jovens e saudáveis de 19-35 anos que apresentam níveis séricos de testosterona normal (22.8+-3.4 nmol/l) e estão realizando uma suplementação de testosterona foram submetidos a uma biópsia percutânea do músculo vasto lateral (usado para a localização do AR). Os pacientes foram submetidos a um tratamento com um agonista de longa ação do GnRH e 600mg de enantato de testosterona semanalmente por vinte semanas. Esse é o plano de fundo para se analizar os efeitos dos andrógenos na expressão e distibuição dos ARs.

Os níveis séricos de testosterona, após esse tratamento, subiram para 83.9+-14.8 nmol/l(9).

Através de diversos métodos de estudo, foram dosadas (antes e após o tratamento) a quantidade de células satélites e mionuclei que eram AR+, os resultados foram:

-Percentual de mionuclei que eram AR+: 51.0+-7.1 (início) - 78.3+-3.4 (final)
-Percentual de células satélites que eram AR+: 89.4+-5.1 (início) - 96.4+-1.8 (final)

zeg0100409040001.gif
A, Células satélites musculares, localizadas dentro da lâmina basal e fora do sarcolema, são mostradas pelas setas superiores (expressam AR). A seta inferior mostra o mionúcleolo, localizado dentro do sarcolema (expressam AR). A seta verde indica um mionucleolo que não expressa AR. B, Célula fora da fibra muscular, que expressa a proteína AR, é mostrada pelas setas. A seta verde indica uma célula satélite que não expressa AR.

zeg0100409040002.gif
Todas figuras centrais (em vermelho) indicam células expressando o AR. A-1, células satélites ; A-2, células mesenquimais precurssoras ; B, células endoteliais ; C, células da musculatura lisa ; D, fibroblastos no interstício.

Uma substância chamada immunogold tem uma grande afinidade pelo AR, ligando-se a ele. Ela foi aplicada nas amostras dos pacientes estudados. Seu número nos da idéia da quantidade de AR.

-Células satélites: 248+-29 (início) - 430+-41 (final)
-Mionucléolo: 309+-23 (início) - 493+-38 (final)
-Citoplasma da fibra muscular: 197+-32 (início) - 213+-25 (final)

zeg0100409040003.gif
A, negativo para o teste ; B, as setas indicam as particulas de immunogold/AR nas células satélites do vasto lateral no início do tratamento ; C, as setas indicam as partículas de immunogold/AR nas células satélites do vasto lateral no final do tratamento

zeg0100409040004.gif
A, a seta indica as particulas de immunogold/AR no mionucléolo do vasto lateral no início do tratamento ; B, a seta indica as partículas de immunogold/AR no mionucléolo do vasto lateral no final do tratamento ; C, a seta indica uma agregação de immunogold/AR no nucléolo

zeg0100409040005.gif
A, agregação de immunogold/AR nas superfície dos grânulos de secreção dos mastócitos (localizadas entre capilares, no tecido conectivo) ; B, grande agregação nos grânulos de secreção

zeg0100409040007.gif
A, Western Blot da proteína do AR e do GAPDH em extrato de células satélites enriquecidas, no controle, após tratamento com 100 nm de testosterona (T-100) e 30 nm de DHT (DHT-30) ; B, níveis de AR mRNA do mRNA total das células satélites extraídas da musculatura esquelética no controle, após tratamento com 100 nm de testosterona (T-100) e 30 nm de DHT (DHT-30)

Como pode-se ver, o tratamento das células musculares esqueléticas em cultura com testosterona elevou 2/3 vezes os níveis de expressão de AR em relação ao controle.

