Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Fala Galera, to com uma duvida, a um bom tempo (meses) venho consumindo refeições liquidas ao invés de solidas (batata doce e frango) ou seja bato as quantidades de cada refeição com água e mando pra dentro, porem gostaria de saber se isso é ruim ou talvez bom, alguem tem informações concretas ?

ps: achei algumas coisas na net, algumas ate mesmo aqui no forum, mais muito antigo e a maioria o pessoal desvirtua o topico e fica longo e sem informação boa, me ajuda ai pessoal !

Publicidade

Postado

cara faz isso, mas depois que tu já comeu algo sólido só pra terminar de estufar, eu to começando a fazer isso, tomo café na manha e mando mais um batidão , almoço e denovo o batidão e janta igual, acredito que mal não va fazer só a digestão vai ser mais rapida , mas não tenho certeza

abraço

Postado

A digestão é quase a mesma coisa, porém o tempo de saciedade é maior, tava vendo um documentário no GNT hoje e tava falando sobre isso, devido a agua "estufar" constantemente o estômago durante a digestão, o tempo em que vc ficará mais saciado é maior do que vc só comer comidas sólidas. Mas é sempre bom ter algo sólido, nao fique só aos liquidos.

Postado

A digestão é quase a mesma coisa, porém o tempo de saciedade é maior, tava vendo um documentário no GNT hoje e tava falando sobre isso, devido a agua "estufar" constantemente o estômago durante a digestão, o tempo em que vc ficará mais saciado é maior do que vc só comer comidas sólidas. Mas é sempre bom ter algo sólido, nao fique só aos liquidos.

po cara muito interessante isso ....

---------------

Só pro tópico ter mais informação ...

eu tenho 4 refeiçoes no dia que é de Batata doce e Frango e as 4 eu mando batida, as únicas refeições que eu mando solidas são os ovos (que são as ultimas do dia - 2 refeições)

Visitante usuario_deletado2334455
Postado

Eduups,

Em relação aos macronutrientes não tem diferença entre a ingestão dos alimentos sólidos e líquidos. Isso é devido ao fato de que ao triturar os alimentos, realiza-se um processo físico, isto é, não ocorre a alteração da fórmula química (carboidratos continuam sendo carboidratos, lipídios continuam sendo lipídios e proteínas continuam sendo proteínas).

No entanto, a presença da água, que será ingerida junto com o alimento triturado, acarretará a dissolução do ácido gástrico presente no suco gástrico. Com isso, altera-se sua eficiência, por estar menos concentrado.

Abraço.

Postado

teoria. mas na pratica isso significa...? o alimento seria "sub digerido"? demoraria mais ate o alimento ser totalmente digerido? enfim, qual o resultado disso na pratica?

tbm não entendi bro, tem como exemplificar ?

Visitante usuario_deletado2334455
Postado (editado)

teoria. mas na pratica isso significa...? o alimento seria "sub digerido"? demoraria mais ate o alimento ser totalmente digerido? enfim, qual o resultado disso na pratica?

Embora a ingestão de água (preferencialmente gelada) faça sentido do ponto de vista de manter o palato (céu da boca) purificado e empurrar a comida pelo esôfago, recomenda-se beber fluídos entre as refeições ao invés de beber enquanto come, pois a água dilui as enzimas que o corpo produz com a finalidade de realizar a quebra e a digestão dos alimentos.

Quando o líquido ingerido durante a refeição é frio a situação se torna pior. Isto é, ao contrário de trabalhar concentradamente na digestão, o corpo busca aumentar a temperatura do fluído, a fim de adequa-lo à temperatura corporal. Esse processo, denominado termogênese, gasta calorias e atrapalha a digestão, pois o organismo não concentra-se apenas no processo digestivo.

Pode-se ingerir líquidos com maior temperatura, mas o ideal é uma fruta suculenta após a refeição (uma laranja pêra, por exemplo). Além da quantidade de solvente não ser muito considerável para diluir o suco gástrico (basta espremer uma laranja, o suco é pouco em volume de mL), possui propriedades que são benéficas e auxiliam o processo de digestão.

Como citei, a pequena ingestão líquida durante a refeição não é problema. No entanto, em caso de uma alta ingestão (o que é hábito da maioria das pessoas), com a diluição das enzimas e ácidos gástricos, o estômago tenta compensar a debilidade da quebra dos alimentos com a síntese de mais ácidos, o que resulta em azia e refluxo.

Em casos extremos, isto pode gerar problemas graves para o intestino, devido ao quimo passar pelo piloro impropriamente digerido.

Por fim, a absorção de nutrientes e vitaminas será prejudicada, pela digestão atuar abaixo do potencial máximo.

Não se trata apenas de hipertrofia. Trata-se de saúde geral do organismo.

Espero que esteja claro.

Qual dúvida específica sobre o assunto, basta questionar.

Abraço!

Editado por Flavio Gomes
Postado

[...] com a diluição das enzimas e ácidos gástricos, o estômago tenta compensar a debilidade da quebra dos alimentos com a síntese de mais ácidos, o que resulta em azia e refluxo.

[...]

Por fim, a absorção de nutrientes e vitaminas será prejudicada, pela digestão atuar abaixo do potencial máximo.

ficou esclarecido sim cara, obrigado por responder minha pergunta e ir alem dando uma explanaçao mais tecnica

abraço!

Postado

Quando o líquido ingerido durante a refeição é frio a situação se torna pior. Isto é, ao contrário de trabalhar concentradamente na digestão, o corpo busca aumentar a temperatura do fluído, a fim de adequa-lo à temperatura corporal. Esse processo, denominado termogênese, gasta calorias e atrapalha a digestão, pois o organismo não concentra-se apenas no processo digestivo.

Disso eu já tava ciente tbm ...

só que assim cara, pela sua explicação isso é baseado então em alta ingestão de agua junto com o alimento ? ou qualquer volume de agua ?

geralmente eu bato os alimentos com 1,2 copos de agua no maximo, depende muito da quantidade de batata e frango na refeição...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...