Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Varicocele Pode Causar Diminuição Dos Níveis De Testosterona?


void field

Posts Recomendados

Então,cara...é algo controverso demais.

As células de Sertoli são menos resistentes que as de Leydig(suporta maior variação de temperatura/aumento de radicais,etc).

Porém,ACHO que em um nível avançado de varicocele elas serão afetadas.

Os médicos diferem muito quanto à esse assunto.

De qualquer maneira,eu procuraria um médico .

Meu irmão operou disso há uns 3 meses.

Teve que ficar sem levantar peso por uns meses.

A cirurgia foi de boa diz ele...o problema foi com os colaterais da Anestesia :laughingsmiley:

http://www.elsimarcoutinho.com/artigos/andropausa-e-a-terapia-de-reposicao-hormonal/

''Uma outra condição que encurta a vida do testículo, acelerando a instalação de uma andropausa, é a existência de varicocele que pode reduzir os níveis de testosterona pela metade em um indivíduo de 30 anos de idade. A varicocele consiste no desenvolvimento de varizes nos testículos que dificultam a saída do sangue venoso deste órgão e permitem o refluxo de sangue venoso proveniente dos rins e da glândula supra-renal para dentro do testículo. Essa condição de refluxo ocorre principalmente no testículo esquerdo cuja conexão com a rede vascular renal é obrigatória.

Outras condições de deficiência testicular como a criptorquidia, que representa a não descida do testículo para o saco escrotal, ou até os testículos mal descidos, também prejudicam a sua função endócrina. Do mesmo modo a atrofia de testículo por qualquer causa também pode determinar andropausa precoce.

Há condições mais graves que determinam subdesenvolvimento das gônadas por defeitos genéticos, como a síndrome de Kilinefelter, que também podem determinar uma deficiência na produção de testosterona.

Os sintomas da andropausa podem ser sutis como simplesmente um desinteresse ou perda de desejo sexual, ou mais sérios, como a perda da potência sexual ou mais sérios ainda quando os níveis de testosterona baixam além dos limites inferiores de 250 ng/dl, neste caso, uma situação em que aparecem sintomas semelhantes à menopausa da mulher como calores(fogachos), sudorese, depressão, esquecimento ou perda de memória e ganho de peso, particularmente de gordura, acompanhada de perda da massa muscular.''

Interessante. Pelo que eu entendi essa perda não é assim imediata, então. É tipo um encurtamento, um prejuízo.

No site do Dráuzio Varella diz que nem mesmo o prejuízo dos espermatozóides é certo, e "há de se verificar" se eles estão sendo afetados com a varicocele. Então tenho esperanças de que essa produção de testosterona também não seja assim certa e imediata, e só ocorra em casos mais avançados. De qualquer forma pretendo fazer uma consulta e verificar meus níveis de testosterona. Se estiverem baixos, pode-se pensar que é por causa da varico, e aí é atacar o problema pela raiz com a operação. Imagino que operando os níveis voltem ao normal, né?

O profissional indicado pra pedir esses exames de testosterona seria o endocrinologista, galera?

Vou só esperar começar a trabalhar pra correr atrás disso, porque esses dias já gastamos mito dinheiro com consultas e exames.

Q merda cara! agora to aqui admirando minhas bolas por meia hora com medo de ter essa parada

HAUEHAUEHAUHEUAHUEA! Cara, não vale a pena se preocupar com isso, se você não sente nada. É verdade que pode ser assintomático, mas se formos nos preocupar com toda doença que lemos a respeito, estamos ferrados. Eu mesmo era assim, agora que parei com isso depois de fazer uns chekup's aí. De qualquer forma, tenta fazer o teste que eu falei. Assopra a mão ou faz força com o abdômen e vê se aparecem vasos. Depois, também tenta apalpar e vê se encontra "bolas", tipo um emaranhado como se fossem minhocas - acho que isso só dá pra sentir quando é avançado. Se não notar nada, e ainda mais se não tiver sentindo dor, não compensa ficar neurotico com isso, rsrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Eu tenho 15 anos e descobri que tenho isso aí faz uns meses.

