Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Aptidão Psicológica


Nico

Posts Recomendados

Postado

Aptidão Psicológica

tumblr_inline_mkbqjwxCCh1qz4rgp.jpg

Por Alberto “Montanha” Sarly

Nos mais diversos esportes o atleta que for considerado psicologicamente apto se sobressai dentre todos os outros. Não é só a questão física ou técnica ou tática que determina uma vitória ou derrota no esporte, quanto mais preparado psicologicamente for o atleta maiores suas chances de obter ótimos resultados.

Gostaria de citar nesse artigo alguns componentes que, a meu ver, são essenciais e imprescindíveis para a constituição psicológica de um atleta de alto nível. Boa parte desses componentes pode ser desenvolvido e aprimorado por um psicólogo esportivo.

Auto-Estima: O Atleta de alto nível deve ter uma boa auto-estima, senão sempre que entrar em uma disputa e for derrotado, cada pequena falha de execução de seus movimentos e a preocupação com seus companheiros será sentida de forma tão íntima e pessoalmente dolorosa que isso pode gerar raiva, frustração e possivelmente o fenômeno conhecido como Burnout, que é uma saturação emocional onde o atleta perde a noção da diversão intrínseca a prática esportiva, o que pode ocasionar o seu abandono.

Autoconfiança: Autoconfiança é vital para qualquer atleta, pois sem ela será impossível render o máximo possível. Um atleta que não confie em suas capacidades está fadado a derrota. Diante de situações difíceis, independente de quão complicada seja essa situação, o atleta deve ter confiança em suas capacidades, sempre confiando ao máximo em si mesmo.

Diversão: A origem das práticas esportivas é a diversão, e sempre que alguém se permite praticar um esporte ele está visando, a principio a diversão. Atletas que mais obtêm sucesso em competições sentem prazer na prática desportiva, assim, no momento da competição, dão o melhor de si. Quando não conseguem se divertir no esporte que praticam não conseguem permanecer por muito tempo ativos e acabam largando as competições.

Manejo das Emoções: O atleta deve filtrar suas emoções durante competições e treinamentos, não permitindo que emoções negativas como raiva, frustração e sentimento de derrota iminente passem em momento algum pela sua mente, pois isso pode ser determinante para que ele complete seu árduo treinamento, desista ou não da competição e vença mais uma batalha. Os pensamentos negativos são um veneno para o atleta. Tiram o foco principal dos seus olhos, consome rapidamente suas energias e dispersa toda a sua concentração do trabalho que ele deve realizar. Um atleta que não consegue controlar suas emoções pode ter sua concentração e desempenho prejudicados.

Manejo dos Pensamentos: Fato, a mente comanda todas as ações e literalmente fala com o corpo constantemente, e por isso todo atleta deve condicionar sua mente para que ela transmita somente aquilo que melhor lhe convém. O atleta precisa de pensamentos positivos e não negativos. Quando a mente diz que você vai conseguir o corpo recebe uma carga de incremento positivo que auxilia no rendimento e pode até mesmo ser decisivo naquele instante, quando a mente diz que você não vai conseguir o corpo reage da pior forma possível, sendo quase impossível seguir em frente, por que a mente disse para o corpo que ele não é capaz.

Perseverança: Um atleta de alto nível deve ter uma grande capacidade de perseverar no esporte, suportando as desgastantes, duras e intermináveis sessões de treinamento, privações (por evitar certas festas, escapar da dieta, faltar a um dia de treinamento, etc), derrotas que eventualmente terá que enfrentar e as incertezas de que conseguirá atingir seus objetivos. Alta capacidade de perseverar é fundamental e primordial para atletas que pretendem chegar ao mais alto nível do esporte. Devem lutar até o último momento, buscando força dentro de si, sem se dar por vencido, independente do obstáculo ou do adversário, apesar da fadiga, dor, cansaço ou qualquer circunstância, até que termine a disputa buscando a vitória.

Tolerância à Frustração: Atletas precisam encarar tanto as derrotas como as vitórias da mesma forma, como faces da mesma moeda. É preciso ser nobre para pode encarar isso de peito aberto, com a consciência de seus pontos fortes e fracos, erros e acertos. É inadmissível um atleta que não consegue compreender que nem só de vitórias se constrói um campeão e inventa desculpas para justificar suas derrotas, sempre procurando por a culpa em outra pessoa.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...