Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

quanto mais fechado a base, mais você pode apontar os pés para fora, mas o quanto mais aberta a base fica, mais você precisa focar em manter os pés apontando para frente

achei incrivelmente estranho isso. faço low bar com base aberta, e se não apontar bem os pés pra fora, não da nem pra chegar na paralela.

Publicidade

Postado

Só experimentando para saber. Se aumentar a pausa, vai exigir mais core. Válido para alguma coisa é, mas não sei se seria para o mesmo objetivo apresentado nos vídeos.

Depois que eu terminar os vídeos de agachamento, posso adicionar eles sim :)

Hoje eu vou falar sobre uma pergunta que eu tenho recebido com certa frequência (eu enviei pra ele e ele disse que ia fazer um vídeo, no outro dia estava lá :P) que é se você deveria apontar os pés para frente ou levemente para fora quando estiver agachando, e se você deve apontar para fora, o quanto, qual ângulo.

0:17 - Eu já vi pessoas importantes falando sobre esse assunto, mas normalmente eles se esquecem de detalhes importantes, como por exemplo, isso depende da abertura da base. A razão para você apontar eles para frente ao invés de abrir é para manter a pressão na parte de fora dos pés e previnir que o tornozelo fique torno. No entanto, isso provavelmente não vai ser um problema com uma base mais fechada, porque é bem fácil fazer as duas coisas, colocar os pés abertos e ainda manter a rotação externa necessária para colocar pressão na parte de fora dos pés (texto na tela: pés para fora e tornovelos não estão caindo para dentro).

0:49 - E é por isso que na minha opinião, quanto mais fechado a base, mais você pode apontar os pés para fora, mas o quanto mais aberta a base fica, mais você precisa focar em manter os pés apontando para frente (e ele mostra a base para agachamento olímpico e híbrido que ele usa). Isso porque em um agachamento com base aberta, você já é forcado em usar os seus adutores e você deve manter rotação externa, agora se você apontar eles para fora, fica muito difícil de colocar pressão na parte de fora dos pés se você tiver uma base aberta, e você vai estar em uma posição fraca e é por isso que os joelhos 'caem' para dentro, já que você tende a usar o quadríceps.

1:19 - É por isso que você pode ver no meu tutorial de agachamento híbrido meus pés estão apontando para frente, e eu quero deixar claro que não é apenas uma questão de mobilidade, porque normalmente você tem mobilidade suficiente para agachar com base aberta e pés apontando para fora, mas assim que a carga começa a ficar pesada o suficiente, os joelhos começam a entrar, porque lembre-se, não é questão de apenas ser flexível em uma posição, o que importa é ser forte naquela posição.

1:45 - Eu também gostaria de dizer que se você tentar um agachamento com base mais fechada, apontar os pés para frente e jogar os joelhos o máximo para fora, o que vai acontecer é que você vai gerar mais torque no quadril, mas também vai jogar mais pressão nos joelhos e quadril porque agora você não está propriamente alinhado e está botando pressão demais na parte de fora dos pés.

2:02 - A chave é ter uma distribuição de forças iguais ao longo de todo o pé sem exagerar para nenhum lado, você não quer que os joelhos entrem e nem colocar pressão demais na parte de fora. E eu gostaria de deixar claro que isso são apenas princípios gerais que eu estou discutindo, e esse vídeo é apenas sobre manter alinhamento adequado, e isso quer dizer que não existe um grau exato para fazer isso. Eu vejo as pessoas me perguntando isso, como no vídeo sobre manter o quadril alto no levantamento terra, eu não estava dizendo o quanto você deve manter eles alto e nem que deveria, eu estava apenas dizendo que se o quadril subir, então use essa posição, e para esse vídeo, se os seus joelhos estão caindo para dentro, então você deveria apontar os pés mais para frente ou fechar mais a base.

2:45 - Se você se sente mais confortável com os pés apontando para fora e os joelhos não apontam para dentro, as chances são de que você seja forte nessa posição e você tem mobilidade suficiente para fazer isso, e não há nenhuma razão para evitar isso. Mesmo com esses princípios gerais, há exceções, como alguns levantadores olímpicos chineses intencionalmente deixam os joelhos entrarem para gerar força na parte mais profunda do agachamento, e apesar de eu não recomendar isso para você, a verdade é que há diferentes formas de fazer as coisas e algumas pessoas são mais confortáveis fazendo métodos não convencionais.

3:15 - Outro ponto é que alguns levantadores olímpicos são mais confortáveis apontando os pés para frente e tendo uma base fechada e nem ao menos jogando os joelhos para fora, tendo uma posição bem parecida com leg press e isso está tudo bem para levantamento olímpico, e talvez funcione para você caso você tenha mobilidade nos tornozelos suficiente, no entanto para powerlifters eu não recomendaria isso (texto na tela: eu também não recomendo para treinamentos de força em geral) porque os joelhos estão tanto para frente que seria difícil bater paralelo, mas o ponto é que isso é uma opção, é uma forma que você pode utilizar e você pode ter sucesso, então não se perca na ideia de que existe apenas uma forma de fazer as coisas ou que existe um ângulo especial que os pés devem apontar.

3:53 - Isso não é verdade. Quando você chega nos pontos específicos, todo mundo tem graus diferentes de mobilidade, proporções, forças e fraquezas, então você não pode definir tudo baseado em uma única regra.

show, eu fazia com a base mais aberta e com os pés virados para fora, meu joelho entrava para dentro as vezes e é difícil controlar isso.

Postado

show, eu fazia com a base mais aberta e com os pés virados para fora, meu joelho entrava para dentro as vezes e é difícil controlar isso.

é só você empurrar eles pra fora, fazendo força como se seus pé fossem deslizar para os lados, mas sem deixar ele se moverem.

Postado

Esse video vale ouro. Valeu Aless.

É realmente muito bom, já o conhecia e, inclusive, apliquei várias dicas para melhorar minha técnica no agachamento.

Se mesmo aplicando as técnicas, não melhorar, provavelmente é um problema de encurtamento dos isquiotibiais, iliopsoas e a própria lombar (eu tenho e que esse tipo de encurtamento muscular acomete a maioria das pessoas que trabalha sentada).

Aí só com mobilizações para corrigir.

RDL high reps melhorou muito meus encurtamentos kkkkkkkk

Postado

0:19 - Outro problema comum é quando a pessoa exagera o uso do quadril e começa utilizando eles, o que leva a uma posição estranha na parte de baixo e leva ao arredondamento da lombar.

0:31 - Agora vamos dar uma olhada nos três passos básicos para agachar com forma perfeita. O texto na tela diz:

3 passos para a forma perfeita:

1) Costas firmes

2) Comece pelos joelhos

3) Abra o quadril

galera antes eu começava o agachamento "empinando a bunda" e segui a dica dele hoje e comecei pelo joelho, melhorou o conforto da lombar porém o joelho foi um pouco mais a frente do pé, dai pulou uma instrutora do além pra botar 1001 defeitos e eu fiquei com um pouco de receio..

o joelho ficou aprox 10cm na frente do dedão, to fazendo merda?

• Supermoderador
Postado

galera antes eu começava o agachamento "empinando a bunda" e segui a dica dele hoje e comecei pelo joelho, melhorou o conforto da lombar porém o joelho foi um pouco mais a frente do pé, dai pulou uma instrutora do além pra botar 1001 defeitos e eu fiquei com um pouco de receio..

a barra desceu na vertical? Se desceu você muito provavelmente fez corretamente. Não tem problema os joelhos passarem da ponta dos pés.

Postado (editado)

não tem problema o seu joelho passar da ponta do pé.... desde que sua cadeia posterior esteja ativada. se ainda não tem experiência pra ter certeza de quando ela está ou não, melhor correr o risco de exagerar pro lado de empinar a bunda do que pro lado do joelho.

quanto a esse desconforto da lombar, pode ser que ela esteja mais fraca que o resto, ou que você não esteja contraindo adequadamente o abdomen pra compensar a contração da lombar, entrando em uma postura lesiva de hiperlordose.

Editado por Reinaldo.Gomes
Postado

a barra desceu na vertical? Se desceu você muito provavelmente fez corretamente. Não tem problema os joelhos passarem da ponta dos pés.

sim, as vezes me da a impressão de que vou um pouco pra frente quando dá uma travada na subida, acredito que seja só impressão por ficar de frente ao espelho e ver a parte superior do corpo subindo lentamente, de qualquer forma vou pedir pra alguém prestar atenção nas minhas execuções no prox treino

"Jogou os joelhos p/ fora"?

sim

não tem problema o seu joelho passar da ponta do pé.... desde que sua cadeia posterior esteja ativada. se não ainda tem experiência pra ter certeza de quando ela está ou não, melhor correr o risco de exagerar pro lado de empinar a bunda do que pro lado do joelho.

quanto a esse desconforto da lombar, pode ser que ela esteja mais fraca que o resto, ou que você não esteja contraindo adequadamente o abdomen pra compensar a contração da lombar, entrando em uma postura lesiva de hiperlordose.

me expressei errado em relação a lombar, começar empinando a bunda me parece ser um movimento mais forçado pq prende um pouco o movimento do joelho no início do movimento, posso estar errado mas começar pelo joelho me pareceu algo mais natural.

aproveitando o q vc disse, a contração do abdomem deve ser forçada até que ponto?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...