Pera, eu não sinto nada, nada mesmo, mas eu consigo ver elas dilatadas, preciso operar?

Editado por Joao Souza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 em cada 5 homens tem isso e boa parte nem sabe. galera nao ta nem ai pra saber de nada entao a vida continua na boa

a resposta para sua pergunta é "não", varicocele não causa diminuição da sua produção de testosterona. ela apenas causa esterilidade, que é reversivel.

se voce tem (assim como eu), pode continuar destruindo a academia a rolé, só não se esqueça de consultar o urologista 1x ao ano e de fazer espermograma a cada X intervalo de tempo

Pois é velho, o urologista também me falou isso, que é comum pra caramba, igual gripe, rs.

Você até me animou, agora. Cara, você chegou a tirar essa dúvida com ele, ou ele comentou algo sobre não afetar a testosterona? É que encontrei fontes que dizem as duas coisas, que afetam e que não afetam. A única coisa que eu sei que é certa é a afetação dos espermas, inclusive ele me disse pra conferir o espermograma daqui uns anos, porque pode causar infertilidade mesmo. Mas ele disse que não era necessário verificar isso, "por causa da minha idade". Não entendi esse comentário dele.

A sua varicocele é qual nível? Inicial ou avançada?

Na verdade fico com o pé meio atrás cara, porque o esforço contribuiria para o desenvolvimento da mesma, e tem casos até de gente que "arrebenta os vasos". Não sei se é verdade isso, mas já ouvi por aí.

Pra falar a verdade, só me preocupa essa questão dos hormônios. Já é difícil evoluir natural, se eu não puder contar nem com a testosterona que meu proprio organismo produz eu tô ferrado. Dá pra desanimar legal.

Eu tenho 15 anos e descobri que tenho isso aí faz uns meses.

Pera, eu não sinto nada, nada mesmo, mas eu consigo ver elas dilatadas, preciso operar?

Você descobriu como, cara? Você mesmo descobriu ou foi em um médico? Às vezes descobrem só no teste clínico mesmo, mas sempre costumam pedir ultrassonografia pra confirmar. Você fez?

Geralmente a indicação de cirurgia é feita quando os espermas estão sendo prejudicados e há risco de infertilidade, quando a dor incomoda bastante ou quando ela está bem evoluída.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

discreta na bola direita e moderada na esquerda. pra falar a verdade eu nem sinto nada...

ele deve ter feito esse comentario porque provavelmente voce é novo, entao independentemente do grau da sua varicocele, a chance de voce ficar esteril com a baixa idade seria muito remota (lembrando, isso é uma suposiçao)

a esterilidade ocorre porque a dilataçao das veias na bolsa escrotal eleva a temperatura no local, o que culmina com a morte dos espermatozoides. entretanto, nem todos os homens que tem varicocele ficam estéreis, e caso isso ocorra, ha a possibilidade de reversão do quadro

quanto a sua pergunta sobre a minha afirmativa acerca da testosterona: quando descobri, fiz diversos questionamentos ao urologista concernente a possivel reduçao/alteraçao do painel hormonal. ele me assegurou nao uma, nem duas, mas varias vezes (sim, eu fiquei bem apavorado que nem tu parece estar) que varicoceles nao interferem na produçao de testosterona

acho interessante essa atitude proativa de buscar conhecimento na internet, mas fica uma dica: tente procurar embasamento cientifico na literatura estrangeira. em links brasileiros tu vai encontrar muita merda escrita, afinal, se nem pra traduzir conhecimento de fontes fidedignas a gente presta, quem dira para produzi-lo

Editado por TheyCallMePeter
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho interessante essa atitude proativa de buscar conhecimento na internet, mas fica uma dica: tente procurar embasamento cientifico na literatura estrangeira. em links brasileiros tu vai encontrar muita merda escrita, afinal, se nem pra traduzir conhecimento de fontes fidedignas a gente presta, quem dira para produzi-lo

2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, foi no olhômetro mesmo. Comecei a notar umas veias dilatando no meu saco, pesquisei um pouco na internwebs.

