Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado (editado)

O que é a Escoliose? (Para quem não sabe)

A escoliose é um desvio da coluna vertebral para a esquerda ou direita, resultando em um formato de "S" ou "C". É um desvio da coluna no plano frontal acompanhado de uma rotação e de uma gibosidade (corresponde a uma látero-flexão vertebral).

A escoliose é uma deformidade vertebral de diversas origens. As escolioses de um, ou outro grupo etiológico, podem ter prognósticos muito diferentes, pela distinta progressividade e gravidade de suas curvas. Para melhor entender a definição de uma escoliose, é preciso opô-la à atitude escoliótica:

• Sem gibosidade
  • Sem rotação vertebral

A atitude escoliótica, é diferente da escoliose, e deve-se, em 8 entre 10 casos, a uma desigualdade de comprimento dos membros inferiores, e desaparece com o paciente na posição horizontal.

Bolsas ou mochilas pesadas não causam escoliose, pois não geram sobrecarga assimétrica contínua e intensa.

Certamente muitos de vocês sofrem desta patologia (alguns nem sabem), eu tenho uma escoliose o que me provoca um desnível nos ombros e também na anca.

Para aqueles que sofrem de escoliose, quais os exercícios que evitam fazer para não agravar a lesão?

Existem alternativas ao treinamento tradicional, em termos de posição (de pé, sentado, deitado)?

Eu tento treinar como toda a gente treina, mas fico sempre com bastante receio de estar a agravar ainda mais a "curvatura" da coluna, ficando cada vez mais descompensado nos ombros e mesmo na postura do tronco...

Alguém tem conhecimento de casos idênticos ao meu, se sim que treino fazem, que exercícios evitam?

Editado por lfogs

Publicidade

Visitante usuario_deletado172
Postado

Eu tenho um arquivo que é a compilação de um bocado de artigos do John Christy, um "personal" das antigas.

Um dos artigos dele é este aqui: http://www.hipertrofia.org/forum/topic/58516-como-e-porque-montar-uma-rotina-fullbody-por-john-christy/

Nesse arquivo ele cita casos de pessoas que ele treinou, e uma delas tinha escoliose.

O treinamento foi assim:

A = agachamento, supino, remada c/ halter, inclinação lateral

B = levantamento ombro, encolhimento ombro, rosca martelo (escolhida porque a direita causava dores) e rotação sentado, que não é um exercício de musculação p/ hipertrofia.

C = levantamento terra, supino c/ mãos próximas, crunch c/ pesos.

Como você pode ver, há um certo foco na musculatura dos ombros e das costas, isso porque a escoliose funcional (causada por alterações de ordem "externa", como encurtamento de membros, má postura) pode ser corrigida pelo fortalecimento dos músculos ligados ao movimento da coluna (abdômen e costas).

O terra e a remada cuidam da musculatura das costas, o crunch dá aos abdominais força e da estabilidade à parte da frente do corpo, a inclinação lateral trabalha os oblíquos, o que dá estabilidade à lateral do corpo, e parte das costas que é responsável pelo movimento da coluna. A rotação sentado (sentar e ficar o mais esticado possível -> alguém vem e pressiona o ombro de leve -> faz-se uma resistência contra essa pressão, 15-20 reps) fortalece os pequenos músculos que conectam as vértebras uma as outras.

Ele fala que o rapaz tinha escoliose severa, e que 4 anos e 28kg depois treinando sob consulta pretendia entrar na academia de polícia após a formatura da universidade.

Tudo que eu citei tirei do tal arquivo, vai de você seguir ou não. O tradicional seria, como o Luís Guilherme falou, tentar evitar exercícios que pesem nas costas, porque de fato com certeza a escoliose vai piorar se forem mal feitos.

Mas começando com carga baixa e tendo paciência, porque não melhoria com o tempo?

Tenho escoliose também e pretendo fundamentar meu fb nesse treino.

Abraço.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...