Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Lpo] Levantamento De Peso Olímpico


FabricioZanchetta

Posts Recomendados

Quero muito incluir exercicios de LPO no meu treino alguem pode me responder se ajuda na hipertrofia muscular ou só em mobilidade e força mesmo?

O primeiro que queria incluir seria esse que ele faz no video power clean + press

E para encaixar ele no treino em qual dia? Empurrar ou Puxar ?]

Eu treino em casa e divido meu treino em A Empurrar, B Puxar e C Pernas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Quero muito incluir exercicios de LPO no meu treino alguem pode me responder se ajuda na hipertrofia muscular ou só em mobilidade e força mesmo?

O primeiro que queria incluir seria esse que ele faz no video power clean + press

E para encaixar ele no treino em qual dia? Empurrar ou Puxar ?]

Eu treino em casa e divido meu treino em A Empurrar, B Puxar e C Pernas

Levantamentos olímpicos são exercícios integrados, isso significa que ele não trabalha uma musculatura específica, e sim o corpo todo. Se você faz musculação pra fisiculturismo, sugiro tirar um dia apenas para fazer os exercícios de lpo.

Primeiro você precisa entender a diferença de hipertrofia miofibrilar e sarcoplasmática.

Tanto no lpo quanto no fisiculturismo ocorrem ambas hipertrofias. Porém no lpo mais miofibrilar e no bodybuilding mais sarcoplasmática.

hipertrofias.jpg

hipertrofia+sacoplasmatica+miofibrilar.p

Simplificando:

Hipertrofia miofibrilar = força

Hipertrofia sarcoplasmática = volume

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu treino de segunda a sexta seria melhor então por exemplo pegar no sabado e treinar uns LPO?

Exato. Mas também não fazer um treino volumoso de lpo. Diferente do treino de bodybuilding que visa atingir a falha da musculatura na contração, no lpo evita-se atingir a falha.

Editado por Covero
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quais exercicios alem do power clean + press posso incluir ?

Mais uns 2 acho que no maximo.

E repetições posso levar em conta 3x6, 4x6 ou outra?

Primeiro é ideal que faça as etapas divididas pra entender como funciona o movimento. Como são integrados e explosivos, a chance de lesão é muito maior que os exercícios de bodybuildling.

Vou passar em sequência como o Dimas explica no livro, que eu acho que é o jeito mais fácil de aprender.

Snatch:

1.Overhead Squat

2.Push press pelas costas

3.Hang Power Snatch (A cima do joelho)

4.Hang Power Snatch (Abaixo do joelho)

5.Power Snatch

Clean & Jerk:

1.Front Squat

2.Hang Power Clean (A cima do joelho)

3.Hang Power Clean (Abaixo do joelho)

4.Push press frontal /jerk

5.Power Clean & Jerk

No c&j ele coloca algumas etapas a mais de variações do clean, mas acho que essas aí já servem.

Sugiro procurar alguns vídeos no youtube pra ver cada uma das etapas.

Atentar para a posição inicial e postura.

O número de séries e repetições varia conforme a progressão de cargas. No lpo não treina-se sempre com a mesma carga, ela progride de uma carga mais leve para uma carga mais pesada, nunca passando de 90% do PR (a menos que seja um treino de novos PRs). No seu caso sugiro primeiro aprender a técnica e depois se preocupar com a carga.

Atualmente eu utilizo a metodologia do Dimas em que ele divide as séries em zonas de trabalho, 4 zonas, sendo a primeira de 50-60%, a segunda de 60-70%, a terceira 70-80% e a quarta 80-90%. O volume em cada zona de intensidade é estabelecido quando se faz o mesociclo, no mesociclo que faço atualmente é 75% IMR. Significa que a maior parte das minhas repetições ficam na faixa de 75%, neste caso é na zona 70-80%.

Nas zonas mais baixas ocorrem menor volume de repetições, e na zona mais alta mais volume que as menores, mas menos que a zona 70-80%.

Neste caso estabelece-se o número de repetições total em uma determinada zona de trabalho. Por exemplo 9.

Tenho 9 repetições em 70-80% da carga do meu PR. Como essa faixa é de maior intensidade o número de repetições por série é limitada de 2 a 4 repetições. Portanto eu precisaria fazer 2x4+1x2, ou 1x3+3x2, ou 3x3. O normal é que no início você faça menos repetições, afinal, está trabalhando em uma zona de intensidade maior. Mas com o tempo estará apto a fazer um maior número de repetições, sugerindo uma melhora de rendimento com aquela carga.

Então ao aprender as técnicas, procure limitar suas séries a números pequenos de repetições pra aprender o movimento totalmente integrado, a técnica leva tempo pra ser adquirida.

Vale lembrar que a partir do momento que você adquirir uma técnica suficiente pra fazer o exercício inteiro, você não vai desenvolver muita hipertrofia miofibrilar. Afinal, melhora de performance tem a ver com maior frequência de treinamento. Assim como o corredor precisa correr mais vezes durante a semana, o levantador de peso precisa levantar peso mais vezes durante a semana também.

Editado por Covero
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que nem essa semana meu treino de sexta sera pernas e sabado vou experimentar treinar esses exercicios não ficaria muito exaustivo para o musculo?

Meu treino de pernas é:

Agachamento livre 5x5 BW to muito feliz com isso ueaheuhaeua

Dead lift 5x5 72kg

Afundo 3x10

Sexta sera perna pois eu rotaciono o treino A,B,C,A,B C,A,B,C,A e assim por diante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que nem essa semana meu treino de sexta sera pernas e sabado vou experimentar treinar esses exercicios não ficaria muito exaustivo para o musculo?

Meu treino de pernas é:

Agachamento livre 5x5 BW to muito feliz com isso ueaheuhaeua

Dead lift 5x5 72kg

Afundo 3x10

Sexta sera perna pois eu rotaciono o treino A,B,C,A,B C,A,B,C,A e assim por diante.

Como inicialmente você precisa dar enfoque na técnica, eu acho que não será prejudicial.

Editei o post lá, dá uma lida de novo.

Editado por Covero
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo totalmente com essa questão de aprimorar bem a técnica antes de começar a treinar LPO.... já tem uns 3 meses que venho treinando e ainda faço bastante coisa errada....

Essencial ficar treinando só com a barra, se filmar e depois ver o que tá fazendo errado.

No terra por exemplo eu consigo puxar pra uma PR ~2 body weight, mas quando vou ver a técnica depois na filmagem, minha upper back está bem curvada, isso é muito ruim, por isso estou ficando longe das cargas mais altas (excluindo as séries de menos de 3 ou 4 repetições)... Agora, quando eu coloco uma carga mais baixa, até uns 100 kg (40kg de cada lado + 20 da barra), consigo não perder muito da técnica e manter a upper back mais neutra e menos curvada. No meu caso não tem muito problemas com a lombar, consigo deixá-la neutra, mas a upper back é foda, ainda mais que tenho uma cifose escrota.

Edit: Esqueci de dizer.... NEM OUSE tentar fazer LPO sem ter um mínimo de flexibilidade e mobilidade, trabalhar bastante isso inicialmente....

Editado por BrunoPCruz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...