Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Publicidade

Postado

Salve Covero!!

Lembro que você estava com uma pesquisa sobre glicemia pós treino e só para coroborar, ontem após 1:15 de Sheiko, minha glicemia saltou de 106 para 148. Supressão total de insulina. haha.

Abraço.

Postado

Salve Covero!!

Lembro que você estava com uma pesquisa sobre glicemia pós treino e só para coroborar, ontem após 1:15 de Sheiko, minha glicemia saltou de 106 para 148. Supressão total de insulina. haha.

Abraço.

O bacana seria observar a produção de lactato junto. Dessa maneira daria pra saber se o glicogênio tava bem estocado (mais provável), ou se a intensidade foi tão alta que a ressíntese via lactato que elevou a maior parte da glicemia.

Eu sou meio low-carb. No meu treino quando medi comecei com glicemia de 92mg/dL, após 2h de treino ela tava 104mg/dL, quando terminei o treino tava em 90mg/dL. Até chegar em casa e preparar a comida já tinha subido pra 94mg/dL de novo.

Nesse caso eu sei que é fator nutricional (pouco glicogênio), até porque monitoro bem a intensidade do meu treino. Mas perceba que minha glicemia sobe 12mg/dL contra 42mg/dL da sua. Sinal de que você provavelmente tem muito mais glicogênio hepático estocado. Acredito que seja o glicogênio hepático porque no sheiko tu tem uma boa frequência do lift, então a intensidade não pode ser absurda (exceto no final de uma progressão) a ponto de produzir tanto lactato pra ressintetizar tanta glicose assim.

Postado

Deve ser isto então Covero. Comecei agora o Sheiko, assim estou saindo de um outro padrão de treinamento, ou se preferir de uma zona de conforto. Notei este estresse metabolico bem evidente.

Não tenho nem ideia como se faz medida de lactato. Deve ser laboratorial né?! Imagino que depois que eu acostumar com o sheiko não deve saltar tanto assim a glicemia.

Valeu pela explicação!!

Postado

Deve ser isto então Covero. Comecei agora o Sheiko, assim estou saindo de um outro padrão de treinamento, ou se preferir de uma zona de conforto. Notei este estresse metabolico bem evidente.

Não tenho nem ideia como se faz medida de lactato. Deve ser laboratorial né?! Imagino que depois que eu acostumar com o sheiko não deve saltar tanto assim a glicemia.

Valeu pela explicação!!

O quanto a glicemia sobe acho que é bastante relativo, principalmente com peso corporal, tendo em vista que eu pesava 65kg quando fiz a medição, acho que tu pesa mais de 90kg.

Lactato tem um aparelho que mede, uso ele em consultoria pra teste em esteira, mas fazer um teste desse pra um treino de resistência muscular não compensa, já que não existe protocolo de como usar a curva de lactato pra controle de treino. Só daria pra usar pra ver o volume total de treino, mas daí teria que fazer em vários treinos, não compensa.

Postado (editado)

Bom, eu li - talvez lá no tópico do medo da saturada - sobre essa investigação sua Covero.

Acho que ela é correlata ao momento de treinamento.

Logo, caso esse meu depoimento não seja alvo do levantamento, favor desconsiderar.

Eu vinha mantendo uma dieta com base nos seguintes índices:

• 1,60 a 1,80 g/kgMM PTN;
  • 0,70 a 1,00 g/kgMM FAT; e
  • 2,50 a 2,75 g/kgMM CHO;
  • Consumo total: +/- 2450 cal
  • Glicemia de jejum: lazarenta ficava sempre entre 105 a 120 mg/dl;
  • peso: platô fdp...

Depois eu passei pra essa aqui:

• 1,60 a 1,80 g/kgMM PTN;
  • 0,70 a 1,00 g/kgMM FAT; e
  • 1,80 a 2,00 g/kgMM CHO;
  • Consumo total: +/- 2200 cal
  • Glicemia de jejum: bonitinha e fixa abaixo de 95 mg/dl
  • peso: caindo bonitinho como nos tempos em que eu tinha lá meus trinta e poucos.

Pô, 250 calorias de diferença na dieta não fariam toda essa revolução. Estou desconfiado que era realmente o total de CHO que eu consumia que o corpo não estava mais aguentando.

Obs: tenho diabetes tipo 2 e atualmente a mantenho controlada via seleção de alimentos e dieta.

Editado por Jaraqui
Postado

Jaraqui, isso não é investigação minha não. Isso é consenso científico há um bom tempo já. Eu só medi a minha pra saber o quanto oscilava. Como falei pro Mklek ali, a oscilação vai depender da intensidade do treino e da quantidade de glicogênio estocado.

Sobre as 250kcal de diferença, depende muito quais as fontes de carboidrato você usa. Mas também de todo o perfil metabólico em relação a sua dieta como um todo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...