Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Discussao - Core Training: Tecnicas, Metodos E Teorias

Posts Recomendados

Publicidade

Postado

Primeira discussão legal que tenho aqui no fórum, espero que se algo aqui ajude quem estiver de espectador, se junte a nós para tornar essa discussão mais proveitosa. Valeu galera o/

Postado

Nome disso é burpee não sei é o ideal para pliometria. principalmente por pliometria não ser trabalho localizado mas fullbody, no máximo dividido em upper lower.

Mas isso não é fullboddy? é quase? rs

Postado

Mas isso não é fullboddy? é quase? rs

Sim, por isso mesmo não é trabalho de abdome e sim composto.

Estou pensando aqui e não acho que exista pliometria do abdome, mas vou esperar o Proxy se manifestar para ver se ele tem algum material sobre isso para agregar.

Postado (editado)

Olá.

Vou começar a polemica

Sobre o glúteo

Link: http://www.t-nation.com/free_online_article/sports_body_training_performance/dispelling_the_glute_myth

O gaspar comentou um ponto importante: “prefiro fazer séries de agachamento do que fazer séries de elevação pélvica”. Bom, no link que eu postei está uma pitada do livro do Bret Contreras sobre glúteos. O cara escreveu 700 páginas só sobre a bunda. Bom, no livro ele descreve que fez estudos de neuroeletromiografia a respeito do glúteo (para quem não sabe, esse é um exame que avalia a condutividade nervosa por um determinado trajeto de tecido neural). Rá!, aqui vai a polêmica:

-squat – recrutou 67% dos glúteos

-deadlift – recrutou 55% dos glúteos

-sumo deadlift – recrutou 52% dos glúteos

-zercher squat – recrutou 45% dos glúteos

-reverse hyper – recrutou 122% dos glúteos

-hip thrusters (elevação pélvica) – recrutou 119% dos glúteos

-quatro apoios (pendulum quadruped hip extension) – recrutou 112% dos glúteos

-bent leg reverse hyper (variação do quatro apoios, indivíduo se apoia com o peito sobre uma prancha) – recrutou 111%.

A titulo de curiosidade: um Sprint ativa o glúteo máximo 234% a mais do que um salto.

O que quero dizer com isso? Com certeza acho que mais séries de agacho e terra poderiam sim melhorar o glúteo, mas talvez um foco adicional nas elevações pélvicas seriam mais eficiente. Ficaria uma relação do tipo assim: quero melhorar meus ombros, então vou supinar, mas bem que eu poderia fazer um desenvolvimentos militares, ia ajudar muito tbm. Entenderam a analogia?

Sobre a respiração

Aqui meu objetivo não era muito a respeito da respiração em um exercício específico, mas no fim foi importante pq muita gente não sabia como respirar durante uma série de agacho ou terra. Aqui meu objetivo era comentar a respeito da respiração abdominal e como ela ajudar (ou não) no fortalecimento do core. Particularmente me sinto desconfortável em respiração com o abdome

Sobre a pliometria para abdome

Os vídeos falam por si

http://www.youtube.com/watch?v=es2ZvvQhNcI

esse não é pliometria, mas resolvi postar pq com a abwheel da pra fazer algo bem semelhante sem problemas

Editado por proxy
Postado

Olha essa dica de Charles Poliquin:

Especialização de abdominais para

atletas? Poderia acontecer, mas na

verdade os abdominais têm muito

pouco potencial para aumento de força

em comparação com outros músculos

como os gémeos/panturrilhas.

Juntamente com a força de agarre, os

abdominais são os músculos com menor

probabilidade de melhorarem com o

treino.

Alguns indivíduos podem gabar-se dos

pesos elevados que usam nos treinos

de abdominais, mas na verdade é o

psoas ilíaco que está a fazer o trabalho.

Se você realmente isolar os seus

abdominais, após seis a oito semana um

atleta irá estagnar para o resto da sua

vida.

As investigações mostram que os

atletas mais coordenados dominam os

exercícios de abdominais mais difíceis

em seis a oito semanas. As únicas

coisas que podem melhorar os

abdominais são os exercícios

agachamento e peso morto

(levantamento terra).

Postado (editado)

@manel007

pelo que entendi, nesse vídeo ele mostra que o certo é "estocar" o ar no diafragma, é isso?

