Puchalski 33 Postado Agosto 20, 2009 às 13:56 Postado Agosto 20, 2009 às 13:56 INHAME (Na África e na América do Norte se chama taro , na América Central é ñame ou otoe, na França é igname, na Índia albi, no Japão sato-imo, no Caribe malanga ou yautia. E cará, em inglês, é yam.) O INHAME LIMPA O SANGUE É um dos alimentos medicinais mais eficientes que se conhece: faz muitas impurezas do sangue saírem através da pele, dos rins, dos intestinos. No começo do século já se usava elixir de inhame para tratar sífilis. FORTALECE O SISTEMA IMUNOLÓGICO Os médicos orientais recomendam comer inhame para fortificar os gânglios linfáticos, que são os postos avançados de defesa do sistema imunológico. Curioso que a forma do inhame seja tão semelhante à dos gânglios… EVITA MALÁRIA, DENGUE, FEBRE AMARELA A presença do inhame no sangue permite uma reação imediata à invasão do mosquito, neutralizando o agente causador da doença antes que ele se espalhe pelo corpo. Aldeias inteiras morreram de malária depois que as roças de inhame foram substituídas por outros plantios. É MAIS PODEROSO QUE A BATATA E tem a vantagem de ser nativo, enquanto a semente da batata é importada. Inhame dá com fartura em qualquer lugar úmido. Em vez de apodrecer na cesta, como a batata, ele brota e produz mais inhames. Nas mulheres aumenta a fertilidade porque contém fitoestrógenos, hormônios vegetais, importantes na menopausa e após. PROPRIEDADES Rico em carboidratos e pobre em gorduras, o inhame é grande fonte de energia. Possui sais minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro, além de vitaminas do Complexo B, principalmente B1 (Tiamina) e B5 (Niacina). Os minerais são essenciais ao organismo porque contribuem para a formação dos ossos, dentes e sangue. A vitamina B1 estimula o apetite, é essencial ao crescimento e facilita a digestão. A vitamina B5 evita problemas da pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso. Conhecido por acelerar muito a recuperação a enfermidades.
LeandroTwin 2.093 Postado Agosto 20, 2009 às 14:01 Postado Agosto 20, 2009 às 14:01 O indice glicemico é mais ou menos igual da batata-doce?
Puchalski 33 Postado Agosto 20, 2009 às 14:05 Autor Postado Agosto 20, 2009 às 14:05 O indice glicemico é mais ou menos igual da batata-doce? Inhame - 73 Batata doce - 77 Batatas cozidas em vapor - 93 Batata assada - 121
helen 3 Postado Agosto 20, 2009 às 14:06 Postado Agosto 20, 2009 às 14:06 O indice glicemico é mais ou menos igual da batata-doce? Pelo que eu sei o do inhame é de aproximadamente 73 enquanto o da batata-doce é de 77 (valores puros).
Akanux 0 Postado Agosto 20, 2009 às 14:08 Postado Agosto 20, 2009 às 14:08 Uia... é um bom alimento para substituir a batata entao =D... tem a tabela nutricional facil ae? =) EDIT: Achei aqui: Inhame, cru Kcal: 97 Proteína(g) 2 Lipídeos(g) - Colesterol(mg) 0 Carboidrato (g) 23 Fibra Alimentar (g) 1,7 http://www.exgordo.com.br/dicas/tabelaunicamp.htm
Puchalski 33 Postado Agosto 20, 2009 às 14:16 Autor Postado Agosto 20, 2009 às 14:16 Uia... é um bom alimento para substituir a batata entao =D... tem a tabela nutricional facil ae? =) EDIT: Achei aqui: Inhame, cru Kcal: 97 Proteína(g) 2 Lipídeos(g) - Colesterol(mg) 0 Carboidrato (g) 23 Fibra Alimentar (g) 1,7 http://www.exgordo.com.br/dicas/tabelaunicamp.htm Seria interessante*, e tem IG mais baixo q a batata doce e tem menos** carboidrato. (*) Devido a gama de efeitos fitoterápicos. (**)muito pouco a menos.
Monstroboy 8 Postado Agosto 20, 2009 às 14:31 Postado Agosto 20, 2009 às 14:31 Inhame é dom demais! Essa raiz faz parte de minha alimentação desde a infância. Além de ter um sabor muito bom, vem com muitos nutrientes. Valew Puchalski, mandou bem nesse lance do Inhame. abraço
LeandroTwin 2.093 Postado Agosto 20, 2009 às 14:37 Postado Agosto 20, 2009 às 14:37 Brigadão helen e Puchalski, sempre dando aquela moralzinha extra pro forum
taz 0 Postado Agosto 20, 2009 às 14:40 Postado Agosto 20, 2009 às 14:40 E a mandioca de ve ser bom tambem???E uma raiz.
helen 3 Postado Agosto 20, 2009 às 14:43 Postado Agosto 20, 2009 às 14:43 E a mandioca de ve ser bom tambem???E uma raiz. Sou eu que tou viajando ou é a mesma coisa?(acho que é...) edit: não, agora dei uma pesquisada e acho que é mesmo muito parecido (é tudo tubérculo)mas não exatamente o mesmo... é isso? não to sabendo de nada mais, acho que eu to viajando... edit do edit: agora que me toquei, viajei na maionese, tanto que o IG da mandioca é diferente, é 81; o que independente da minha loucura já deve responder a sua pergunta, né taz? foi mal colega...
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora