Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Trocar Engenharia Por Nutrição


Gabriel Acunha

Posts Recomendados

Boa tarde a todos.

Preciso de ajuda e um bom conselho.

Eu curso Engenharia de Automação, estou indo para o terceiro ano na faculdade porém 3º semestre do curso pois perdi um ano devido a umas reprovações. Eu nunca tive uma 'vocação', escolhi cursar engenharia pois no ensino médio e na escola em geral sempre tive mais facilidade com as exatas, então achei q a área das exatas seria o certo para eu cursar na faculdade. Engenharia de Automação é um curso muito novo, tem bem poucas faculdades no Brasil com o curso e devido à isso e mais ao avanço da tecnologia diariamente o mercado de trabalho vem se expandindo a cada dia praticamente. Particularmente a minha cidade tem muito mercado de trabalho para Engenheiros em geral devido ao grande polo naval que aqui temos (que se encontra em enorme desenvolvimento atualmente) então sei que como engenheiro terei grandes chances de ser bem sucedido, porém, acho que o curso não é para mim, eu não tenho envolvimento algum com as cadeiras, não tenho ânimo nenhum para ir para as aulas e não me vejo trabalhando na área de engenharia pelos próximos 30 anos da minha vida ou mais, mesmo sendo bem sucedido.

Eu fui 'apresentado ao mundo da nutrição' dois anos atras, quando comecei a treinar. Desde então eu comecei a me interessar por artigos, cheguei até a pesquisar sobre o curso e o mercado de trabalho, e só vi coisas negativas, muitos 'supostos' formados em nutrição afirmando que o mercado de trabalho era horrível e muito pouco valorizado. Aí que ta o problema, eu tenho quase absoluta certeza que eu me daria muito bem cursando nutrição, eu gostaria de estudar, teria vontade de ir para as aulas, curiosidade de aprender e ler os livros, tenho quase certeza que seria um daquelas alunos que tu olha e ve que o cara tá mergulhando de cabeça e ta fazendo porque gosta, porém não sei se vale a pena pelo fato da remuneração. É aí que vem aquela pergunta "você prefere trabalhar com o que gosta e ganhar pouco dinheiro ou prefere ganhar bastante dinheiro fazendo o que não gosta?" e eu não sei a resposta, até porque não sei como realmente anda o mercado de trabalho para os nutricionistas.

Mandei um e-mail para uma nutricionista que consultei a uns meses atras, falando mais ou menos a mesma coisa que falei aqui, mas ela ainda não me respondeu.

Alguém aí é formado em nutrição? Teria como me dar informações sobre o curso e sobre o mercado de trabalho? Como anda a valorização do profissional de nutrição?

E para os outros, o que vocês fariam no meu lugar? O que vocês julgam por certo a se fazer? Preciso de opiniões, até porque tenho bastante tempo para tomar uma decisão pois caso opte por fazer nutrição, ainda faltam uns 8 meses para o próximo enem... hahahaha

Ah, tem mais uma coisa, um 'agravante': não tem nutrição na faculdade da minha cidade, só na faculdade da cidade vizinha, que fica a 50km, eu teria que ir e voltar todos os dias de van/ônibus

Muito obrigado desde já!

Editado por Gabriel Acunha
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Me vejo na mesma situação que você, a diferença é que ainda não estou cursando Engenharia, mas queria ela, e seria minha opção no ENEM, porém, quando entrei na academia, e mergulhei nesse mundo da musculação, eu também comecei a ler muita coisa, e me interessava em tudo da área, hoje eu dia, eu sinto dúvida em quando o resultado do ENEM chegar, se eu escolho Eng. ou Nutrição...

No seu caso, porém, eu acho que seria melhor você continuar no seu curso de engenharia, e ir até o final, se motive à isso, afinal para fazer algo que você goste, você precisa de uma base, e essa sua base pode ser a Engenharia, como o modera aí em cima falou, é melhor ter um plano "b", não se apresse, se você se empenhar dá pra terminar a engenharia, e dps postular pra nutrição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra que se formar em uma coisa que você não gosta?

Cara não tem recompensa maior do que fazer oque gosta e se dar bem nisso vai em frente cara encara nutrição

se é oque você quer vai. Não há dinheiro que pague isso, não importa o quanto você ganhe se for bom nisso poderá ganhar mais e ser reconhecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entre gostar do que faz e ganhar pouco dinheiro e inseguridade financeira, e trabalhar com o que não gosta e ganhar um dinheiro consideravelmente alto, eu prefiro a segunda opção. Mas se você é bom no que faz, você pode se destacar na área que gostas e ganhar um bom dinheiro com isso. Então, meu conselho é, se você quiser trocar de curso, se empenhe ao máximo para ser o melhor, e ir ganhando notoriedade nessa área, que não é nada fácil.

Conheço gente frustrada por optar por um curso que tem paixão e não tem mercado para atuar. Mas acho que nutrição vai ganhar mercado futuramente sim, sociedade tá mudando, se preocupando cada vez mais com a saúde.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu concordo com o Tsug.

Realmente é melhor fazer algo que goste, que sinta prazer e não faça somente por obrigação, mesmo que não seja tão bem remunerado, essa é minha opinião. Dinheiro não é tudo na vida, dinheiro não compra felicidade, pode facilitar muita coisa, mas tambem pode atrapalhar muita coisa.

Mas..

E se você larga engenharia achando que vai realmente gostar de nutrição, e dai quando começa nutrição, vê que não é aquilo que você imaginava?

Você começou engenharia por que achou que se daria bem né?! e se com nutrição for a mesma coisa, achar que vai se dar bem, que vai gostar, e não gosta?

Eu terminaria o curso de engenharia e depois de formado, tendo uma boa renda, pagaria o de nutrição. Tendo dois cursos, você tem um leque maior de possibilidades.

Mas essa é uma decisão que só você pode fazer.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não trocaria.

É igual fazer uma tatuagem... Você pode se arrepender amargamente no futuro, a diferença é que não existe "sessão para voltar no tempo".

Mas sempre tem o pessoal do" largue tudo e faça o que o seu coração manda". Sou mais pé no chão, Boa sorte.

Editado por TVS
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...