Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Oi gente, achei esse artigo em um blog e curti bastante, achei interessante compartilhar com vocês.

Apesar de não concordar nem um pouco com a obsessividade pre-carnaval pela boa forma - tendo em vista que fevereiro e março são apenas dois meses do ano -, percebo que essa é a época em que as pessoas mais procuram por um estilo de vida saudável e a pratica de atividade física.

No entanto, a falta de informação pode ser um dos maiores fatores pelo qual a maioria dessas pessoas não conseguem resultado, e desistem, voltando apenas no começo do próximo ano com as mesmas ideias de sempre - "Coma de 2 em 2hrs" "Não coloque gordura no seu cardápio de forma alguma" "Sem suplemento alimentar, não evolui" -, visitam IG de celebridades e modelos de fitness, que recebem para falar de uma marca em especial e compram seus produtos milagrosos, acreditam no bom e velho "15 repetições para secar".

Não tenho diploma, nem muito menos pós-graduação, mas se você se interessa por um assunto, e estuda sobre ele, sua formação acadêmia é irrelevante. O interesse é a base do sucesso, depois vem a dedicação e a vontade, mas esses já são assuntos para outro post.

Então, se querem saber, aqui estão as dicas que tenho para oferecer:

  • Esqueça o Verão.
Chegou a época mais quente do ano, seu instinto brasileiro lhe pede para usar roupas menores e confortáveis, e você nota, tarde demais, que não se sente bem para tais momentos, onde você despojará de toda sua elegância em um shortinho num churrasco com a família. Seus planos são: entrar numa academia, parar de comer, emagrecer, e se sentir bem.
Você esquece a parte em que saúde e bem star estão conectados e que seu interior reflete em sua aparência. Logo, se você não se sente feliz consigo mesmo, sua aparência será apagada. Todos esquecem que você tem um corpo bonito, se você mesma não gosta dele.
Então simplesmente esqueça a pressa e o verão, adote um sorriso e goste de você.
Adote o #projetopravidatoda.
  • Estude e se interesse.
Talvez nutrição e educação física sejam ás áreas em que as pessoas mais ouvem balelas e coisas ultrapassadas, que já foram comprovadas inúteis cientificamente, mas que são tão belas na teoria. As pessoas perdem mais tempo acreditando em atletas comprados pelo mídia e em revistas de suplementação, do que pegando um livro atual para ler, ou até mesmo pesquisando na internet (e identificando o que é publicidade e o que não é).
Por isso que o conhecimento nessa área é ainda mais importante do que dicazinha de #GeraçãoPusgliese e farinha seca barriga, e que você não precisa ser nenhum mestre em nutrição ou educação física para aprender sobre o assunto.
Portanto, elimine a "Broscience" e pare de acreditar em tudo que lê e ouve, informe-se, e tenha a mente sempre aberta, pois aquele que se diz já saber de tudo nunca sabe de nada.
  • A diferença entre esforço desnecessário e dedicação.
Imagine alguém que está começando agora, tendo suas primeiras experiências com dietas específicas, tal pessoa, acorda ás 6hrs da manhã para ter sua primeira refeição do dia, que é aveia e ovos, enfia tudo na boca sem desejo algum e bebe quase 1 livro de água. Essa mesma pessoa, não trabalha com o corpo, nem sequer está se preparando para uma competição e precisa estar em ótima forma, mas ainda assim, faz de sua dieta algo insuportável.

Acredite, não estou dizendo que esse esforço é inútil e não trará resultados, apenas que é desnecessário. Essa mesma pessoa poderia estar feliz, comendo algo que fosse agradável ao paladar e conseguindo seguir a dieta sem sentir que vai vomitar sempre que acordar e lembrar que tem que comer a mesma coisa.


  • Você NÃO precisa fracionar horários de refeições.

Quem nunca leu alguém falando que havia perdido uma refeição? - pra onde que ela foi, gente? - Ou que comer de tal e tal hora era uma regra, e que se faltasse com respeito a tal regra, seu organismo seria drasticamente danificado?

