Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

fui no ortopedista hoje.

ele disse que o que eu tive foi uma entorse, e me passou 2 coqueteizinhos de drogas pra eu manipular, que ficam prontos na terça-feira

eu expliquei pra ele a execução do lev. terra e do agachamento, e ele me disse que não existe problema nenhum em executá-los, desde que se tenha condionamento para tal

tbm disse que nem de longe é hérnia de disco, e que se eu tivesse algo mais sério desse tipo ele teria percebido logo de cara

30 dias sem terra e agacho no final das contas.

ruim, mas longe de ser o pior cenário

link sobre dorsalgia, relevante:

http://www.manualmerck.net/?id=83&cn=815

Editado por portownz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Putz, que zica moço!

Bem, pelo menos não foi tão sério quanto a dor sugeriu.

Agora é remedinho e se cuidar, vai lá jogar um pouco haha. Melhoras!

Valeu :))

Entorse? Mas do que? De qual articulação?

não sei velho, ele não me disse

na real fiquei com receio de me aprofundar muito

eu perguntei uma hora "mas como vou saber se a dor não é na coluna mesmo, no osso?"

e ele respondeu "porque eu to te dizendo".. algo assim

ele fez alguns testes rápidos só, será que fui vítima de mais um médico querendo lucrar com remédios ? haihaeui

qual você acha que seria a melhor abordagem, proxy ?

tirar raio x ?

ele falou que não recomendou isso pra mim porque eu vou gastar dinheiro a toa, que ele tem certeza de ser entorse

agora não sei se por entorse ele diz rompimento de ligamento ou estiramento muscular

acho que pra saber exatamente qual articulação, só com radiografia, não ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Basicamente 3 coisas causam dor nas costas: estrutura muscular, ligamentos e nervos. "E osso, osso não doi?!" Doi, e doi demais, mas raramente é a fonte da dor na coluna, portanto em 99,99999999% das vezes ele não é considerado a origem da dor. Sobre as demais estruturas:

- nervos: a dor causada por lesão nervosa é muito clássica, tornando a suspeita diagnóstica clínica e a confirmação por ressonância magnética, tornando o raio-x dispensável para o diagnóstico dessa dor. A dor clássica se resume em: dor aguda, disparada por atividade física/recrutamento inadequado da coluna lombar, cursando com irradiação para o membro inferior, geralmente para glúteo e a região posterior do membro inferior. "Porque irradia mais para gluteo e coxa posterior?" Porque as alturas mais comuns de hérnia de disco são L5/S1,além disso, essa altura relacionada com a inervação do glúteo e da região posterior da coxa, pela eminência das raízes dorsais laterais.

-ligamentos: os ligamentos da coluna vertebral são resistentes pra caramba. São estruturas formadas em planos, com capacidade resistiva excelente. Eventualmente são lesados, mas o diagnóstico é dificil porque a sintomatologia é semelhante a dor muscular. Além disso, o diagnóstico da lesão de estrutura ligamentar não é muito importante porque o tratamento é o mesmo da lesão muscular. Diagnóstico é por ressonância nuclear.

-músculos: estiramentos e contraturas são as lesões musculares mais comuns, sobretudo a última. A clínica é simples: dor a mobilização da coluna, dor a palpação da coluna, ausência de irradiação da dor. Na contratura, a região encontra-se tensa, contraída. Diagnóstico é clínico: raio-x não vê adequadamente tecidos moles e a ressonância é um exame muito caro para ser feito numa situação na qual o exame físico faz o diagnóstico.

Pra mim, você está com alguma contratura. O agachamento recruta a lombar, no entanto o terra recruta mais. Além disso, essa é uma lesão crônica, ou mal curada, ao menos. Alguns posts você já reclamou de estar com a lombar estranha, doída, lembra? Provavelmente você lesionou ela previamente e não curou de forma adequada. O raio-x é completamente dispensável, só serviria para avaliar se você tem algum tipo de escoliose, lordose, algo do tipo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Basicamente 3 coisas causam dor nas costas: estrutura muscular, ligamentos e nervos. "E osso, osso não doi?!" Doi, e doi demais, mas raramente é a fonte da dor na coluna, portanto em 99,99999999% das vezes ele não é considerado a origem da dor. Sobre as demais estruturas:

- nervos: a dor causada por lesão nervosa é muito clássica, tornando a suspeita diagnóstica clínica e a confirmação por ressonância magnética, tornando o raio-x dispensável para o diagnóstico dessa dor. A dor clássica se resume em: dor aguda, disparada por atividade física/recrutamento inadequado da coluna lombar, cursando com irradiação para o membro inferior, geralmente para glúteo e a região posterior do membro inferior. "Porque irradia mais para gluteo e coxa posterior?" Porque as alturas mais comuns de hérnia de disco são L5/S1,além disso, essa altura relacionada com a inervação do glúteo e da região posterior da coxa, pela eminência das raízes dorsais laterais.

-ligamentos: os ligamentos da coluna vertebral são resistentes pra caramba. São estruturas formadas em planos, com capacidade resistiva excelente. Eventualmente são lesados, mas o diagnóstico é dificil porque a sintomatologia é semelhante a dor muscular. Além disso, o diagnóstico da lesão de estrutura ligamentar não é muito importante porque o tratamento é o mesmo da lesão muscular. Diagnóstico é por ressonância nuclear.