Pode-se concluir então que a expressão da proteína do AR acontece em diferentes tipos de célula (com predominância das células satélites e mionuclei). O tratamento células satélites humanas com testosterona e DHT é associado com um aumento da proteína do AR e da expressão do mRNA. Similarmente, a administração de doses suprafisiológicas de enantato de testosterona em homens jovens e saudáveis foi associada a um aumento da agregação da proteína do AR no núcleo. A intensidade de expressão do AR varia de acordo com o grupo muscular. Em geral, grupos com maior resposta androgênica, como o trapézio, expressão uma maior quantidade de AR em relação a grupos de resposta menor, como o gastrocnêmio. A expressão do AR diminui após a castração e sofre um up-regulation pela administração de andrógenos(10)(11)(12). Além disso pode-se concluir, por esse artigo, que devido a testosterona modular a diferenciação das células mesenquimais pluripotentes ela consegue promover ganho de massa e perda de gordura(13). Além disso a distribuição do AR nos mastócitos pode explicar um novo modelo de hipertrofia. Essas células são responsáveis por reações imunes, inflamatórias e estimulam a proliferação celular local; essas reações dos mastócitos podem ser importantes para o reparo e remodelamento do músculo esquelético em resposta a lesão causa pelo estímulo da musculação.

Pode-se concluir então que a idéia de saturação de receptores como desculpa para ganhos estabilizados é completamente errada. Testosterona e DHT causaram um up-regulation da expressão de AR in vitro e in vivo.

NA.: up-regulation é um conceito que consiste na regulação para cima sobre os receptores; isto é, o hormônio estimulante induz a formação de mais moléculas receptoras do que o normal pelo mecanismo de síntese protéica da célula alvo. Quando isso ocorre, o tecido-alvo torna-se progressivamente mais sensível aos efeitos estimulantes do hormônio.

Bibliografia
1. GUYTON & HALL, Tratado de Fisiologia Média, ed. 10., Guanabara Koogan, 2000, pag. 787.
2. MARZZOCO & TORRES, Bioquímica Básica, ed. 2., Guanabara Koogan, 1999, pag. 273
3. Bamman MM, Shipp JR, Jiang BA, Hunter GR, Goodman A, McLafferty C, Urban RJ 2001 Mechanical load increases muscle IGF-1 and androgen receptor mRNA concentrations in humans. Am J Physiol Endocrinol Metab 280:E383–E390
4. Doumit ME, Cook DR, Merkel RA 1996 Testosterone up-regulates androgen receptors and decreases differentiation of porcine myogenic satellite cells in vitro. Endocrinology 137:1385–1394
5. Kadi F, Bonnerud P, Eriksson A, Thornell LE 2000 The expression of androgen receptors in human neck and limb muscles: effects of training and self-administration of androgenic-anabolic steroids. Histochem Cell Biol 113:25–29
6. Kadi F 2000 Adaptation of human skeletal muscle to training and anabolic steroids. Acta Physiol Scand Suppl 646:1–52
7. Carson JA, Lee WJ, McClung J, Hand GA 2002 Steroid receptor concentration in aged rat hind limb muscle: effect of anabolic steroid administration. J Appl Physiol 93:242–250
8. Singh R, Artaza JN, Taylor WE, Gonzalez-Cadavid NF, Bhasin S 2003 Androgens stimulate myogenic differentiation and inhibit adipogenesis in C3H 10T1/2 pluripotent cells through an androgen receptor-mediated pathway. Endocrinology 144:5081–5088
9. Bhasin S, Woodhouse L, Casaburi R, Singh AB, Bhasin D, Berman N, Magliano L, Dzekov C, Dzekov J, Bross R, Phillips J, Sinha-Hikim I, Shen R, Storer TW 2001 Testosterone dose response relationships in healthy young men. Am J Physiol Endocrinol Metab 281:E1172–E1181
10. Antonio J, Wilson JD, George FW 1999 Effects of castration and androgen treatment on androgen-receptor levels in rat skeletal muscles. J Appl Physiol 87:2016–2019
11. Osipova-Goldberg HI, Rogozkin VA, Feldkoren BI 2001 Properties of free and occupied androgen receptor in rat skeletal muscle cytosol: effect of testosterone. Steroid Biochem Mol Biol 78:481–492
12. Brandstetter AM, Pfaffl MW, Hocquette JF, Gerrard DE, Picard B, Geay Y, Sauerwein H 2000 Effects of muscle type, castration, age, and compensatory growth rate on androgen receptor mRNA expression in bovine skeletal muscle. J Anim Sci 78:629–637
13. Bhasin S, Taylor WE, Singh R, Artaza J, Sinha-Hikim I, Jasuja R, Choi H, Gonzalez-Cadavid NF 2003 The mechanisms of androgen effects on body composition: mesenchymal pluripotent cell as the target of androgen action. J Gerontol A Biol Sci Med Sci 58:M1103–M1110
*Baseado no estudo Androgen Receptor in Human Skeletal Muscle and Cultured Muscle Satellite Cells: Up-Regulation by Androgen Treatment. Indrani Sinha-Hikim, Wayne E. Taylor, Nestor F. Gonzalez-Cadavid, Wei Zheng and Shalender Bhasin