Isso, pq se vc estocar somente nos pulmões, o core não vai ficar bem estabilizado, e o tronco vai acabar pendendo para frente como ele mostrou no exemplo, então na respiração "correta", tanto o pulmão quanto o estomago fica dilatados

Proxy, mas esse exercício aí não é pliométrico, é isométrico... no plio deve haver um ciclo rápido de encurtamento/ alongamento do músculo

pra galera que falou da elevação pélvica, vcs se referem aquela feita deitada no no banco? Pq se for a primeira, concordo em relação à amplitude, agora na segunda, eu considero uma boa amplitude

Editado por manel007
Postado

Olá.

Vou começar a polemica

Sobre o glúteo

Link: http://www.t-nation.com/free_online_article/sports_body_training_performance/dispelling_the_glute_myth

O gaspar comentou um ponto importante: “prefiro fazer séries de agachamento do que fazer séries de elevação pélvica”. Bom, no link que eu postei está uma pitada do livro do Bret Contreras sobre glúteos. O cara escreveu 700 páginas só sobre a bunda. Bom, no livro ele descreve que fez estudos de neuroeletromiografia a respeito do glúteo (para quem não sabe, esse é um exame que avalia a condutividade nervosa por um determinado trajeto de tecido neural). Rá!, aqui vai a polêmica:

-squat – recrutou 67% dos glúteos

-deadlift – recrutou 55% dos glúteos

-sumo deadlift – recrutou 52% dos glúteos

-zercher squat – recrutou 45% dos glúteos

-reverse hyper – recrutou 122% dos glúteos

-hip thrusters (elevação pélvica) – recrutou 119% dos glúteos

-quatro apoios (pendulum quadruped hip extension) – recrutou 112% dos glúteos

-bent leg reverse hyper (variação do quatro apoios, indivíduo se apoia com o peito sobre uma prancha) – recrutou 111%.

A titulo de curiosidade: um Sprint ativa o glúteo máximo 234% a mais do que um salto.

Estudos de EMG são importante para referência mas não querer dizer na prática que um exercício é x% superior ao outro, já teve um debate sobre isso com o próprio Contreas com o Schoenfeld, esse eletrodos colocados acima da pele são relativos, para função real teríamos que enfiar uns espetos dentro do músculo o que não é viável, isso os dois apontaram num debate de facebook.

Você simplesmente não hiperestende a lobar a frente quando agacha nem quando faz terra, e o momento onde os glúteos suportam mais carga é justamente quando os glúteos estão com sua musculatura estendida (na parte funda do agacho e do terra), pois no "lockout" de ambos você está simplesmente em pé e os glúteos estão apenas estabilizando.

Não tem como querer comparar a contração de um músculo ele estando estendido sobre tensão (agacho e terra) com quando ele está contraído sobre tensão (elevação pélvica)

Dá mesma forma os trapézios se desenvolvem com o Terra e eles sequer se movem durante o movimento, apenas por estar sobre tensão e nem chegarem perto de sua contração máxima eles se desenvolvem tanto em força como em tamanho. O EMG dos trapézios no terra é baixo, mas mesmo assim é um dos melhores exercícios para os mesmos.

O que quero dizer com isso? Com certeza acho que mais séries de agacho e terra poderiam sim melhorar o glúteo, mas talvez um foco adicional nas elevações pélvicas seriam mais eficiente. Ficaria uma relação do tipo assim: quero melhorar meus ombros, então vou supinar, mas bem que eu poderia fazer um desenvolvimentos militares, ia ajudar muito tbm. Entenderam a analogia?

Sim podem, justamente por isso não fazemos apenas um exercício para cada músculo.

Eu falei isso na primeira página também, se tem foco em estética de atenção para a região onde quer desenvolver.

Sobre a respiração

Aqui meu objetivo não era muito a respeito da respiração em um exercício específico, mas no fim foi importante pq muita gente não sabia como respirar durante uma série de agacho ou terra. Aqui meu objetivo era comentar a respeito da respiração abdominal e como ela ajudar (ou não) no fortalecimento do core. Particularmente me sinto desconfortável em respiração com o abdome

Já postei esse vídeo do DeFranco num tópico fixo na sessão de treino funcional, concordo com tudo.

Sobre a pliometria para abdome

Os vídeos falam por si

http://www.youtube.com/watch?v=es2ZvvQhNcI

esse não é pliometria, mas resolvi postar pq com a abwheel da pra fazer algo bem semelhante sem problemas

Acho que confundiu plio com iso.

Nenhum desses exercícios é pliometrico.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...