Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Agachamento somente ativa posterior quando atinge uma certa angulação do tronco em relação ao fêmur, seja por inclinação do tronco ou por amplitude do movimento, e isso se a lombar estiver contraída. Mas não vejo isso se aplicando na canela.

Claro, é usado como estabilizador o tibial anterior, mas a ponto de ficar doendo? Eu suspeito que isso pode ser evitado ou amenizado com um pouco mais de controle sobre quais músculos estão sendo contraídos, como por exemplo algumas pessoas que sentem o pescoço em alguns exercícios, como agachamento ou levantamento, por fazerem força onde não seria necessário.

Publicidade

Postado

Agachamento somente ativa posterior quando atinge uma certa angulação do tronco em relação ao fêmur, seja por inclinação do tronco ou por amplitude do movimento, e isso se a lombar estiver contraída. Mas não vejo isso se aplicando na canela.

Claro, é usado como estabilizador o tibial anterior, mas a ponto de ficar doendo? Eu suspeito que isso pode ser evitado ou amenizado com um pouco mais de controle sobre quais músculos estão sendo contraídos, como por exemplo algumas pessoas que sentem o pescoço em alguns exercícios, como agachamento ou levantamento, por fazerem força onde não seria necessário.

aquela dor como o MP falou era só por estar fazendo o agachamento com BW, pq o centro de gravidade puxa o corpo pra traz e na tentativa demante a postura igual de quando agacho com peso eu tinha que força o tibial pro corpo nao ir pra traz,

Postado

aquela dor como o MP falou era só por estar fazendo o agachamento com BW, pq o centro de gravidade puxa o corpo pra traz e na tentativa demante a postura igual de quando agacho com peso eu tinha que força o tibial pro corpo nao ir pra traz,

agora fez sentido.

Postado (editado)

Agora não faz mais sentido então rsrsrsrs, porque eu já senti no agachamento com peso quando comecei o 5x5(sim, com atg ao invés de low-bar). Mas não era muito forte, era um leve incômodo.

E achei estranho o mpcosta falar de "agachamento atg e bw não combinam". Gostaria de uma explanação sobre o assunto.

Editado por Visitante
Postado

Hoje em dia, vejo que para caras que não tem objetivo de powerlifting equipado, o melhor agacho é o high-bar(ou híbrido). O "good morning agachando" é pesado, se for para treinar seus posteriores, outros exercícios menos desgastantes(e mais eficientes) podem ser usados. Para os quads, creio que já acham o high-bar melhor, fora que ele movimenta usa mais o seu tornozelo, uma funcionalidade a mais.

De fato, como "redividi" meu treino, agora vou poder incluir RDL (que há tempos tentava acrescentar e não sabia onde) e ainda terei o high, o low e o front. Somente em um dos meus três dias de treino pra pernas (não necessariamente três por semana, às vezes só dá dois e outras só um mesmo) eu praticamente não treino posteriores (low + front), porém nos outros dois terei exercícios para posteriores e ainda pude incluir o high.

Cara, não sei se é a melhor estratégia fazer high e low concomitantemente...nosso corpo meio que vai aprendendo determinada forma de se comportar naquele movimento....vc não acho que seria mais interessante passar um período apenas high? vc pode se machucar com cargas realmente altas se vacilar na hora de começar pelo joelho ou pelo quadril..

Por outro motivo pode até ser, mas não por esse camarada, eu aqueço com peso e é durante o aquecimento que vou "relembrando o movimento correto do que pretendo fazer". E vou devagar. Hoje retomei o high, após quase dois anos sem fazê-lo, com 100kg em anilhas, mais do que em qualquer outra época pré-fórum, mas bem abaixo do low, no qual já tinha alcançado 140. E vou evoluindo aos poucos. E como me convenceu o Candito, mesmo no low devemos "começar" com o joelho, ou pelo menos "começar menos" com o quadril, se é que entendes.

E achei estranho o mpcosta falar de "agachamento atg e bw não combinam". Gostaria de uma explanação sobre o assunto.

Basicamente, o centro de gravidade muda com a barra nas costas. Eu também me desequilibro mais fazendo sem ela.

• Supermoderador
Postado

Hoje eu vou falar sobre uma opinião polêmica, que é a de que iniciantes não deveria usar agachamento na caixa. A primeira razão é que quase sempre que eu vi alguém usar o agachamento na caixa, eles acabam colocando a caixa várias polegadas alta demais, e eu acho que a razão por trás disso é que eles acham que se você usar a caixa na altura dos joelhos, essa é a região onde a ponta do quadril vai estar, mas a verdade é que quando você senta na caixa, o quadril fica bem mais alto que os joelhos.