Eu só evito fazer esforço físico com peso que não guento

agora fiquei meio nervoso :(

Estão dilatadas normalmente ou só quando você força?

Depende do grau.

Até um certo ponto não tem problema nenhum e não precisa (e nem deve) operar. A testosterona não vai baixar, o que cai é a contagem de espermas.

Esse é o problema: que ponto seria esse.

Mas é meio estranho, cara. Faria mais sentido afetar mesmo a testosterona desde o início ou não afetar nada, só afetando o esperma. Será que pode ser só uma coisa que contribui com a andropausa, mas só na idade avançada? Muita sacanagem se afetar - e muito - mesmo em pessoas jovens.

discreta na bola direita e moderada na esquerda. pra falar a verdade eu nem sinto nada...

ele deve ter feito esse comentario porque provavelmente voce é novo, entao independentemente do grau da sua varicocele, a chance de voce ficar esteril com a baixa idade seria muito remota (lembrando, isso é uma suposiçao)

a esterilidade ocorre porque a dilataçao das veias na bolsa escrotal eleva a temperatura no local, o que culmina com a morte dos espermatozoides. entretanto, nem todos os homens que tem varicocele ficam estéreis, e caso isso ocorra, ha a possibilidade de reversão do quadro

quanto a sua pergunta sobre a minha afirmativa acerca da testosterona: quando descobri, fiz diversos questionamentos ao urologista concernente a possivel reduçao/alteraçao do painel hormonal. ele me assegurou nao uma, nem duas, mas varias vezes (sim, eu fiquei bem apavorado que nem tu parece estar) que varicoceles nao interferem na produçao de testosterona

acho interessante essa atitude proativa de buscar conhecimento na internet, mas fica uma dica: tente procurar embasamento cientifico na literatura estrangeira. em links brasileiros tu vai encontrar muita merda escrita, afinal, se nem pra traduzir conhecimento de fontes fidedignas a gente presta, quem dira para produzi-lo

A minha também é moderada, só que na esquerda. Curioso a sua ser na direita, isso é bem raro. Na direito eu tenho é um pouco de líquido (hidrocele).

Concordo, cara. Só o fato de haver tantas divergências (e isso vindo de sites até bem conceituados e aparentemente sérios) já mostra que não há muito conhecimento e certeza sobre o caso. Encontrei na mesma proporção links divergentes. Deveria ter perguntado o meu urologista na época também, porque o cara parece ser fera nos conhecimentos. Mas se você disse já me deixa um pouco mais aliviado, estou realmente encucado com isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Boa noite!!!

Afeta sim a produção de testosterona, mas não de forma muito intensa se a varicocele é de um grau leve.

É conveniente lembrar que uma parte da testosterona do corpo é também produzida pelas glândulas adrenais, ou seja, mesmo que seus dois testículos estivessem acometidos (hora de bater na madeira!!!) você ainda teria produção do hormônio.

Esta é só a humilde opinião de uma veterinária..... não manjo muito de bicho gente mas se vc fosse um touro ou garanhão, poderia (não é regra) apresentar uma leve alteração nos níveis de testosterona. rssssssssssss

Abraços

Editado por Vihvih
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara eu tenho isso tb no testiculo esquerdo, desde moleque, e tenho uma opnião formada sobre

É muito mais comum doque se pensar a maioria dos que tem nem sabem que tem, e não atrapalha em nada, salvo em casos de chegar a causar incomodo e o problema seria so esse mesmo, o incomodo

O sangue não chega direito la,por isso das varizes, que são pequenas veias que vão ajudar o sangue chegar

Sobre a produção de esperma, ela abaixa por causa da temperatura ,do mesmo jeito que usar cueca e calça sem respiro,andar de bicicleta/moto, usar notebook no colo ou tomar banho quente

Então relaxa ,se não lesse seu topico ja faria uns 2 anos que nem lembro que tenho isso

Editado por PaulãoUFC
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...