Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado
image.png

O QUE FAZER EM PEQUENAS LESÕES?

MÉTODO R.I.C.E.

Rest (repouso)

Ice (gelo)

Compression (compressão)

Elevation (elevação)

Muitas vezes passamos por determinadas situações e não sabemos como proceder. Por exemplo, quando acabamos de treinar e sentimos uma dor leve no joelho, perna, pé ou outra parte qualquer do corpo e não entendemos o porquê, nem mesmo sabemos o que fazer. Para piorar, muitas vezes não damos muita importância a este “aviso” que o nosso corpo está a dar. O que devemos fazer nesta situação?

Ir direto ao médico?

Ignorar e esperar pelo próximo treino?

Esta é uma dúvida muito comum entre os praticantes de desporto, e por isso é importante conhecermos melhor o “auto-tratamento”, que poderá nos ajudar a evitar lesões mais graves e até mesmo prevenir uma interrupção do treinamento.

O mais importante componente do “auto-tratamento” para a maior parte das lesões desportivas é o descanso, o gelo, a compressão e a elevação – método “RICE”. Este método deve ser utilizado logo que a lesão aparece ou quando os sintomas são sentidos. Usando este “auto-tratamento” nas primeiras 24 horas, os sintomas ou lesões aparecidos podem reduzir o tempo de debilidade de 50% a 70%. A maior função do método RICE é que ele minimiza e controla a inflamação e o inchaço, embora estes dois sintomas sejam uma maneira do próprio corpo se proteger, restringindo movimentos na região lesionada.

Descanso: desportos e exercícios devem ser parados imediatamente. A continuação da prática poderá piorar ou agravar a lesão. Durante as primeiras 24 horas ou 72 horas (dependendo da lesão) é necessário fazer gelo, compressão e elevação. Após o estágio inicial da imobilização, descanso não significa ficar totalmente parado até que a lesão tenha se cicatrizado, e sim, voltar a treinar levemente.

Gelo: a melhor maneira de diminuirmos o inchaço, a dor, e a inflamação, é através da aplicação de gelo na região afectada por 15 a 20 minutos, com intervalo de 20 minutos. Para proteger a pele, utilize uma toalha ou t-shirt entre a pele e o saco de plástico com gelo ou use uma bolsa de gelo apropriada. Faça massagem com o próprio gelo na área infeccionada. Massagem com gelo combina dois elementos do método “RICE”: gelo e compressão. O uso do gelo pode trazer benefícios por 7 dias. As primeiras 72 horas são mais críticas, assim o gelo deve ser feito o máximo de vezes possível neste período.

Compressão: para reduzir o inchaço, a compressão pode ser feita com o próprio gelo, pressionando-o contra a região afectada ou também sem ele, fazendo uma massagem da seguinte maneira: comece a aplicação leve em volta da região inflamada; depois com um pouco mais de pressão sobre a região mais dolorida; fique atento a cor da pele, temperatura, e sensação de dor para que a massagem não esteja comprimindo alguns nervos.

Elevação: manter a região da lesão elevada é necessário para combater as forças da gravidade que naturalmente induzem o sangue para a região. Quando possível, a região lesionada deve ser mantida acima da altura do coração. Um atleta lesionado na perna deve colocar, quando deitado, um travesseiro para apoiá-la e mantê-la elevada. Deve-se fazer elevação no período de 24 horas à 72 horas. Durante as primeiras 24 horas, não aplique quente, não faça massagem, nem exercícios, pois isto poderá trazer uma vasodilatação na região lesionada.

Porém, lembre-se: o método RICE é utilizado como primeiro tratamento apenas. Dependendo da natureza da lesão, talvez seja necessário procurar um tratamento médico o mais rápido possível.

O método consiste na aplicação terapêutica de qualquer substância ao corpo, resultando em uma diminuição de calor, e consequentemente rebaixando a temperatura dos tecidos. Mas sem provocar destruição tecidual. A crioterapia é aplicada intensamente na medicina do desporto e utiliza principalmente o gelo na massagem ou em tratamentos pós-operatório, como no caso da reconstrução da articulação do joelho.

Os efeitos fisiológicos do gelo são anestesia, redução da dor e do espasmo muscular. As massagens e aplicações com bolsas de gelo também são indicadas para reduzir o edema e as inflamações. Além disso, a crioterapia facilita a mobilização precoce, melhora a amplitude de movimento, estimula a rigidez articular, reduz o metabolismo e estimula a circulação.

Já na criocinética é realizada uma aplicação intermitente de frio e exercícios activos. Os banhos de contraste alternam o calor e o frio, e o processo conhecido como criocirurgia consiste na destruição de tecidos com finalidade terapêutica. A escolha da melhor técnica a ser utilizada vai depender da acessibilidade da parte do corpo que precisa de tratamento. Consulte um especialista.

Fonte: 3 Fitness

Publicidade

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...