0:29 (texto na tela: várias polegadas acima da altura apropriada) e isso faz com que as pessoas agachem consistentemente alto demais, e eles acabam aprendendo esse movimento. Alguém disso, as pessoas que promovem o agachamento na caixa são levantadores equipados que estão acostumados a agachar 'alto' em competições também. Então não é um problema com as pessoas que implementam isso, mas com as que ensinam.

0:48 - A segunda razão é que o ângulo dos calcanhares e o curso da barra é impossível de se reproduzir em um agachamento livre. Você não consegue imitar esse movimento quando você não tem a caixa. E isso causa um problema de transferência. Quando você sai da caixa e vai para o peso livre, é muito mais difícil, já que você não consegue sentar tanto para trás, você precisa de mais mobilidade para chegar na parte baixa, e você precisa que os joelhos vão para frente.

1:14 - E o que você acaba vendo é que pessoas que usam a caixa baixa o suficiente para passar do paralelo, quando eles tiram a caixa, eles ainda tem dificuldade de chegar na profundidade certa com peso livre, já que eles estão perdendo equilíbrio por estarem acostumados a sentar tanto para trás.

1:30 - É por isso que na minha opinião a melhor ferramenta para fazer alguém aprender a agachar é usar agachamento com pausa, e a sua tarefa é imitar o agachamento normal, você tem uma tragetória vertical da barra, os joelhos vão para frente, e outra vantagem é que ele aumenta tempo sob tensão. Então agachamento com pausa vai ajudar com a mobilidade, vai ajudar a aprender o movimento e equilíbrio, e também vai desenvolver os mesmos músculos utilizados no agachamento, já que o agachamento na caixa vai usar a cadeia posterior um pouco mais do que o agachamento com peso livre vai usar.

2:03 - Eu não estou dizendo que o agachamento na caixa é inútil para todos atletas desequipados sem exceção, já que existem atletas extremamente fortes que usam a caixa. O ponto é que eles são avançados e eles sabem com implementar essa ferramenta no treinamento deles. Algumas pessoas usam ele para cargas máximas, o que eu pessoalmente recomendaria pin squats, mas você pode fazer dessa forma. Você pode usar ela para focar na cadeia posterior.

2:25 - O que eu quero deixar claro é que o agachamento na caixa não é uma necessidade no treinamento, ele é mais uma ferramenta que levantadores avançados podem usar. E mesmo se você for avançado, pode não ter bons resultados substituindo completamente o agachamento livre com agachamento na caixa. Se você é iniciante, tudo que deve fazer é se preocupar em usar os principais levantamentos para ficar mais forte, aprender a técnica, aprender o movimento e desenvolver a mobilidade para os movimentos.

• Supermoderador
Postado

Hoje vamos aprender o 'pin squat' (agachamento a partir dos pinos, ou 'dead squat' como alguns chamam também)

0:14 - O objetivo do pin squat é conseguir o que se chama de estímulo supra-máximo. Isso quer dizer que você vai trabalhar com cargas que está normalmente acima da sua 1RM. Aqui eu estou usando 535 libras (243Kg). Tenha o máximo de cuidado quando estiver utilizando esse exercício, e use apenas 5-10 libras acima da 1RM.

0:45 - (texto na tela: peito para cima, costas firmes, joelhos para fora) Ajuste os pintos para um agachamento parcial, então garanta que você comece com o peso nos pinos, então você começa de uma posição estática e chegue a uma pausa completa após cada repetição. Isso remove o efeito elástico que naturalmente ocorre na transição entre a fase excêntrica e concêntrica. Removendo isso, você faz o movimento ficar mais difícil, e isso é uma forma excelente de desenvolver força bruta.

1:12 - Faça isso depois do agachamento normal, e faça no máximo 4 séries. Faça com que as séries cheguem apenas a 1 série com carga acima da 1RM. Isso faz parte do treinamento de 6 semanas que eu vou disponibilizar, então você pode esperar o plano para poder implementar ele propriamente.

Pessoal, eu tenho mais 2 vídeos do Candito para traduzir sobre agachamento, esse e esse. Se alguém quiser mais algum, me avise com o link.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...