Abraços!!

Vou tentar colocar tudo que eu sei a respeito de fármacos pois afinal de contas o esteroide não passa de um.

Enfim existe na farmacologia uma reação das células a doses grandes e consecutivas de determinados medicamentos e essa reação é chamada taquifilaxia.

No caso dos anabolizantes androgênicos esse efeito acontece SIM e é caracterizado pela dessensibilização dos receptores (também chamada de saturação).

Com certeza todo mundo já ouviu alguém dizer: "quem fica tomando remédio por qualquer coisa na hora que precisa não faz efeito" e é exatamente a taquifilaxia.

há uma diferença entre taquifilaxia e tolerância medicamentosa.

Tolerância medicamentosa se dá quando há diminuição do efeito de uma medicação por exposição excessiva do paciente ao seu princípio ativo. Diz-se assim quando se é preciso aumentar a dose da droga pra se alcançar um efeito desejável da substância, que é o que normalmente acontece, porém com vários outros fatores envolvidos podendo ser de origem farmacodinâmica ou farmacocinética.

Taquifilaxia se dá quando há uma tolerância rápida após poucas doses administradas de certa droga vindo diretamente de uma causa farmacodinâmica, que seria no caso a baixa resposta dos RAs.

Portanto, pode haver sim uma tolerância medicamentosa, e meu irmão que é bacharel em farmácia também concordou cmg em ser muito difícil conseguir isso com esteróides (afirmou também que cada esteróide tem um receptor específico, que não são todos iguais, mas não tenho nenhuma fonte disso, então fica ai de tarefa de casa p nós.), mas acho extremamente improvável e talvez impossível haver um fechamento completo dos RAs por conta do uso continuo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

N sei se entendi bem, mas vc afirmou que receptores param de "receptar" c o tempo. Tem fonte disso? Se for realmente isso, n tem muita lógica, afinal um bbder pro passa cerca de 10 anos usando testo sem parar. Enfim, esperando a fonte.

+1

quem usa testo, sempre volta a ter resultados, os resultados só diminuem por conta da extrapolação do limite genético..

é só aumentar a dose que aumentam os resultados,

se fosse por causa de receptores saturados, aumentar a dose de nada adiantaria..

apenas informação pratica,

mais o que me leva a pensar que estes estudos sobre saturação de receptores para androgênicos são furados..

mesmo assim vlw pela contribuição aí..

abraço.

Editado por jonas rocha
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saturação de receptor vem da curva de satauração de mikaelis mentem (nome ta errado).

Necessita um determinado numero da droga pra ocupar um porcentagem dos receptores.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/b/b0/Michaelis-Menten_saturation_curve_of_an_enzyme_reaction_LARGE.svg/512px-Michaelis-Menten_saturation_curve_of_an_enzyme_reaction_LARGE.svg.png

Formato da curva é essa. Quanto mais droga mais resultado até um certo ponto aonde todos os receptores estão ocupados (ponto de saturação). Isso numa situação de equilibrio partindo do pressuposto que teu corpo não vai produzir mais receptores com aumento do farmaco ou diminuir a produção (superregulação ou downregulation).