-músculos: estiramentos e contraturas são as lesões musculares mais comuns, sobretudo a última. A clínica é simples: dor a mobilização da coluna, dor a palpação da coluna, ausência de irradiação da dor. Na contratura, a região encontra-se tensa, contraída. Diagnóstico é clínico: raio-x não vê adequadamente tecidos moles e a ressonância é um exame muito caro para ser feito numa situação na qual o exame físico faz o diagnóstico.

Pra mim, você está com alguma contratura. O agachamento recruta a lombar, no entanto o terra recruta mais. Além disso, essa é uma lesão crônica, ou mal curada, ao menos. Alguns posts você já reclamou de estar com a lombar estranha, doída, lembra? Provavelmente você lesionou ela previamente e não curou de forma adequada. O raio-x é completamente dispensável, só serviria para avaliar se você tem algum tipo de escoliose, lordose, algo do tipo.

Eu acho que me expressei mal ali, quando disse "dor na coluna, no osso" me referia a hérnia discal mesmo, causando esse tipo de dor nos nervos, geralmente o ciático.

Exato, eu reclamei de dor na lombar durante essas últimas semanas

A teoria pro meu problema é a seguinte:

flexores do quadril encurtados me causando dor na lombar > como passo boa parte do dia sentado, eu hiperextendi demais a coluna numa tentativa de diminuir a dor (eu realmente fiz isso) > estirei algum músculo na lombar por causa disso

Agora, como tudo isso se relaciona com ligamentos, não consigo dizer já que sou leigo no assunto.

Teve um dia que senti muita dor muscular nos eretores (nesse dia me matei de fazer foam roll e a dor não melhorava)

Só que a dor que eu tenho sentido hoje é diferente, parece ser mais profunda e ela é bem mais localizada em um ponto só, então eu acho que pode ser de ligamentos sim.. mas como sou leigo nisso, é foda dizer.

A dor não irradiou pra nenhum lugar e não sinto dormência também, pelo menos não senti até agora.

Você saberia dizer se a dormência/irradiação pode vir a acontecer dias depois ? Ou geralmente ela já acontece na hora que o problema se agrava ?

Pior que o médico disse alguma coisa sobre "nuclear" mas eu não entendi o que ele tava querendo dizer, o que é citado na parte dos ligamentos nesse seu texto acima (sobre a ressonância).. lol, médico é confuso as vezes

Ele perguntou se eu senti algo estalando na hora, e eu não soube responder, porque eu realmente não lembro de ter percebido... me assustei demais na hora, então não consigo lembrar se estalou alguma coisa (além do que, tava com o mp3 ligado no máximo).. ele disse que esse é o jeito mais fácil de saber se é ou não entorse.

Editado por portownz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que me expressei mal ali, quando disse "dor na coluna, no osso" me referia a hérnia discal mesmo, causando esse tipo de dor nos nervos, geralmente o ciático.

Exato, eu reclamei de dor na lombar durante essas últimas semanas

A teoria pro meu problema é a seguinte:

flexores do quadril encurtados me causando dor na lombar > como passo boa parte do dia sentado, eu hiperextendi demais a coluna numa tentativa de diminuir a dor (eu realmente fiz isso) > estirei algum músculo na lombar por causa disso

É uma hipótese, mas esse diagnóstico só é possível com a história exame físico muito precisos, com informações perfeitas, tu tem que ter certeza absolutamente de tudo.

Agora, como tudo isso se relaciona com ligamentos, não consigo dizer já que sou leigo no assunto.

Teve um dia que senti muita dor muscular nos eretores (nesse dia me matei de fazer foam roll e a dor não melhorava)

Essa informação é importante. A não melhora da dor pelo foam roller fala mais a favor de estiramento mesmo.

Só que a dor que eu tenho sentido hoje é diferente, parece ser mais profunda e ela é bem mais localizada em um ponto só, então eu acho que pode ser de ligamentos sim.. mas como sou leigo nisso, é foda dizer.

Dificil afirmar. Como falei: o diagnóstico de lesão ligamentar é complicado porque a sintomatologia é a mesma da lesão muscular. A vantagem é que o tratamento é o mesmo para ambos.

A dor não irradiou pra nenhum lugar e não sinto dormência também, pelo menos não senti até agora.

Você saberia dizer se a dormência/irradiação pode vir a acontecer dias depois ? Ou geralmente ela já acontece na hora que o problema se agrava ?

Raramente a dormência/irradiação vem depois. Na maioria absoluta das vezes é um evento agudo. a ruptura discal estravaza o núcleo pulposo do disco, que comprime os nervos espinhais.

Pior que o médico disse alguma coisa sobre "nuclear" mas eu não entendi o que ele tava querendo dizer, o que é citado na parte dos ligamentos nesse seu texto acima.. lol, médico é confuso as vezes

Ele perguntou se eu senti algo estalando na hora, e eu não soube responder, porque eu realmente não lembro de ter percebido... me assustei demais na hora, então não consigo lembrar se realmente estalou alguma coisa.. ele disse que esse é o jeito mais fácil de saber se é ou não entorse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelos esclarecimentos proxy!

Você acha que eu devo tirar o mês inteiro de descanso absoluto, ou acha que posso voltar a treinar de boa daqui 1 semana ? (supino e chin up basicamente)

To com medo de causar muito estresse na lombar só de pegar anilhas de 20 / 25kgs e carregar na barra do supino.. será que teria problema ou tô exagerando ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...