Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

O uso de suplementos fontes de carboidratos (CHO) durante o exercício físico é uma prática já documentada na literatura, sendo que os primeiros trabalhos científicos envolvendo exercícios físicos de longa duração são da década de 30.

O mercado de suplementos fontes de carboidratos andava meio parado há alguns pois inúmeras marcas que oferecem maltodextrina (isolada da mandioca) e dextrose (isolada do milho) e mistura de 2 ou mais tipos de carboidratos. Um ''novo'' tipo de carboidrato apareceu, o waxy maize, ou também, amido ceroso. E com ele, confusões sobre o seu mecanismo, teorias sobre maior entrada de água nas células e também sendo considerado por muitos, mas de forma errada, um carboidrato de rápida absorção.

Bioquimicamente, o amido possui duas formas, uma totalmente de cadeira reta (amilose) e uma com cadeia ramificada (amilopectina). Um polímero é um agregado de moléculas de glicoses que estão ligadas entre si por ligações alfa-1->4 (ligação entre o carbono 1 de uma glicose e o carbono 4 da outra) e alfa-1->6 (carbono 1 de uma glicose e carbono 6 da outra). Enquanto a maltodextrina possui entre 3-19 moléculas de glicose e a ligação alfa 1->4, a wazy maize chega a 30 moléculas de glicose com ligações alfa 1->4 e também as mais fortes e mais raficadas as alfas 1->6.

As ligações alfa-1->4 deixam a cadeia reta e é uma fraca; enquanto as ligações alfa-1->6 promovem a ramificação da cadeia e é uma ligação um pouco mais fortes. Por isso dissolver amido em água só com tratamento térmico para quebrar as ligações mais fortes.

Desta forma, a diferença da waxi maize comercializada como suplemento, é que essa amilopectina é hidrotermicamente modificada, podendo ser diluída em água. Uma das razões para o seu desenvolvimento foi para tratar crianças com uma disfunção genética, na qual não se consegue converter o glicogênio estocado no fígado em glicose, causando um quadro de hipoglicemia constante. Em estudos cientifícos, as crianças que ingeriam a waxy maize não tiveram hipoglicemia severa, pois as moléculas de glicose são liberadas gradativamente, evitando a queda de glicose no sangue. \

Com essas características, parece ser mais uma fonte de CHO para se utilizar na prática do exercício físico, porém a diferença principal deste produto é que pelo amido ser grande e quebrado mais lentamente, a liberação de glicose para a corrente sanguínea (carga glicêmica) é mais lenta e constante, sem apresentar grandes variações (hiper ou hipoglicemia). A waxy maize pode ser utilizada como fonte de carboidrato em água durante os exercícios de longa duração. Já os fisiculturistas podem usar com o objetivo de aumentar a quantidade de carboidrato da dieta com menores oscilações de insulina, evitando o aumento lipogênese e ganhos de gordura corporal subcutânea na fase Off de sua preparação.

Cálculos para um homem de 70 k. Exemplos de uso da wazy maize

SUPLEMENTAÇÃO PRÉ-TREINO

1 h antes dos treinos:

200 ml de suco de soja

+ 20 g de waxy maize

+ 15 g de whey protein isolado

SUPLEMENTAÇÃO INTRA-TREINO:

Diluir 30 g em 500 ml de água gelada e ingerir 1 gole a cada 20 minutos na segunda hora de exercício continuo.

SUPLEMENTAÇÃO PÓS-TREINO

40 g de waxy maize

15 g de whey protein isolado em

250 ml de água

FONTE : REVISTA MUSCLE IN FORM , Ed 79

Publicidade

Postado

Na teoria é tudo muito lindo neh? Agora me diz uma coisa, será que tomando essa porcaria aí se tem mais resultado (se é que tem) do que um malto ou dextrose? So sendo muito troxa pra gastar dinheiro com isso...

Enviado de meu GT-S6313T usando Tapatalk

Postado

Na teoria é tudo muito lindo neh? Agora me diz uma coisa, será que tomando essa porcaria aí se tem mais resultado (se é que tem) do que um malto ou dextrose? So sendo muito troxa pra gastar dinheiro com isso...

Enviado de meu GT-S6313T usando Tapatalk

Pensei aqui nisso.

Sempre a explicação do motivo pro uso é muito boa ..

Postado

O jeito chic de falar maizena

Maizena de 50 pila o kg, p fikr mais claro.

Minha mãe usa "waxy maize" pra fazer mingau desde 1991

Vcs não entenderam qual é realmente a sacada do produto! Não é uma simples maisena, é uma maisena gourmet.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...