Se você é adepto a regra de comer de 3 em 3hrs, e acha que perdeu ou ganhou peso até agora por causa disso, pare, pense e respire. Seu corpo não faz ideia das horas que você comeu ou deixou de comer, contato que você consuma certa quantidade de calorias diariamente, ele seguirá seu papel; se falta energia (calorias) você perderá peso, se tiver energia em excesso, você ganhará. Simples, não é?

Sem contar que comer frequentemente está longe de ser uma prática saudável, pois seu corpo ficará ocupado com a digestão e deixará de lado funções importantes como o sistema imunológico.

Contar macronutrientes é uma prática bem mais eficiente do que contar a hora de cada refeição #ficadica.

  • Não tenha pressa.

Pode parecer clichê, mas essa dica é de longe a mais importante.
Convivemos com uma ansiedade absurda em avançar, o desejo é talvez o que nós matem firmes e fortes em nossas metas. Porém, esquecemos de guardar um pouco de expectativa dentro de nós.

Quando você percebe que se esforçou tanto, mas que os resultados estão vindo devagar - quase parando -, e bate aquele desanimo, aquela duvida: "Será que algum dia chego lá?". Você pode escolher dois caminhos, acreditar que consegue ou simplesmente desistir. O segundo parece mais fácil e indolor; você irá por esse caminho.

Por tanto, guarde um pouco de vontade e expectativa, e aquela pressa de chegar logo a linha de chegada.
De bom a pressa não lhe trará nada, só atraso.

  • Não acredite na mídia da "Boa Forma".

Espertalhões mascarados sobre a promessa de trazer seu corpo sarado em dois dias, parece slogan de cartomante, mas é só como se apresentam esses diabos vestidos de branco.

"Compre sua proteína em pó, beba antes e depois do treino, e ganhe músculos mais rápidos"
Acredite, uma vez navegando pela internet encontrei um comentário com essa frase em um site sobre bem estar. Acontece que nesse mesmo cometário, o individuo citava a marca e até mesmo qual dosagem cada pessoa deveria usar.

Quem entende ao menos um pouco sobre dieta balanceada, sabe o que proteína significa, e certamente sabe que não é nada mais nada menos do que um nutriente. E que essa proteína em pó, oferece esse nutriente de forma abundante, sendo assim, útil para aqueles que precisam de uma quantidade alta do mesmo nutriente em sua dieta.

Quantidade de proteína depende de cada individuo, se cada medidor que vem neste pote de proteína em pó oferece uma certa quantia, como é certo que você deve tomar tal quantidade em tal horário?

PS: Preencher todas as proteínas da dieta é muito fácil, e se encontra mais fácil ainda alimentos ricos em tal nutriente. Portanto, se você pesa pouco, é inútil o uso desse suplemento - lê-se suplemento, de suplementar o que falta -, pois ele é caro e você poderia aproveitar o dinheiro para comprar alimentos e economizar.

Essas e muitas outras promessas, como "Enxugue tal peso em tal dias" (que é mais inútil ainda, pois cada organismo é cada organismo e cada pessoa perde quantidade diferente de peso em diferentes espaços de tempo) "Termogênico milagroso" etc.. etc.. etc..

Claro que muitas marcas nos são completamente respeitáveis,e que merecem credito pelo seu trabalho. Mas a maioria só querem publicidade, e seus atletas, dinheiro e produtos de graça.

Publicidade

Postado

Sem contar que comer frequentemente está longe de ser uma prática saudável, pois seu corpo ficará ocupado com a digestão e deixará de lado funções importantes como o sistema imunológico.

Eu como de 3 em 3 horas mas não por acreditar que isso mude alguma coisa... é só porque não consigo comer muito em 1 refeição só! tipo chegar no almoço e encher o prato e comer 2 vezes meu estomago ainda não se dilatou... fica complicado comer demais... esse negocio de atrapalhar no sistema imunológico é fato mesmo?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...