Então cuidado com as merdas que a gurizada escreve por ai. Existe outros fatores também como seu corpo pode produzir um receptor inativo, ele só sequestra o sinalizador (hormonio no caso) mas não sinaliza nada, não produz proteína nenhuma, não ativa nenhuma transcrição.

Existem DIVERSAS maneiras do nosso corpo lidar com excesso de hormônios. E não existe estudos conclusivos, não que eu eu conheça, com dosagem de hormonio e regulação de trasncrição, saturação e número de receptores nas doses de hormônios que nós usamos. É TUDO ACHISMO.

Na pratica tem que testar tudo mesmo. O que me irrita é querer explicar algumas coisas já com conceito todo errado. Saturação não tem nada a ver perca de efeitos. Na verdade: O QUE TODO MAROMBA QUER É SIM SATURAR TODOS OS SEUS RECEPTORES.

O problema é que não da pra saber a dose necessária então ou tu joga baixo e tem resultado pequeno ou tenta chegar perto da assintota de saturação. ISSO JOVEM È SÒ COM O TEMPO pra tu descobrir.

NO MIMIMIs seus homo.

Abraço


+1


quem usa testo, sempre volta a ter resultados, os resultados só diminuem por conta da extrapolação do limite genético..

é só aumentar a dose que aumentam os resultados,

se fosse por causa de receptores saturados, aumentar a dose de nada adiantaria..

apenas informação pratica,

mais o que me leva a pensar que estes estudos sobre saturação de receptores para androgênicos são furados..

mesmo assim vlw pela contribuição aí..

abraço.

Olha a curva de mikaelis que tu vai enteder pq a dose precisa ser aumentada. Quem parte do zero qualquer dose tem efeito a partir do Km (olha figura no meu posto) é necessário muito mais PRODUTINHO pra realizar o mesmo efeito. Um frango toma 400mg de testo ganha 8kg outro frango igual usa 800mg e ganha 10. Percebe que até um ponto vale a pena aumentar a dose depois da saturação média é preciso usar muito mais. Por isso que não é todo mundo que tem 46cm de muque na rua.

Pode usar 600mg de testo a vida toda nao vai passar de 44. Pra chegar nos 46 vai ter que passar da grama. NÂO È LINEAR.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que alguém se entusiasmou de mais com as aulas de farmacologia.

receptores androgênicos(Ar) se ajustam por UP regulation. Ou seja,nunca vai haver saturação de receptores por uso de esteróides anabolizantes androgênicos. Quanto mais mandar,mais vai se proliferar os receptores. Isso é um conceito errado e defasado. Diferente do que acontece com alguns fármacos que se ajustam por down regulation,que ae sim aconteceria a saturação dos mesmos. Que ja foi bem explanada pelo nosso colega Tomelirola.

Ha e porque a gente vai estagnando ao longo dos ciclos? Com meu ciclo de 12 semanas la pela 7 semana meus ganhos começam a diminuir? Mesmo mandando mais droga.

Essa pergunta tem várias respostas. Mas vamos nos concentrar em duas

1) Limite Fisiológico. Você acha que mandar 1 kilo de trembolona em 12 semanas vai te transformar em um bodybuilder pro? O Corpo humano é uma máquina complexa e inteligente...é preciso de tempo para adaptar-se a essas mudanças radicais,e se tratando de ganho de peso a inúmeras variáveis inclusas no processo.

2) Homeostase. A medida que teus hormônios anabólicos aumentam o corpo cria um contra balanço,aumentando também os catabólicos(inteligente não?)

Por isso que eu recomendo. Pessoas inteligentes e que são usuárias recreacionais(vulgo fazem ciclos) de hormônios sempre optam por fazer ciclos de 6 a 8 semanas no máximo e com ésteres curtos.

E isso vale pra quem faz blast e cruise também. Afinal temos vários protocolos de sucesso que é bem difundido a prática de explodir em 6 semanas,descansar 4 e em seguida explodir + 6,e ficar brincando de fazer isso.

Nada contra quem faz ciclos mais longos. É Apenas uma visão que tenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...